Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 05h39
Emitindo sinais
O Palácio Urupá, sede da prefeitura municipal de Ji-Paraná, volta emitir sinais de que poderá produzir um candidato ao governo do estado. Ocorre que o vice-prefeito Zé Otônio acaba de comunicar aos amigos que desistiu de disputar uma vaga à Câmara Federal. Se desistiu da empreitada, com toda certeza, é porque o chefe José Bianco, já sinalizou que pode entrar na disputa ao governo e deixar o cargo para ele...
Novela se define
A novela da candidatura de Bianco não tem como passar de março, já que ele é obrigado a se desincompatilizar, cumprindo a legislação eleitoral, caso realmente esteja disposto a concorrer ao Palácio Presidente Vargas. O problema é que Bianco catimba o jogo, é cheio de idas e vindas e acaba tumultuando todo o quadro sucessório.
Obsessão do Raupp
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) tem tido noites insones por causa do crescimento da candidatura a reeleição da senadora Fátima Cleide. Ela já esta no seu retrovisor. Por isso Raupp articula que ela seja vice do pré-candidato ao governo Confúcio Moura. A coisa virou obsessão. Fafazinha ameaça a reeleição do queixada barbudo e precisa sair do páreo.
Mãos a obra
Para se livrar da obsessão Fátima Cleide, Raupp só espera a reeleição do deputado federal Michel Temer na presidência nacional do PMDB, para bater nas portas de Lula e cia e pedir como contrapartida a aliança com Dilma Roussef que o PT não lance candidatura própria em Rondônia e que Fafá Cleide entre de vice de Confúcio Moura.
Eleições 2010
O ano deverá ser marcado pela disputa eleitoral reduzindo os trabalhos na Assembléia Legislativa no decorrer de 2010. Como a grande maioria dos deputados estaduais é do interior do estado, onde a peleja a reeleição já se configura, como das mais encarniçadas, a tendência é que seja reduzida o numero de sessões e audiências públicas.
Momento difícil
O senador cassado Expedito Junior (PSDB) pode se tornar, dependendo das articulações vigentes, no maior cavalo paraguaio de uma disputa ao governo de Rondônia. Ele largou bem, numa brilhante articulação tomou o PSDB de volta, ficando com o palanque do presidenciável José Serra em Rondônia e no final de 2009 já tinha apoio da maioria dos deputados estaduais e de prefeitos da base aliada.
Perdendo fôlego
Mas o que aparentava ser um tsunami acabou virando uma brisa suave. Júnior, que começava ameaçar a liderança do governador Ivo Cassol, numa reviravolta, começou a perder fôlego com a sua cassação. O espaço na mídia minguou e Cassol fez uma blitz em todo estado e trouxe de volta para seu domínio as lideranças que já tinham fechado com o tucano.
Na base aliada
Junto com os prejuízos decorrentes da cassação de Expedito, começou a debandada de deputados e prefeitos da base aliada em direção ao vice-governador João Cahulla, sob impiedosa influência do governador. Expedito resiste bravamente ao processo de asfixia, mas só poderá respirar agora se houver a cassação do vice João Cahulla.
Rachou de vez
O PMDB vai à convenção nacional, marcada para sábado, o dia 6 de fevereiro, rachado em três e um dos blocos dissidentes ameaça melar o evento que deve entronizar mais uma vez o deputado federal Michel Temer na presidência da legenda. A ala contrária coligação com o PT defende candidatura própria, mas tem uma outra que sustenta um acordo com os tucanos de José Serra.
Do Cotidiano
Surpresas desagradáveis
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que possui núcleos em Rondônia, Acre e Roraima, vai inaugurar 40 obras destinadas à pesquisa científica na região amazônica até março de 2010. Os laboratórios reúnem equipamentos e espaços que, por meio de tecnologias biológicas apropriadas, possibilitarão o estudo e a exploração das matérias-primas existentes na Floresta Amazônica.
A expectativa desta medida é grande nos meios científicos regionais, uma vez que temos ainda muita coisa para ser desvendada em termos de flora, fauna e até mesmo do que tem ocorrido com nosso meio ambiente nos últimos anos. O regime de chuvas tem se alterado ano a ano, causando surpresas desagradáveis nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, ocorrendo secas e enchentes inesperadas.
Os laboratórios anunciados pelo Inpa, contam com equipamentos e recursos de cerca de R$ 40 milhões, provenientes do Ministério de Ciência e Tecnologia, da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas, entre outros. Uma das instalações já inauguradas é o Laboratório Temático de Bioprospecção de Insetos, que ajudará os pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados aos microrganismos que vivem na região amazônica.
Em Rondônia as pesquisas serão direcionadas principalmente para o nosso Vale do Guaporé, uma das regiões mais ricas em biodiversidade em todo planeta. Lá, se encontram os ecossistemas do pantanal matogrossense e da região amazônica, formando um cenário deslumbrante, ainda pouco explorado pelo turismo rondoniense.
As pesquisas na Amazônia, em especial as rondonienses, também vãos servir para combater a biopirataria que corre solta no Vale do Guaporé e resguardar os direitos brasileiros na fabricação de remédios originados de cascas de árvores ou da extração do veneno de cobras.
Entre os índios, caboclos e seringueiros, que vivem na floresta rondoniense, cientistas, pesquisadores e religiosos estrangeiros infestam a região coletando insetos, plantas e minérios, catalogando desde árvores frondosas, as magníficas borboletas que dão um colorido especial nas praias límpidas do rio Guaporé. Esse material é contrabandeados para os Estados Unidos, a Europa e a Ásia, onde serão transformados em remédios e patenteados por gigantescos laboratórios multinacionais.
Via Direta
*** Onde existem rivalidade tribais do governador com prefeitos, casos de Porto Velho e Rolim de Moura, a dengue se esparramou *** Foi preciso à intervenção da Associação Rondoniense de Municípios para se fazer um trabalho integrado no combate a doença *** Trocando de saco para mala: apinhada de hóspedes do PR e do TO, a Penitenciária Federal de Porto Velho pode receber mais “celebridades” criminais nos próximos dias...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri