Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tragédias rondonienses


Tragédias rondonienses

As recentes tragédias nas barragens em Mariana (MG) e a matança dos terroristas em Paris deixaram momentaneamente as tragédias rondonienses de lado. Elas existem, são terríveis, mas nossa capacidade de indignação tem diminuído com o passar do tempo.

Em Porto Velho, o tráfico de drogas mata pelo menos 100 jovens por ano. É um banho de sangue na disputa de território e de venda de entorpecentes. A saúde – em todas as esferas governamentais – esta em colapso e muitas vezes para ser atendido, o pobre paciente precisa de QI, o quem indica, ou seja, o aval de políticos para salvar a pele.

Igualmente, chamam atenção, as chacinas pelas disputas de terras em Rondônia. Volta e meia se encontram famílias dizimadas, fazendeiros tocaiados, sem terra e pequenos colonos assassinados e enterrados em cova rasa. Todas as tragédias nos comovem, mas as mais próximas, tão corriqueiras, estão passando batidas.
 


Largando o osso?

O Diretório Nacional do PMDB realiza hoje convenção nacional para discutir a relação com a presidente Dilma Rousseff e o PT. Metade do partido defende uma ruptura definitiva com o Palácio do Planalto e uma outra porção pretende que a legenda siga na base aliada mantendo os cargos e as benesses governistas. Deve ocorrer muito bafafá, mas ninguém vai largar o osso.


 

Bode de bicheira

Tragédias rondonienses - Gente de Opinião

A propósito do encontro nacional do PMDB, alguns peemedebistas puritanos consideram a presença do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, hoje considerada liderança expressiva, depois de emergir do baixo clero, persona non grata no evento. Cunha, pelo visto, já esta virando bode de bicheira. Já os envolvidos na Operação Laja Jato ainda se acham “limpos”.
 

Tira-teima

Em Porto Velho, aumentam as chances de um tira-teima entre o prefeito Mauro Nazif, Lindomar Garçon, Mário Português e Mariana Carvalho nas eleições municipais do ano que vem. Como se recorda na eleição passada Garçon e Mauro Nazif - este por um triz –foram para o segundo turno. Hoje Mariana e Português estariam em condições de virar o jogo.

Novo capítulo

Em novo capitulo do viaduto do Trevo do Roque, os roteiristas da trama e enredo anunciam sua conclusão para meados do ano que vem. Chama a atenção o reinicio das obras justamente no período das chuvas. É coisa de louco, de gente que quer concluir nadica de nada, paralisando tudo de novo brevemente, por causa dos aguaceiros
 

Eleições da OAB

Tragédias rondonienses - Gente de Opinião

Hoje é o grande dia, depois de tantas polemicas, da eleição da OAB-RO. A chapa liderada por Andrey Cavalcanti largou na frente, depois a composição de Ernandes Segismundo recebeu reforços vitaminados e reagiu e por último a formação montada por Loura Junior tocou uma verdadeira blitz nos últimos dias. Cerca de 5 mil advogados votam.

Via Direta

*** A semana terá poucas atividades na Assembléia Legislativa de Rondônia. Quase dois terços dos deputados estão na caravana do Beni *** Nas primeiras chuvas o tráfego da BR 319, nos trechos sem asfalto, já causa embaraços para os aventureiros que se arriscam viajar de carro *** No final de semana, a Associação de Imprensa trocou de diretoria depois de quase 30 anos *** Boa sorte aos novos dirigentes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)