Terça-feira, 4 de agosto de 2015 - 05h03
Reforma e Lava Jato
Num cenário de ameaça de pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff e de um clima de descontentamento com os rumos da economia Brasileira, a Câmara dos Deputados reabre os trabalhos hoje em Brasília com temas polêmicas para serem definidos de uma vez, que são a reforma política e a maioridade penal. Ao mesmo tempo, as operações da Polícia Federal, como a Lava Jato, devem ser destaques nas discussões tendo em vista o envolvimento da classe política.
Não bastasse, os parlamentares serão apertados mais uma vez por uma horda de prefeitos em busca de um Pacto Federativo que será debatido nas comissões técnicas da casa a partir de amanhã.
O novo contingenciamento de recursos da União, atingindo diretamente o Plano de Aceleração de Obras-PAC do governo federal também incomoda as bancadas federais. Cada estado esta se unindo em torno da defesa das suas conquista e a suspensão de algumas delas nos estados significa desgaste nas bases dos representantes das legendas aliadas do Palácio do Planalto. A semana promete.
Mais escândalos
Conforme o jornal Estado de São Paulo, a Controladoria Geral a União-CGU descobriu prejuízos de R$ 37 milhões em nove estados, incluindo a nossa amada Rondônia. Os trabalhos foram desenvolvidos em conjunto com a Polícia Federal, Ministério Púbico e Receita Federal, com a identificação de licitações fraudulentas e superfaturamento na execução nas obras.
O jogo do PP
O cacique e sabichão Ivo Cassol, supremo comandante das forças do PP, decidiu poupar a irmã Jaqueline da disputa da prefeitura de Porto Velho, reservando a jóia da família para a peleja de uma cadeira a Câmara dos Deputados em 2018. Com isto, o caminho esta livre para o raposão Odacir Soares disputar o Paço Tancredo Neves no ano que vem na capital.
Os haitianos
A crise instalada na construção civil e nos frigoríficos de Rondônia já ocasiona uma revoada dos haitianos. Porto Velho esta entre as três cidades do País que mais receberam os imigrantes, depois de São Paulo e Manaus e a tendência a partir de agora é a redução da chegada de novas levas e até um refluxo devido à questão do desemprego.
Voltar a crescer
Depois de ter participado ativamente nas últimas eleições municipais e estaduais, o PC do B quer voltar a crescer no estado e anuncia um projeto de estruturação partidária com metas ambiciosas para o pleito de 2016. O guru Francisco Pantera, cacique dos vermelhinhos, trabalha na formação de chapas próprias e de possíveis alianças com outras legendas com o propósito de aumentar a representação comunista no estado.
Fusão de partidos
A regulamentação da fusão de partidos, cujo projeto sofreu veto parcial da presidente Dilma Rousseff, é um dos assuntos carentes de definição no Senado neste segundo semestre. A proposta atual exige o mínimo de 5 anos de existência para os partidos que queriam se fundir. O projeto inibe a criação de legendas com o propósito de driblar o instituto da fidelidade partidária.
Via Direta
*** Os prefeitos brasileiros desembarcam partir de hoje em Brasília em busca de um novo pacto federativo *** A revoada dos alcaides pouco tem adiantado nos últimos 10 anos, mas a necessidade faz o sapo pular *** O tucano Euclides Maciel, ex-deputado estadual, esta formando uma coalizão suprapartidária para enfrentar o prefeito Jesualdo Pires no pleito do ano que vem *** Mesmo em baixa, o PT esta formando uma poderosa nominata na disputa à vereança na capital de Rondônia.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri