Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cara de candidato


A difícil universalização

O Brasil esta cada vez mais distante da propalada universalização de água e esgoto prometida pelos governos petistas, tutelados pelo PMDB. A crise no municipalismo distancia o País das metas estabelecidas e muitas cidades sequer tem técnicos para elaborar seus projetos de saneamento básico piorando as coisas.

O Plano Nacional de Saneamento Básico é mais um dos fracassos da União, como também os planos de segurança pública, combate as drogas etc, etc. A nova previsão brasileira é que todos os municípios alcancem a universalização de água e esgoto em 2033.

No entanto, considerando os investimentos atuais das esferas federais, estaduais e municipais no setor, a coisa pode durar até 60 anos. A falta de recursos é o grande entrave do avanço das obras que exigem recursos na ordem de R$ 500 bilhões para alcançar as metas anunciadas.

Com menos de 50 por cento dos municípios fazendo a coleta de esgoto e somente 38 por cento efetuando o tratamento dos resíduos, temos muito trabalho pela frente. Em Rondônia é pior: temos patamares terceiro mundistas.


Janela garante

A criação de uma janela de 30 dias para os políticos com mandatos trocar de partido, pode resolver o problema daqueles que não tem maioria em suas legendas para garantir seus nomes homologados para as eleições municipais nas convenções de julho de 2016. Em Porto Velho, sendo candidato, Ribamar Araujo (PT) seria um beneficiado. Odacir Soares, no PP – é suplente de senador, seria outro caso.
 

Agenda cheia

Cara de candidato - Gente de Opinião

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cumpriu agenda cheia no final de semana no estado. Além de inauguração na capital, o pedetista participou de reuniões em Ji-Paraná, Rolim de Moura, São Miguel e Guajará Mirim, retornando ontem a Brasília. Chamou atenção do senador a questão fundiária na região de Machadinho, onde existem conflitos. “É preciso agilizar o programa Terra Legal”, reclamou.


 

Cara de candidato

Gente de Opinião

O secretário de Saúde Willians “Nero” Pimentel, que pretende ser candidato a prefeito pelo PMDB, mandou recado ao PDT dizendo que não esta disputando o cargo de vice para o prefeito Mauro Nazif. Ele quer mesmo é disputar o Paço Tancredo Neves, a titularidade. Para tanto começa a aparecer mais em programas de rádio e televisão. Ele é afilhado político do senador Valdir Raupp.



 

Coisa de louco!

Prefeito reeleito em Rondônia tem sido o caminho mais rápido para o despenhadeiro político. As últimas reeleições só têm dado para cabeça: Carlinhos Camurça, Roberto Sobrinho, Alex Testoni, Padreco Franco, Amorins, Donadons, Muletas, Rover e tantos outros exemplos que na segunda gestão se ferraram. O único prefeito reeleito que se deu bem foi Confúcio em Ariquemes.



 

Relações perigosas

Cara de candidato - Gente de OpiniãoAo me posicionar contrário ao caso da Caerd contratar 60 presidiários para serviços de ligações e cortes de água na capital,  posso deixar parecer que seja contrário aos programas de reinserção dos detentos. No entanto sou favorável ao programa, mas desde que haja critérios justos, e que não ocorra privilégios para capangas e apadrinhados de políticos como já ocorreu no passado. Vai daí...


 

Via Direta

*** Prosseguem hoje os despejos no acampamento Dilma Rousseff. Muita gente ainda vai para a rua da amargura *** O advogado Ernandes Segismundo lidera a oposição na peleja da OAB-RO e vai enfrentar a máquina de Andrey Cavalcante *** Com a gestão atual contando com ampla maioria na Câmara de Vereadores, o novo pedido de impeachment do prefeito Mauro Nazif (PSB) tende a se esvaziar rapidinho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)