Domingo, 27 de setembro de 2015 - 05h58
Os prefeitos enrolados
São 15 prefeitos atuais enrolados com a justiça e mais uns 20 ex-prefeitos que foram flagrados por condutas ilícitas em Rondônia. Alguns alcaides atuais afastados outros já condenados e se constata, por conseguinte, um municipalismo cada vez mais desmoralizado.
Não é a toa que os prefeitos estão em baixa e a coisa rola em todo país. A cada auditoria da Controladoria Geral da União – CGU são constatados os mais diversos ilícitos, desde a compra de camisinhas, perfumes, pão, consultas a pais de santo - a pontes e estradas superfaturadas.
Na confraria de pilantras, pulam cirandinha com os alcaides os vereadores que usam os mais diversos artifícios para chantagear os prefeitos. Desde aluguel de máquinas e caminhões imprestáveis por preços escorchantes até favorecimento em licitações arrumadas para compra de remédios, material de expediente, etc. E é na área de saúde, que os políticos mais vampirizam os recursos públicos.
Foi preterido
Preterido mais uma vez pelo cacique do PP Ivo Cassol em sua coalizão que optou como candidato a prefeito Edinho Fidelis, o empresário Juarez Jardim acabou pulando de mala e cuia para o PMDB de Valdir Raupp. O PMDB insiste em tentar emplacar os vices dos candidatos do PSB em Ji-Paraná e Porto Velho, mas a primazia da aliança dos socialistas é com o PDT.
Em Ariquemes
Um encontro neste final de semana servirá para o PTB de Ariquemes abrir sua arrancada para as eleições municipais. Lá, o partido tem como opções tanto a ex-prefeita Daniela Amorim, como também o ex-senador Ernandes Amorim para enfrentar a dura batalha com o deputado estadual Adelino Follador (DEM) e o atual prefeito Lourivaldo Amorim que esta se transferindo para o PDT.
Pacto federativo
O deputado federal Lucio Mosquini (PMDB-RO) enfatizou a importância para o municipalismo da aprovação do pacto federativo. Ocorre que a partir de gora a União não poderá mais criar encargos para os estados e municípios sem previsão de repasses financeiros. O governo abusou deste expediente nos últimos anos e com isto os prefeitos estão pendurados e ameaçados pela Lei de Responsabilidade fiscal.
Pacotes anticrise?
Os governadores do Paraná Beto Richa (PSDB) e José Sartori (PMDB) do Rio Grande do Sul), já aprovaram pacotes anticrise - para eles. Foram medidas amargas, com aumento de impostos e até parcelamento salarial como ocorreu com os gaúchos. Vários governos estaduais estão na pindaíba e em dificuldades de saudar seus compromissos neste final de ano.
A ressurreição
Em visita ao Diário, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Carlos Alencar adiantou que a entidade esta retornando para sua antiga sede no estádio Aluízio Ferreira, ao lado de tantas outras associações que já funcionavam no local. Para tanto, a classe conta com apoio do vice-governador Daniel Pereira que foi sensível a causa das entidades chutadas pelo governo daquelas dependências e que viraram “sem teto”.
Via Direta
*** Aumenta a imigração senegalesa no Brasil e já supera a do contingente dos haitianos conforme os registros na fronteira com o Peru *** O PDT define a nominata da comissão provisória de Porto Velho na semana que vem *** O PSDC de Edgar do Boi abriu negociações com outros partidos para as eleições municipais de 2016 *** Nazaré, na zona ribeirinha, caprichou na produção da safra de melancias e a população de Porto Velho agradece.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu