Terça-feira, 20 de outubro de 2015 - 05h01
As eleições da OAB
A mobilização geral da classe dos advogados turbina a eleição da OAB-RO e já são três chapas inscritas. A primeira é chapa branca, defendendo a continuidade, liderada pelo atual presidente Andrey Cavalcanti. A segunda composição tem na cabeça o advogado Loura Neto, ditando o tom na oposição, a exemplo da terceira chapa encabeçada pelo combativo petista Ernandes Segismundo.
Evidencia-se uma eleição muito disputada pela importância da entidade em Rondônia. Acredita-se por aqui que o status do cargo de presidente da seccional é semelhante à de um secretário de estado ou um deputado federal.
A oposição tem descido a lenha no favorito Andrey Cavalcanti para emparelhar a competição, mas a divisão de forças dos contras a gestão atual favorece o atual comando. Com três chapas sendo duas oposicionistas, as coisas estão sob medida para a formação situacionista levar a melhor. Temos poucos dias para uma virada já que a eleição é no início de novembro.
A convenção
O senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT participou da convenção estadual do PMDB no sábado quando foi eleita a nova comissão executiva do partido que terá mandato até 2018. A presidência ficou com Valdir Raupp e a vice-presidência com o ex-prefeito Tomás Correia. Em pronunciamento, Acir destacou a importância da aliança com o PMDB ”que vem dando certo”.
As paliçadas
Por falar em PMDB, o partido prepara candidaturas fortes as prefeituras nos principais pólos regionais do estado A estratégia é um verdadeiro desafio, já que os favoritos são Mariana Carvalho (em Porto Velho), Adelino Folador (em Ariquemes), Jesualdo Pires (em Ji-Paraná) e Glauciony Rodrigues (Cacoal).
A soberania
Dos cinco maiores colégios eleitorais do estado, o PMDB tem as melhores chances em Vilhena, com o clã Donadon favorecido pela onda de corrupção tomada na administração Zé Rover (PP). Em alguns centros menores, como Jaru, o PMDB também pode voltar ao poder com o clã dos Muletas, em face da desastrosa gestão da petista Sônia Cordeiro.
Eleições municipais
As primeiras avaliações sobre as eleições municipais do ano que vem em Rondônia dão conta também de uma queda política significativa do cassolismo e dos petistas ocasionando possíveis mudanças no equilíbrio de forças, para as eleições de 2018 quando será escolhido o sucessor do governador Confúcio Moura e renovadas duas vagas ao Senado.
A ressurreição
O empresário Zequinha Araújo (PMDB), que já foi um o vereador e um dos deputados estaduais mais votados de Rondônia naufragou pesadamente no pleito do ano passado e agora tentará a ressurreição na disputa de uma das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Sua fundação já trabalha forte no atendimento social.
Via Direta
*** As pequenas lojas de construção e serralherias instaladas nos bairros de Porto Velho estão berrando *** A crise na construção civil chega também às pequenas reformas tão comuns na época das vacas gordas *** Já nas primeiras chuvas, o bairro Porto Cristo sofreu alagações *** Lá e as redondezas foram alvo de invasões e por isto não receberam obras de drenagem da prefeitura da capital.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu