Sábado, 17 de outubro de 2015 - 00h05
A CPI das terras
A Câmara de Vereadores de Porto Velho, depois de algumas audiências discutindo a questão fundiária e a situação de penúria dos sem tetos, resolveu instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a titulação das terras no entorno da capital. Conforme o vereador Everaldo Fogaça, existem antecedentes de esquemas desvendados no passado e até prisão de servidores envolvidos em falcatruas nos processos fundiários.
De fato, não é de hoje que o município de Porto Velho é vitima de casos de arrepiar em especulação. Nos anos 80, para fazer frente às necessidades de moradia, o então prefeito José Guedes se viu obrigado a criar bairros distantes do centro da cidade na época – casos do Tancredo, JK, Mariana etc – já que grupos de especuladores tinham se apoderado por meios escusos das terras mais próximas que foram transformados em loteamentos,
Tudo a ver com a situação atual, quando o prefeito Mauro Nazif não consegue encontrar áreas disponíveis para atender os mais necessitados, tamanha a voracidade dos especuladores. É preciso investigar a situação.
A indicação
Com dois possíveis pré-candidatos a prefeitura de Porto Velho, que são o secretário de Saúde Williames Pimentel e o deputado federal Lindomar Garçon, a escolha acabará ocorrendo somente nas convenções de julho do ano que vem. Garçon é considerado no partido uma liderança consolidada, Pimentel um nome novo, em condições de surpreender.
Boi voa
Achei curiosa a explicação para tantas garagens de venda de carros usados e um recente recorde de implantação de postos de gasolina em Porto Velho por alguns amigos empresários. “Em Rondônia, boi voa”, garantem. Será que eles querem dizer que existe lavagem de dinheiro nas atividades? Pelo menos no caso de garagens já teve episódios desvendados em Campo Grande e Porto Velho.
Eleições 2016
A um ano das eleições municipais e o cenário político continua nublado em Porto Velho. As candidaturas lançadas até agora não entusiasmaram ninguém e o que mais se vê são balões de ensaio. Conversei com dirigentes partidários durante a semana e eles avaliaram que o processo só tende a avançar em julho por causa do adiamento do prazo de filiações.
El Niño
O fenômeno El Nino que elevou a temperatura de Rondônia em pelo menos dois graus com relação ao ano passado faz das suas em 2015 com tempestades e enchentes em Porto Alegre, no extremo sul do País e já projeta uma seca severa no Amazonas, na região Norte. Nos últimos dias o Rio Negro vem baixando rapidamente em Manaus indicando uma baita estiagem.
Ajuda mesmo?
Por falar em desastres naturais no País, todo mundo lembra-se dos prejuízos sofridos em vários estados nos últimos anos e a ajuda prometida pelo governo federal as famílias atingidas por enchentes e desmoronamentos. Agora foi a vez de Porto Alegre receber uma chuva de promessas de ajuda de aportes financeiros. Infelizmente logo os gaúchos vão descobrir que é tudo papo furado, como aconteceu com Porto Velho, SC, ES, RJ etc.
Via Direta
*** Na agenda política, hoje é dia de convenção do PMDB em Ji-Paraná ***O partido começa a tratar desde já da costura de alianças e da formação de nominatas de candidatos para as eleições do ano que vem *** Os consumidores estão chiando contra as elevadas contas de energia em Porto Velho para vencimento em novembro *** Acredita-se que o período de chuvas será um bom teste para a ampliação do sistema de drenagem na capital.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri