Terça-feira, 20 de outubro de 2015 - 05h01
As eleições da OAB
A mobilização geral da classe dos advogados turbina a eleição da OAB-RO e já são três chapas inscritas. A primeira é chapa branca, defendendo a continuidade, liderada pelo atual presidente Andrey Cavalcanti. A segunda composição tem na cabeça o advogado Loura Neto, ditando o tom na oposição, a exemplo da terceira chapa encabeçada pelo combativo petista Ernandes Segismundo.
Evidencia-se uma eleição muito disputada pela importância da entidade em Rondônia. Acredita-se por aqui que o status do cargo de presidente da seccional é semelhante à de um secretário de estado ou um deputado federal.
A oposição tem descido a lenha no favorito Andrey Cavalcanti para emparelhar a competição, mas a divisão de forças dos contras a gestão atual favorece o atual comando. Com três chapas sendo duas oposicionistas, as coisas estão sob medida para a formação situacionista levar a melhor. Temos poucos dias para uma virada já que a eleição é no início de novembro.
A convenção
O senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT participou da convenção estadual do PMDB no sábado quando foi eleita a nova comissão executiva do partido que terá mandato até 2018. A presidência ficou com Valdir Raupp e a vice-presidência com o ex-prefeito Tomás Correia. Em pronunciamento, Acir destacou a importância da aliança com o PMDB ”que vem dando certo”.
As paliçadas
Por falar em PMDB, o partido prepara candidaturas fortes as prefeituras nos principais pólos regionais do estado A estratégia é um verdadeiro desafio, já que os favoritos são Mariana Carvalho (em Porto Velho), Adelino Folador (em Ariquemes), Jesualdo Pires (em Ji-Paraná) e Glauciony Rodrigues (Cacoal).
A soberania
Dos cinco maiores colégios eleitorais do estado, o PMDB tem as melhores chances em Vilhena, com o clã Donadon favorecido pela onda de corrupção tomada na administração Zé Rover (PP). Em alguns centros menores, como Jaru, o PMDB também pode voltar ao poder com o clã dos Muletas, em face da desastrosa gestão da petista Sônia Cordeiro.
Eleições municipais
As primeiras avaliações sobre as eleições municipais do ano que vem em Rondônia dão conta também de uma queda política significativa do cassolismo e dos petistas ocasionando possíveis mudanças no equilíbrio de forças, para as eleições de 2018 quando será escolhido o sucessor do governador Confúcio Moura e renovadas duas vagas ao Senado.
A ressurreição
O empresário Zequinha Araújo (PMDB), que já foi um o vereador e um dos deputados estaduais mais votados de Rondônia naufragou pesadamente no pleito do ano passado e agora tentará a ressurreição na disputa de uma das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Sua fundação já trabalha forte no atendimento social.
Via Direta
*** As pequenas lojas de construção e serralherias instaladas nos bairros de Porto Velho estão berrando *** A crise na construção civil chega também às pequenas reformas tão comuns na época das vacas gordas *** Já nas primeiras chuvas, o bairro Porto Cristo sofreu alagações *** Lá e as redondezas foram alvo de invasões e por isto não receberam obras de drenagem da prefeitura da capital.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri