Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 07/10/15


A revitalização

Além de adensar mais a cidade, para reduzir os custos de equipamentos na sua infra-estruturara, preservar os fundos de vale, projetar melhorias na mobilidade urbana, os serviços de transportes coletivos e a coleta de lixo, Porto Velho se vê pela frente de um problema que já ocorre em grandes centros: o estado de abandono do seu centro histórico.

Neste momento em que a prefeitura começa as audiências públicas para orientar a atualização do seu Plano Diretor, nada mais importante lembrar desta situação que tem gerado graves prejuízos. À noite, monumentos históricos e religiosos como o Paço Tancredo Neves, a catedral, o Palácio Presidente Vargas (que virou museu) a sede da Unir e a Praça da Estrada Madeira Mamoré estão abandonados e transformados em abrigo de noiados zumbis e vândalos, delinqüentes etc. Falta segurança para preservar nosso centro histórico. Constantemente das avenidas Sete de Setembro, Carlos Gomes e cercanias tem suas lojas saqueadas


Nomes lançados

Com o deputado estadual Leo Moraes (PTB) lançado no final de semana, já temos pelo menos quatro pré-candidatos declarados à prefeitura de Porto Velho. O ex-senador Odacir Soares (PP), o empresário Edgar do Boi (PSDC) confirmam que vão entrar na peleja e o deputado federal Lindomar Garçom (PMDB) já corre trecho. 

As pesquisas

Tem pesquisa já andando na capital sobre as eleições municipais do ano que vem, mas sem alguns nomes considerados candidatos de ponta como a deputada Mariana Carvalho (PSDB), o deputado Lindomar Garçom (PMDB) e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). Seria interessante incluir ainda os nomes em crescente como Adélio Barafaldi (DEM) e Aluízio Vidal (Rede)

Tigres no capão

Desde o inicio da sua primeira gestão que o governador Confúcio Moura se queixa de fogo amigo. É o resultado de botar tantos tigres num mesmo capão, num governo de coalizão como é o caso da gestão estadual. Num secretariado de forças tão heterogêneas, tem secretário ferrando secretário, adjunto botando quente em adjunto e por aí a banda toca.

Os transtornos

É um final de ano de transtornos. Além dos apagões, já tivemos greve do INSS, já estamos penando com a paralisação dos bancários e não bastasse, a greve no sistema de transportes coletivos que promete se arrastar. Urge solução para os impasses e o caso mais urgente é dos coletivos já que prejudica quase 200 mil usuários.

A BR 319

A partir de recente audiência pública, as Assembléias Legislativas de Rondônia e do Amazonas se uniram pela conclusão e liberação da rodovia 319 que liga Porto Velho à Manaus. Além do corte de recursos no orçamento da União a obra esta ameaçada por entraves ambientais.  Mesmo assim, em caráter precário a ligação já esta funcionando.

Via Direta

*** A dragagem e a sinalização do Rio Madeira mais uma vez só ficou na conversa. Até agora não fizeram nadica de nada ***A criminalidade estourou de vez: os assaltos e arrombamentos se tornaram uma rotina na capital *** E nas regiões de cidades pólos rondonienses –  casos de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes - além da criminalidade urbana tem roubo de gado no campo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)