Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Natal magro?


Invasões e demanda

Já se contabilizam nos últimos anos pelo menos 34 invasões de áreas no entorno de Porto Velho e, recentemente, mais uma região foi incorporada para a cobiça dos sem tetos e especuladores: as margens da Rodovia 319, do outro lado da ponte sobre o Rio Madeira.

Atualmente mais de 30 mil pessoas vivem em invasões recentes ou já consolidadas e padecem com o atendimento de suas demandas sociais. Existem problemas desde o abastecimento de água, passando pela energia – muitos rabichos tornam o fornecimento instável – á regularização fundiária cujo problema ainda atinge condomínios e bairros antigos.

A prefeitura de Porto Velho esta abrindo os debates, através de audiências publicas, em torno da revisão do plano diretor. Será uma grande oportunidade para encaminhar soluções que atingem a todas as comunidades em situação aflitiva e buscar um plano B para o projeto de reconstrução da capital que sucumbiu a falta de recursos.


Clima de euforia

Natal magro? - Gente de Opinião

Com a suspensão do embargo da estrada, esta tudo mundo animado com a caravana da BR-319 que parte segunda com destino a Manaus. Seja o segmento político, que pretende pressionar a continuidade da restauração da estrada, ou nos meios empresariais e jornalísticos. É uma boa oportunidade para conhecer a selva amazônica e todo mundo esta afivelando as malas.

A melhor dica

Natal magro? - Gente de Opinião

Não querendo voduzar ninguém, para os mais precavidos, a dica mais valiosa para quem deseja ir para Manaus – com caravana ou sem caravana - é o ônibus “meia saia” da Eucatur, adaptado desde a década de 80 para enfrentar trajetos hostis, como eventuais atoleiros.  Na BR-319, como se sabe, todo o miolo não esta asfaltado, que é um trecho de quase 460 quilômetros com leito de terra.

Natal magro?

Natal magro? - Gente de OpiniãoCom a recessão que o país atravessa e a queda do nível de emprego em Porto Velho os comerciantes não estão muito otimistas com relação às vendas natalinas. O que torna a situação menos desfavorável, no entender dos lojistas é que o governador Confúcio Moura, o presidente da ALE Maurão de Carvalho e o prefeito Mauro Nazif estão pagando os salários dos servidores em dia.

Nos municípios

Gente de OpiniãoA situação de penúria dos municípios rondonienses foi debatida na Assembléia Legislativa durante a semana, por iniciativa do deputado Laerte Gomes (PEN-Alvorada do Oeste), ex-presidente da Associação Rondoniense de Municípios –AROM. Infelizmente pouco os deputados podem fazer – através de emendas – para ajudar. Os prefeitos dependem mesmo é de verbas federais, como o FPM.

Eleições 2016

Natal magro? - Gente de OpiniãoPrestes a receber do ex-governador José Bianco o comando dos Democratas em Rondônia, o deputado estadual Adelino Follador já trata da organização do partido e da definição de nominatas a prefeitos e vereadores nos municípios do estado. Ele próprio foi convocado pelo Diretório Nacional para disputar a prefeitura em Ariquemes, sua principal base eleitoral.

Via Direta

Natal magro? - Gente de Opinião

*** O plantio da soja avança em Rondônia e turbina os preços das terras no Cone Sul do estado, região mais propícia a cultura***A greve dos bancários esta sem previsão de acabar e pelo jeito ainda vai longe. Estamos fritos e mal pagos *** 

Natal magro? - Gente de Opinião

Com a crise muitos pais estão retirando seus filhos das escolas particulares. As queixas são generalizadas..

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)