Terça-feira, 18 de agosto de 2015 - 05h10
A impugnação de pesquisas
Finalmente estão emergindo do Congresso Nacional algumas medidas para punir os institutos de pesquisas faltosos. Em Rondônia, nos últimos 30 anos empresas de sondagens eleitorais pintaram e bordaram divulgando resultados absurdos, geralmente a favor dos políticos poderosos e inescrupulosos, ou para aqueles que estão no poder e com a máquina na mão.
Na semana passada foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, projeto que inclui na Lei das Eleições, a possibilidade de o Ministério Público Eleitoral, os candidatos e os partidos ou coligações impugnarem o registro ou a divulgação de pesquisa eleitoral.
De autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), a proposta regulamenta a impugnação de pesquisas eleitorais tem como objetivo evitar que em cima da hora institutos de “fundo de quintal” sejam contratados para influenciar os votos dos eleitores em município do interior. O projeto tramita em regime de prioridade e ainda será submetido a plenário.
Nossos prefeitos
Os prefeitos Jesualdo Pires (Ji-Paraná), Alex Testoni (Ouro Preto do Oeste), César Cassol (Rolim de Moura) e Zé Rover (Vilhena) iniciaram suas gestões em 2014 com pinta de um futuro radioso na política rondoniense. Mas Testoni foi preso e afastado do cargo – esta voltando agora sob protestos da população – Cesar Cassol renunciou e Zé Rover esta envolvido até o talo em corrupção em Vilhena.
Só Jesualdo
Dos prefeitos que abriram 2015 em cotação alta, apenas Jesualdo Pires (PSB) que já tinha exercido mandato de deputado estadual com eficiência se manteve em alta. O municipalismo esta sepultando muitas lideranças políticas no estado. Na capital até hoje Tomás Correia, José Guedes e Carlinhos Camurça não conseguiram se reabilitar. Roberto Sobrinho vai tentar dar a volta por cima em 2016.
Como fica?
Com o PMDB se definindo por uma candidatura própria a prefeitura de Porto Velho como ficará a parceria do governador Confúcio Moura com o prefeito Mauro Nazif? Afinal, o governo do estado trabalha como se Nazif fosse o seu candidato ao Palácio Tancredo Neves, asfaltando e encascalhando e botando todo seu maquinário à disposição do alcaide e não mostra disposição em mudar esta situação.
Dos protestos
Se viu de tudo nos protestos de domingo a tarde neste Brasil varonil, desde um boneco gigante de Lula presidiário em Brasília a pedidos pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff, pela volta da monarquia, do militarismo etc, etc. Em Porto Velho, onde o segmento gay – e também dos evangélicos - levam grandes multidões as ruas, a manifestação popular foi abaixo das expectativas.
As barbaridades
O ano tem sido pródigo em obras faraônicas pelo Brasil afora. No sertão cearense, mais precisamente em Alto Santo, emergiu o estádio Coliseu do Sertão, numa cidade carente de água, esgoto, saúde e educação. Em Campo Grande, um aquário gigantesco, como se isto fosse prioridade, aonde se vivencia carências de infra-estrutura e de demandas sociais. É o fruto da escolha de políticos demagogos para as prefeituras.
Via Direta
*** Esta aberta a troca-troca de partidos para as eleições municipais do ano que vem ***Em São Paulo a ex-prefeita e atual senadora Marta Suplicy acertou seu ingresso no PMDB e em Rondônia dois deputados estão pulando a cerca *** Nos bastidores já tem um instituto trabalhando para a tucana Mariana Carvalho disputar a prefeitura de Porto Velho *** As drogas, a bandidagem e a prostituição tomaram conta de novo dos arredores do porto Cai N’Água na capital.
.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu