Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Piratas x traficantes


Piratas x traficantes

Até pouco tempo os traficantes tinham vida fácil nos rios da Amazônia ganhando horrores com cocaína, maconha e armas pesadas. Jamais poderiam imaginar que poderia surgir uma força antagônica mais forte que a deles, já que os organismos de segurança – Polícia Federal, capitanias dos portos, polícias Civil e Militar - eram páreo limitado para os inúmeros cartéis que dominam a região Norte.

Os ventos mudaram. Os piratas que até pouco tempo se satisfaziam em roubar combustíveis nos portos de Manaus, Belém, Porto Velho, Santarém e Macapá ou assaltar pequenos comerciantes e ribeirinhos em viagens pelo aprazível Rio Solimões, descobriram que roubar traficantes é que é o grande negócio.

Nos primeiros confrontos, os traficantes, conforme relatos oficiais têm levado a pior. Os piratas amazônicos são cruéis e violentos. Atacam os comboios de drogas de surpresa a noite, e geralmente matam os ocupantes  das embarcações jogando os infelizes para virar comida de peixe. O crime organizado esta em guerra na região Norte e a tendência é a coisa ficar mais feia.


Justa razão

Ao final do confronto entre oposição e situação na Câmara de Vereadores de Porto Velho na segunda-feira, o vereador Cabo Anjos reclamou com justa razão da briga entre o secretário de administração Mario Medeiros e o vereador Everaldo Fogaça. Tentou apaziguar os briguentos e acabou levando um sopapo no nariz jorrando sangue. Ninguém assumiu quem deu o sopapo. Teria sido, então, um soco espírita?

Em Ariquemes

O presidente regional do PDT, senador Acir Gurgacz, que participou do encontro regional de Ariquemes no final de semana enfatizou o crescimento do partido no Vale do Jamari. No colóquio o senador pedetista relatou sobre suas ações em Brasília e do seu trabalho voltado a região, principalmente na construção do hospital local, com recursos de emendas de sua autoria e  seu propósito de reabilitar outras obras paradas.

Poder feminino

Os dois caciques rolimorenses, Ivo Cassol (PP) e Expedito Junior (PSDB), talvez temendo problemas adiante ou já trabalhando com jogo de estratégia para 2016 e 2018, preparam com carinho Jaqueline Cassol e Mariana Carvalho para projetos futuros. Jaqueline acompanha Ivo em todos os encontros no interior, assim como Mariana cola em Expedito nas peregrinações do tucano Rondônia afora.

No campo

Em matéria especial assinada pelo jornalista Zé Luis, que edita o Diário Rural, é enfatizado o grave problema agrário que o estado atravessa. Já foram dez assassinatos em 2015 e pelo menos 5 mil sem terra ainda vivem em acampamentos precários sem acesso a financiamento da agricultura familiar. Moroso, o programa Terra Legal não vem cumprindo seu papel e os conflitos se sucedem.

Decisão salomônica

Com a decisão salomônica do governador Confúcio Moura desapropriar a  área onde foi criado o bairro Universitário, cujos moradores seriam alvo de despejo no início da semana, mais o valioso auxílio através de recursos de emendas parlamentares da Assembléia Legislativa, foi possível solucionar um impasse que traria graves problemas sociais na Zona Leste. Valeu gente!

Via Direta

*** As coisas estão difíceis até para os bordéis do Cai N`Água na região portuária de Porto Velho  *** Multiplicam-se as placas de aluga-se ou  de passa-se o ponto naquelas bandas ***O PDT vai receber importantes filiações nos municípios de Jaru e Vilhena nos próximos dias visando as eleições municipais do ano que vem *** Na capital, o entorno da igrejinha histórica de Santo Antônio esta abandonado. Falta mais zelo e cuidado naquelas redondezas

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)