Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 03/03/10


 
Petistas animados
 
Conversei ontem com vários petistas e eles se manifestavam animados com o crescimento da presidenciável Dilma Roussef em todo o Brasil. Eles entendem que isso também vai refletir em Rondônia, impulsionando ainda mais o pré-candidato da legenda ao governo estadual, o deputado federal Eduardo Valverde e o projeto de reeleição de Fafá Cleide.
 
Pimenta é um Oásis?
 
Depois de visitar a região de Pimenta Bueno, o prefeito Confúcio Moura, pré-candidato do PMDB ao governo se saiu com esta. “O município é um oásis de inovações”. Bom para a auto-estima da antiga Princesinha da BR que acabou espremida entre Cacoal e Vilhena e tinha se transformado nos últimos anos no patinho feio da BR. Confúcio é um sedutor, explora o bairrismo.
 
Em debandada
 
Começou a debandada dos secretários estaduais com vistas à desincompatibilização de cargos para a disputa de cargos eletivos nas eleições de outubro. Com a saída do Secretario de Meio Ambiente Cleto Muniz  foi iniciada uma verdadeira reforma administrativa, já que temos uma penca de secretários anunciando que deixam o cargo até 3 de abril.
 
Bela homenagem
 
Entendo a indicação de Paulinho Brandão em substituição a Cleto Muniz na SEMA como uma homenagem a um dos heróis da colonização rondoniense nos anos 70. Brandão foi responsável pela implantação de vários Projetos Integrados de Colonização que acabaram redundando posteriormente na criação de municípios. Uma justa homenagem.
 
Contra a fome
 
A Frente Parlamentar Contra a Fome fará realizar neste final de semana em São Paulo seu primeiro fórum. O evento tem o propósito de combater a situação dos famintos na América Latina e Caribe. Agrada pela crise mundial, conforme afirmam os organizadores do encontro que será aberto nesta quinta-feira na Assembléia Legislativa paulista.
 
Bloco de 22 paises
 
A frente contra a fome é constituída por parlamentares de 22 países e a representação brasileira terá presença do presidente da Câmara Federal Michel Temer, do senador Eduardo Suplicy e José Graziano representando a FAO na América Latina e Caribe onde conforme estimativas dos organizadores a fome atinge 51 milhões de pessoas.
 
Muita calmaria
 
Em Rondônia a coisa é mais ou menos assim, quando a coisa (me refiro à política....) esta em calmaria, de uma hora para outra um vulcão entra em erupção. Onde, em que quesitos podem estourar as bombas nesta temporada? Cassações? Escândalos? Superfaturamento de obras? Briga feia entre governadoraveis? Escândalos fabricados para arrancar dinheiro dos candidatos? Escolham as opções...
 
    Esperando desfecho
 
Acredita-se que a pendenga Cassol x Expedito terá um desfecho até as convenções de junho, quando as candidaturas ao governo serão homologadas. O bom senso recomenda que a base aliada não lance dois nomes se fragmentando, num processo de autofagia. O racha dos governistas representa uma festa da oposição
 
Reforçando a nominata
 
O PSB reforçou a nominata, surpreende e vai lançar chapa completa para a disputa das 24 vagas á Assembléia Legislativa. Segundo informações do Diretório Regional nomes como o ex-deputado estadual Nilton Caetano (Espigão do Oeste), Allan Queiroz (Porto Velho), Valdecir Orlandini (Jaru), Vera Paixão (Vilhena) e vereador Mazinho (Vale do Anari) estão confirmados.

 
Do Cotidiano
 
A cooperação dos BRICs
 
Este ano e em 2013, haverá nos céus algo além dos aviões de carreira para se somar a uma crescente população de satélites: o modelo Cbers-3, que entra logo em operação, e o Cbers-4, dentro de três anos.
Nem em mandarim nem em português, Cbers é uma sigla formada pelo trivial inglês: China-Brazil Earth-Resources Satellite (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).
Trata-se de uma parceria iniciada em 1988 e que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra. Os Cbers-3 e 4 representam uma evolução dos satélites Cbers-1, 2 e 2B, este último lançado em setembro de 2007. O Programa Cbers possui quatro principais segmentos, denominados Segmento Espacial - Satélite, Segmento de Controle, Segmento de Aplicações e Segmento do Veículo Lançador.
Essa parceria une os dois pólos dos chamados “BRICs”, os países emergentes fadados a ser não grandes, mas também ricas nações: Brasil, Rússia, Índia e China. O sucesso desse trabalho comum entre China e Brasil no campo tecnológico sinaliza para a possibilidade de desenvolver novos projetos futuramente.
O projeto está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), localizado em São José dos Campos (SP). Os testes do modelo mecânico dos satélites já foram realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, reunindo os técnicos brasileiros e uma equipe da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. Sua tarefa, no início de fevereiro, foi simular, com ensaios vibratórios e acústicos, as condições que atuam na estrutura do satélite durante a fase de lançamento.
Os Cbers -3 e 4 receberam no módulo Carga Útil quatro câmeras (câmera PanMux, câmera multi espectral, imageador por varredura de média resolução e câmera imageadora de amplo campo de visada) com desempenhos geométricos e radiométricos melhorados. A órbita dos dois satélites será a mesma que das versão anteriores.
Mil e uma utilidades − Os satélites se destinam à monitoração do clima, projetos de sistematização e uso da terra, gerenciamento de recursos hídricos, arrecadação fiscal, imagens para licenciamento e monitoramento ambiental, entre outras aplicações. Suas imagens são utilizadas por empresas privadas e instituições como Ibama, Incra, Petrobras, Aneel, Embrapa e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente.
Um aspecto interessante do projeto é que desde 2001 foi estabelecida uma política de distribuição gratuita das imagens CBERS para todos os usuários brasileiros. 

 
Via Direta
 
 *** O pré-candidato do PMDB, Confúcio Moura esta entrando bem na capital. Já esta em plena decolagem *** Para o deputado Professor Dantas o índice de casos de câncer em Rondônia é alarmante e precisa de estudos urgentes *** É a mesma coisa que te ocorrido nos estados do sul do país: os hospitais apinhados de enfermos com a mesma doença *** Como a maconha aumentou de preço e a importação do Paraguai demora, já tem gente plantando a coisa no quintal.  

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)