Quarta-feira, 15 de julho de 2015 - 06h22
As alterações na CPI
Depois de trabalhos exaustivos e um relatório incisivo, a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que investiga as razões da violência contra jovens negros e pobres, resolveu promover algumas alterações no texto final que será votado no decorrer desta semana.
O documento inicial apresentado pela deputada Rosangela Gomes (PRTB-RJ) destacou números do Mapa da Violência do ano passado para afirmar que jovens negros são vitimas de racismo institucional e de genocídios. Os negros correspondem a 71 por cento dos mortos por homicídios em 2011.
O levantamento gerou polemica. Alguns deputados não aceitam que no relatório conste a existência de genocídio, como reclamou o parlamentar Edson Mauro (PSD-PA) que chegou a garantir que o brasileiro não é racista.
Alguma mudança será feita, já que a constatação envolvendo as mortes dos jovens negros também esta relacionada à desagregação familiar, a falta de políticas públicas e o envolvimento com crimes e drogas. Ou seja, as mesmas causas que também esta matando jovens brancos, mulatos, etc, etc.
As discussões seguem hoje e amanhã até a votação final do relatório.
Plano de evacuação
È no mínimo uma medida de prudência, a cobrança junto às usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio de um plano de evacuação em Porto Velho para casos de acidentes nas barragens. A possibilidade assusta a bairros populosos as margens do Rio Madeira. Por isto, tanto a defesa civil, como o IBAMA e o Ministério Público estão fazendo o seu papel.
Linha de ataque
Os indícios dando conta que a médica e deputada federal Mariana Carvalho entrou na corrida sucessória do prefeito Mauro Nazif (PSB) já fazem os adversários se mexer para ver o que cola na tucana. Um marqueteiro disse que vai bater em duas frentes: que ela é muito jovem e inexperiente, mas a coisa vai ferver para o pai da candidata Aparício Carvalho, hoje tutelando o Instituto de Pesquisas do PSDB.
Audiências públicas
Técnicos do governo do estado tocam audiências públicas pelo estado para formatar o Plano Plurianual, enquanto que o setor de planejamento da prefeitura de Porto Velho realiza reuniões para discutir a mobilidade urbana e a modernização dos centros comerciais das avenidas Carlos Gomes e Nações Unidas. Com isto espera-se menos lambanças de nossos governantes lambões.
Banho de sangue
A capital de Rondônia teve mais um final de semana sangrento, como registrou as páginas deste Diário, na sua edição de terça-feira. A violência anda a solta também no interior. No Vale do Jamari, região polarizada por Ariquemes a situação também é aflitiva. Além da criminalidade urbana existem muitas vítimas em confrontos pela disputa de terras.
Festival de sexo
Com a crise e os elevados preços nos motéis, casas desocupadas e terrenos baldios foram transformados em locais para prática de sexo em Porto Velho. Garotas de programa e travestis que fazem o “trottoir” nas noites e madrugadas acham esta é a melhor forma de não perder o “faturamento” é aceitando as rapidinhas em locais desabitados. E haja promiscuidade.
Via Direta
*** O vazamento que ocorreu na Usina de Jirau causou terror em Porto Velho no final de semana *** Muita gente dos bairros que margeiam o Rio Madeira, temia uma tragédia, mas tudo não passou de uma marolinha *** Trocando de saco para mala: O pagamento do décimo terceiro vai agitar o comércio a partir de agora, na capital. Os lojistas já estavam berrando *** Mesmo em recesso, deputados e vereadores estão mostrando serviço...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri