Sexta-feira, 7 de agosto de 2015 - 05h17
Navegabilidade e logística
Para garantir a navegabilidade do Rio Madeira cada vez mais ameaçado pelos desmoronamentos dos seus barrancos com o fenômeno terras caídas e o assoreamento causado pelas usinas hidrelétricas, um acordo de cooperação entre o 9º Distrito Naval da Marinha e o Dnit foi firmado para desenvolver num prazo de cinco anos a sinalização da hidrovia que liga Porto Velho a Manaus. A medida também vai melhorar a logística na região amazônica.
A hidrovia do Madeira, conforme o Portal Amazônia, é a segunda maior do Brasil em termos de toneladas transportadas por quilometro útil, com grande aumento de carga a cada ano. O Rio Madeira pertence à Bacia do Rio Amazonas que banha os estados de Rondônia e Amazonas, sendo o 17º maior do mundo em extensão. Entre os benefícios trazidos pela sinalização náutica esta a sua utilização como via de exportações para a Europa economizando os custos dos transportes de grãos, carne e outros produtos. Outra medida, de grande importância, ainda esperada, é a dragagem do rio cujo assoreamento aumentou muito com a enchente histórica de 2014.
Eleições 2016
cenário começa a ganhar algumas definições quanto à sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB) em Porto Velho. Circulou ontem a informação de que o deputado estadual Ribamar Araujo deixará o PT – já tem vários convites para a troca – para disputar a prefeitura da capital. Ribamar é um nome consistente, pitoco e de credibilidade. Merece, por conseguinte, uma oportunidade.
Périplo na imprensa
Durante a semana o prefeito Mauro Nazif (PSB) fez um verdadeiro périplo pela imprensa para anunciar 100 frentes de trabalho pela cidade e defender sua administração dos ataques oposicionistas. Os principais programas de rádio e televisão foram visitados, como fazia o ex-prefeito Roberto Sobrinho, quando o sapato apertava. A lábia é boa.
Troca de comando
Diante das dificuldades com a justiça, já que esta cassado e com a guilhotina no pescoço, o senador Ivo Cassol presidente estadual do PP, pode trocar de comando do partido. Sendo assim, caberá a advogada Jaqueline Cassol a organização da legenda e traçar a política de alianças para as eleições do ano que vem. Ela começa na próxima semana as visitações Rondônia afora.
A maior chacina
Foi há 20 anos que aconteceu a maior chacina de colonos e posseiros de Rondônia, e uma das maiores do Brasil. Neste domingo dia 9, as entidades ligadas aos sem terra vão lembrar da grande tragédia de Corumbiara. Durante a semana o deputado Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) registrou o acontecimento que deixou marcas até hoje no estado.
Licença médica
Para tratamento médico, o secretário de Obras da Prefeitura de Porto Velho Gilson Nazif ficará fora durante seis meses do cargo desfalcando o Palácio Tancredo Neves, já que é peça considerada fundamental na gestão dos árabes. Especula-se que Gilson ganhará algumas pontes de safena o que hoje em dia esta corriqueiro com tanta vida agitada. Auguram-se melhoras e pronto restabelecimento.
Via Direta
***A Zona da Mata comemora a restauração da rodovia 489 ligando São Felipe a Parecis, reivindicação do deputado Só na Bença (PMDB) ***Escândalo da merenda escolar, prestes a estourar: foi constatado superfaturamento na aquisição de produtos da agricultura familiar em alguns municípios *** Mais do que coerente a recomendação do MPF para TRE voltar a sua sede original já que o prédio é recuperável. Já passou da hora.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu