Terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 05h01
A espera da decisão
Cassado pelo TRE e governando com liminar, que pode ser cassada a qualquer momento, o governador de Rondônia Confúcio Moura (PMDB) aguarda para amanhã decisão do TSE com relação ao seu mandato. Seria uma situação incomoda para qualquer governante se o atual governo não estivesse pagando o funcionamento em dia e se o estado estivesse paralisado.
Confúcio continua com bom índice de aprovação e na capital, onde poderia ser mais apupado pela população, ele vem se reconciliando com seu eleitorado passo a passo, fomentando apoios a iniciativas bem sucedidas como foi a Portoagro. Ao contrário da presidente Dilma e de alguns prefeitos impopulares ele não tem o que temer em público. Não é hostilizado.
Além de tantas ações positivas, Confúcio tem garantido boas taxas de crescimento no estado. O PIB rondoniense, desde que assumiu tem sido muito mais elevado do que o do Brasil. O Agronegócio pulsa forte e Rondônia não sentiu tanto a cheia histórica garantindo a reconstrução das regiões afetadas – mesmo em alguns casos precariamente – com seus próprios recursos.
Contagem regressiva
Já correndo a contagem regressiva, o prazo de filiações para aqueles que pretendem disputar cargos eletivos nas eleições de 2016 se encerra nesta sexta-feira. Os partidos trabalharam forte na campanha de filiações, mas alguns mostram resultados abaixo das expectativas, principalmente na captação de possíveis candidatos a vereador. Afinal, agora são 34 partidos registrados na justiça eleitoral.
A conferência
Depois de promover encontros regionais no interior e lançar alguns pré-candidatos a prefeito, como ocorreu em Pimenta Bueno, o PC do B realiza no sábado, dia 3, Conferencia Estadual, em Porto Velho, na Câmara de Vereadores, para fazer um balanço das novas adesões e começar montar chapas de candidaturas para a eleição do ano que vem. O cacique vermelhinho Francisco Pantera prevê crescimento da legenda.
Enfim, a sensatez
Partiu do articulista Osmar Silva uma solução sensata para resolver o problema dos búfalos no Vale do Guaporé. Ao invés de promover um holocausto como propõe o governo, ele sugere doar os bichos para os pequenos agricultores. Produzem leite de boa qualidade, ajudam nas tarefas rurais e são domesticáveis. Valeu. Tem vida inteligente no governo. É só aproveitar melhor. Julio Olívar, por exemplo, defendia a matança em safáris.
Ranking do emprego
Mesmo com uma situação ainda difícil na saúde, educação, mobilidade urbana e em tantos outros quesitos, Porto Velho saiu da lista dos 20 municípios que mais causaram desemprego no país em 2015. O bicho já esta pegando até em Manaus, a grande metrópole da região e chegando a Altamira que tinha sido uma das campeãs de emprego nos últimos anos com a Usina de Belo monte.
Mais greve
Finalmente a greve no INSS esta acabando. Mas vem outra de lascar: foi anunciada para o próximo dia 6 de outubro a paralisação dos bancários. O brasileiro já não tem mais paz com tantas paradas. Em Porto Velho, além de greves seguidas temos enfrentado manifestações de rua, cobrando drenagem e pavimentação das ruas nos bairros periféricos principalmente das zonas Leste e Sul, as mais populosas.
Via Direta
*** A revoada petista aumenta em todo País. Só no Congresso nacional estima-se que serão três senadores e dez deputados federais pulando fora do barco*** È a bancada que mais encolheu na temporada *** Na Assembléia Legislativa de Rondônia a peleja entre o sindicato dos servidores-Sindler e o presidente Maurão pegou fogo *** PT e PSOL estão perdendo quadros para o novo partido, a Rede, de Marina Silva.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri