Domingo, 27 de setembro de 2015 - 05h58
Os prefeitos enrolados
São 15 prefeitos atuais enrolados com a justiça e mais uns 20 ex-prefeitos que foram flagrados por condutas ilícitas em Rondônia. Alguns alcaides atuais afastados outros já condenados e se constata, por conseguinte, um municipalismo cada vez mais desmoralizado.
Não é a toa que os prefeitos estão em baixa e a coisa rola em todo país. A cada auditoria da Controladoria Geral da União – CGU são constatados os mais diversos ilícitos, desde a compra de camisinhas, perfumes, pão, consultas a pais de santo - a pontes e estradas superfaturadas.
Na confraria de pilantras, pulam cirandinha com os alcaides os vereadores que usam os mais diversos artifícios para chantagear os prefeitos. Desde aluguel de máquinas e caminhões imprestáveis por preços escorchantes até favorecimento em licitações arrumadas para compra de remédios, material de expediente, etc. E é na área de saúde, que os políticos mais vampirizam os recursos públicos.
Foi preterido
Preterido mais uma vez pelo cacique do PP Ivo Cassol em sua coalizão que optou como candidato a prefeito Edinho Fidelis, o empresário Juarez Jardim acabou pulando de mala e cuia para o PMDB de Valdir Raupp. O PMDB insiste em tentar emplacar os vices dos candidatos do PSB em Ji-Paraná e Porto Velho, mas a primazia da aliança dos socialistas é com o PDT.
Em Ariquemes
Um encontro neste final de semana servirá para o PTB de Ariquemes abrir sua arrancada para as eleições municipais. Lá, o partido tem como opções tanto a ex-prefeita Daniela Amorim, como também o ex-senador Ernandes Amorim para enfrentar a dura batalha com o deputado estadual Adelino Follador (DEM) e o atual prefeito Lourivaldo Amorim que esta se transferindo para o PDT.
Pacto federativo
O deputado federal Lucio Mosquini (PMDB-RO) enfatizou a importância para o municipalismo da aprovação do pacto federativo. Ocorre que a partir de gora a União não poderá mais criar encargos para os estados e municípios sem previsão de repasses financeiros. O governo abusou deste expediente nos últimos anos e com isto os prefeitos estão pendurados e ameaçados pela Lei de Responsabilidade fiscal.
Pacotes anticrise?
Os governadores do Paraná Beto Richa (PSDB) e José Sartori (PMDB) do Rio Grande do Sul), já aprovaram pacotes anticrise - para eles. Foram medidas amargas, com aumento de impostos e até parcelamento salarial como ocorreu com os gaúchos. Vários governos estaduais estão na pindaíba e em dificuldades de saudar seus compromissos neste final de ano.
A ressurreição
Em visita ao Diário, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Carlos Alencar adiantou que a entidade esta retornando para sua antiga sede no estádio Aluízio Ferreira, ao lado de tantas outras associações que já funcionavam no local. Para tanto, a classe conta com apoio do vice-governador Daniel Pereira que foi sensível a causa das entidades chutadas pelo governo daquelas dependências e que viraram “sem teto”.
Via Direta
*** Aumenta a imigração senegalesa no Brasil e já supera a do contingente dos haitianos conforme os registros na fronteira com o Peru *** O PDT define a nominata da comissão provisória de Porto Velho na semana que vem *** O PSDC de Edgar do Boi abriu negociações com outros partidos para as eleições municipais de 2016 *** Nazaré, na zona ribeirinha, caprichou na produção da safra de melancias e a população de Porto Velho agradece.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri