Terça-feira, 21 de julho de 2015 - 05h10
Semana com turbulências
Em Brasília a presidente Dilma Rousseff abre a semana em pé de guerra com o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. Na esfera estadual, o governo estadual é acuado com a Operação Ratazanas da Policia Federal, enquanto que na esfera municipal os vereadores da oposição tentam encurralar o prefeito Mauro Nazif com a CPI que investiga os casos de abusos na contratação de shows artísticos.
Não bastasse o cenário descrito, ainda temos greves em Rondônia, como a do INSS e a dos servidores federais que já estão com a machadinha de guerra levantada. Na Assembléia Legislativa, já em recesso, existe o desdobramento do processo que pode redundar na cassação do deputado estadual Edson Martins, ex-prefeito de Urupá. No Senado, Ivo Cassol, já condenado, está caminhando no patíbulo.
Tudo isto, e 2015 nem é ano eleições, quando o pau come solto entre governistas e oposicionistas. Pode-se imaginar o que teremos pela frente com as definições dos candidatos a prefeito e vereadores em 2016. Teremos certamente uma guerra bem acirrada.
Eleições 2016
Alguns deputados estaduais andam animados para entrar na disputa da prefeitura de Porto Velho. Acreditam que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) esta fragilizado e a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) sem disposição para enfrentar a peleja. Com isto, José Hermínio (PSD), Leo Moraes (PTB), Ribamar Araujo (PT) e Aelcio da TV (PP) estão na pista.
Ponte avança
Mesmo com as sabotagens das balsas que transportam caminhões e veículos a preços escorchantes na BR- 364, a Ponte do Abunã, ligando Rondônia ao estado do Acre, avança e toma forma para alegria de todos. Todos os pilares já estão bem adiantados e o aterro de uma das cabeceiras em andamento. Vamos ver se fica tudo pronto para as próximas enchentes.
Não cola
A justificativa da Friboi para fechar seus frigoríficos em Rondônia, de que falta matéria prima é uma mentida descarada. Com mais de 12 milhões de reses, Rondônia já é o sétimo estado no ranking dos maiores produtores de carne do país. A medida tem a ver, na verdade, como uma forma de obrigar os produtores a vender os bois mais barato no estado. È um cenário de cartelização.
A estruturação
O PDT já trabalha na estruturação do partido para as eleições municipais deste ano em Rondônia. Alguns dirigentes estão visitando os diretórios municipais e analisando as composições. Em Porto Velho, o partido estuda as composições, em Ji-Paraná aponta o vice de Jesualdo Pires (PSB) que é candidato a reeleição. Em Cacoal, terá candidato próprio com Acelino Marcon e em Guajara Mirim, com Rodrigo Nogueira.
Olho vivo
Os jornalistas investigativos que vieram levantar casos rumorosos em Rondônia recomendaram para que a opinião pública fique de olho nos prefeitos e nos presidentes das câmaras de vereadores. Segundo eles, foram encontradas coisas de arrepiar. As tocas das ratazanas se espalham de Praia do Tamanduá a Serra do Touro, de Chê Guevara a Ilha dos Macacos.
Via Direta
*** Com uma gripe danada e o Congresso Nacional, Assembléia Legislativa e Câmaras de Vereadores em recesso, vou aproveitar para tirar a minha folga durante a semana *** E vou aproveitar o tempo para planejar a edição de aniversário do jornal, em setembro *** Trocando de saco para mala: o centro histórico de Porto Velho continua abandonado à noite *** As vitrines dos comerciantes são quebradas a tijoladas. A bandidagem esta fazendo a festa.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri