Quinta-feira, 2 de julho de 2015 - 00h02
A mobilidade urbana
Depois de uma série de entraves, polemicas, idas e vindas, principalmente no projeto referente à Avenida Sete de Setembro, que técnicos da secretaria municipal de Planejamento queriam implantar goela abaixo, a prefeitura de Porto Velho acertou a mão desenvolvendo uma serie de audiências publicas na cidade, que seguem a partir deste sábado.
Desde 2010, a capital recebeu quase 100 mil habitantes e multiplicou geometricamente sua frota de veículos. Na região central já não existe vaga nem para carapanã (leia-se pernilongo, traduzindo para os migrantes sulistas) estacionar no horário comercial. Apupada pelo Ministério Público – que, diga-se de passagem, esta botando o nariz em tudo de forma diligente – a prefeitura começa a efetuar consultas sobre a implantação de ciclovias, abrigos e terminais de ônibus, acessibilidade para as comunidades residentes no Baixo Madeira, entre outras questões.
Alguma coisa já esta acontecendo em mobilidade, como a licitação do alargamento e infra estrutura da rua Duque de Caxias na região central para auxiliar no descongestiona mento da avenida Carlos Gomes.
A importância
Durante a semana, o dirigente lojista Edson Gazoni esteve no programa Rondônia da Gente, na Rede TV e criticou com toda razão o governo do estado por ter desmontado a estrutura do Parque dos Tanques, local aonde eram realizadas as exposições feiras agropecuárias de Porto Velho. Já são cinco anos sem exposições, cujos eventos movimentavam o comércio local objeto de uma baita crise.
Em recesso
Um café da manhã com a imprensa, ontem pela manhã, serviu para o presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) agradecer o apoio dos deputados ao longo do primeiro semestre e a sua reeleição no cargo, marcando o inicio do recesso do Legislativo. Mas aguardava-se a tarde convocação de reuniões extraordinárias para votação da mini-reforma administrativa.
Um tabu
O time do Genus pode quebrar um tabu histórico em Vilhena, neste final de semana. Ocorre que Porto Velho não ganha nem campeonato de cuspe a distância contra o interior há quase uma década. Mas se o time da capital empatar no Portal da Amazônia levará o caneco. A equipe do Vilhena, mesmo em crise, sempre é osso duro de roer.
Pedido de licença
Corre nos círculos políticos em Brasília que o senador Ivo Cassol (PP-RO) prepara um pedido de licença para que seu primeiro suplente, seu pai Reditário Cassol assuma o cargo durante o recesso que começa dia 17. Para o chefe do clã - que teve problemas de saúde recentemente – assumir a titularidade depende de exames de rotina. Na última vez que assumiu teve projetos pitorescos.
Economia berra
A paralisação da indústria madeireira em algumas regiões de Rondônia estava gerando desemprego e arrebentando a economia de alguns municípios, como Cujubim, no Vale do Jamari e Colorado do Oeste, no cone sul do estado. A situação já afetava também emprego e renda na região da Ponta do Abunã em Porto Velho e na região de Nova Mamoré, no Vale do Guaporé. A liberação de planos de manejos pela Sedam deve aliviar a crise.
Via Direta
*** Os protestos de moradores na Zona Leste, com bloqueios nas ruas no meio da semana se transformaram em anarquia na capital *** Queimar pneus neste calorão, ninguém suporta. É coisa de louco! *** O ex-deputado estadual Cride Maciel (PSDB) mira o Palácio Urupá, sede da prefeitura de Ji-Paraná, descendo a lenha no prefeito Jesualdo Pires (PSB) *** A estratégia é virar o inimigo público do prefeito e buscar a polarização desde já.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu