Sexta-feira, 27 de novembro de 2015 - 06h41
Os riscos das barragens
A audiência publica realizada pela Assembléia Legislativa do Amazonas, em Manaus, tratando dos problemas relacionados às usinas do Madeira, gerando documento com denuncias ao Ministério Publico Federal; as recentes cobranças da Agência Nacional das Àguas – ANEL determinando melhorias nos entornos das barragens, mais a estimativa da Defesa Civil, de que um rompimento das usinas pode arrastar quase a metade Porto Velho – do Rio Madeira a Avenida Jorge Teixeira– água abaixo deixaram a população da capital de cabelo sem pé.
Para tratar do assunto, dirimir dúvidas, cobrar dos consórcios ações imediatas como barreiras de contenção na orla do Rio Madeira em Porto Velho, o deputado estadual Léo Moraes (PTB) convocou audiência pública para 10 de dezembro.
O objetivo, como explica o parlamentar é a adoção de medidas urgentes para minimizar os impactos e os prejuízos de ordem social, ambiental e econômico nos municípios potencialmente atingidos, como é o caso da capital.
Faltou espaço
Falta espaço para o PMDB na aliança PSB/PDT na eleição a prefeito em Porto Velho no ano que vem. O prefeito Mauro Nazif é do PSB e o acordo já formulado pelas lideranças regionais é o PDT indicando o vice do atual alcaide. Por este motivo, mais o desejo das bases do PMDB em ter candidatura própria, o partido liderado pelo senador Valdir Raupp busca outro caminho.
Com Sobrinho
Se não conseguir uma costura que agrade gregos e troianos, como ambiciona o governador Confúcio Moura, a tendência do PMDB é se unir ao PT, mais precisamente com o ex-prefeito Roberto Sobrinho que ainda mantém algum prestígio na periferia da capital. Neste caso a coalizão escalaria Williames Pimentel a prefeito e Roberto Sobrinho indicaria o vice.
Muitos enrascados
Aumenta o numero de prefeitos, ex-prefeitos, esposas, irmãos, vereadores e ex-vereadores rondonienses enrascados com a justiça. Nos últimos dois anos foram mais de trinta. Da última fornada, durante a semana tivemos mais uma operação policial levando para a cadeia a esposa do prefeito de Vale do Paraíso, vereadores e ex-vereadores condenados por corrupção. È muita gente vampirizando os recursos públicos.
Ano difícil
Se o cara-pálida funcionário público estadual ficar atento aos sinais emanados do Centro Administrativo Rio Madeira, é o caso de se ficar de barbas de molho para o ano que vem. Os recursos estão minguando, o secretário da saúde admite que a coisa pode piorar mais ainda, o governador Confúcio dá pistas que quer dar um pé em mais tantos e tantos outros comissionados. O bicho vai pegar...
Botecos da fé
A crise econômica que já atingia de rijo o comércio varejista de Porto Velho e que afundou segmentos importantes da economia, como a construção civil, os ramos hoteleiros e imobiliário, agora chega às igrejas evangélicas populistas, lotada de filiais pelos bairros, verdadeiros botecos da fé. Os pastores não estão conseguindo atingir as metas de arrecadação e muitos “templos” estão fechando. Satanás deve estar soltando foguetes.
Via Direta
*** O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires percorreu a Esplanada das Secretarias em Porto Velho na quarta-feira buscando a liberação de recursos para a capital da BR ***O psicólogo Aluízio Vidal (Rede) foi convocado pelas instâncias superiores da legenda para disputar a prefeitura de Porto Velho *** O ex-deputado Euclides Maciel (PSDB) esta deixando os braços dos tucanos e já esta pulando cirandinha com a base governista.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri