Sexta-feira, 18 de setembro de 2015 - 05h01
Os telhados verdes
Nos países mais tradicionais, nas capitais brasileiras mais estruturadas, nos municípios onde o urbanismo é mais planejado, a adoção do telhado verde e paredes verdes (sistemas de coberturas com vegetações) têm ganhado força. Curitiba, uma das cidades que tem inovado, trabalha projetando incentivos para que as construtoras adotem o modelo.
Fico imaginando Porto Velho, atingindo 40 graus e todo mundo suando em bicas. Com telhados e paredes verdes o quanto poderia ser reduzido a temperatura nos ambientes internos? Nos colégios, nos órgãos púbicos, quanta economia de energia? A Amazônia toda precisa de um sistema desta natureza. O El Nino tem castigado demais neste verão.
Alguns pontos do novo plano diretor de Curitiba também poderiam ser usados em Porto Velho. Na mobilidade urbana, por exemplo, permitir o tráfego de táxis com passageiros nas faixas de ônibus.
No momento em que a prefeitura da capital já trabalha na revisão do atual plano, fica a dica para os vereadores usarem algumas emendas neste sentido. As idéias servem também para demais cidades rondonienses.
Nossas perdas
Como em outros estados que perderam ferrovias, rodovias, pontes, portos e outras obras de magnitude por causa dos cortes no orçamento, Rondônia também foi penalizada. Entre as obras podadas no estado estão: os viadutos de Porto Velho, a rodovia 319 (PVH-Manaus), a ponte binacional em Guajará Mirim, a BR-425. Outras foram chutadas para frente, como a Usina de Tabajara.
É inacreditável!
Os vereadores – a maioria deles seres desprezíveis, sanguessugas e vermes hospedeiros que habitam as câmaras municipais - depois de reações populares em Rondônia mostram disposição em reduzir salários e até o numero de cadeiras. Mas são poucos municípios, já que em Vilhena onde os vermes hospedeiros são mais cara de pau, eles querem aumentar cadeiras e privilégios.
Dez medidas
O Ministério Público Federal – MPF começou para valer a sua campanha moralizadora “As 10 Medidas Contra a Corrupção”. A ação é realizada simultaneamente em todo pais e visa colher 1.5 milhão de assinaturas para pressionar o Congresso Nacional endurecer o jogo e aplicar sanções mais sérias nos corruptos que infestam este país. O procurador Reginaldo Trindade é um dos coordenadores da campanha em Rondônia.
A mobilização
A mobilização popular está fazendo a diferença na capital. Foi graças as manifestações de ruas que os moradores do bairro Universitário conseguiram uma solução para o despejo e uma luz para a regularização da área ocupada. Também foi em virtude de passeata nas ruas que o governo e a prefeitura atenderam os reclamos dos estudantes do colégio Daniel Nery que estavam mais abandonados do que os refugiados sírios.
Uma aliança
Em Pimenta Bueno, o prefeito Jean Mendonça (PTB) que toca o seu projeto de reeleição ficou com as barbas de molho com a aliança celebrada pelos caciques Cleyton Roque (PSB) e Só na Bença (PMDB), atuais deputados estaduais da região. Conforme o pacto político, um deles – quem estiver melhor nas pesquisas – será escalado para enfrentar o “inimigo” que esta no poder.
Via Direta
*** O tucano Euclides Maciel procura outro “ninho” para dar bicadas no prefeito Jesualdo Pires *** Clide é um dos adversários oposicionistas do atual prefeito em Ji-Paraná no ano que vem *** Em Ariquemes o prefeito Lourivaldo Amorim (PMN) deve trocar de partido nos próximos dias e reforçar suas paliçadas na guerra contra as forças rebeldes de Adelino Follador e Ernandes Amorim *** È uma parada indigesta...
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b