Com desfaçatez
Impressiona a desfaçatez das nossas autoridades de segurança. No programa a Voz do Povo, na rádio Cultura, o secretário Evilásio Sena afirmou ao apresentador Adão Gomes, que a criminalidade caiu na capital. E que as estatísticas que apontam o aumento da violência em Porto Velho se devem aos distritos, o que não deve ser computado, etc.
Faz parte, faz parte...
Eu queria lembrar ao Sr. Secretário de Segurança Pública, que os distritos de Jacy Paraná, União Bandeirantes, Rio Pardo, Calama, São Carlos, Extrema., Nova Califórnia, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Mutum Paraná, fazem parte do município de Porto Velho, do mesmo jeito que os bairros Eldorado, Tancredo e a Vila Princesa.
Debitar aonde?
Eu aproveito para perguntar ao Sr. Secretário, então, para que município ele esta debitando as estatísticas de criminalidade das localidades do interior de Porto Velho, já que no seu entendimento isso não deve ser constado nas estatísticas da capital? Será que é para Rio Branco, no Acre? Talvez, para Nova Mamoré, na fronteira com a Bolívia? Ora, secretário se oriente...
Nas paradas
Escanteado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, devido ao crescimento da sua ungida Dilma Roussef, o deputado federal Ciro Gomes, pré-candidato à presidência pelo PSB, anuncia sua disposição em manter sua postulação procurando outros partidos para formatar uma frente ampla, funcionando como uma terceira via. Vai sobrar pouco: O PT e o PSDB já engoliram quase todos partidos...
Turismo em Rondônia
A propósito de artigo sobre turismo veiculado durante a semana nesta coluna, o leitor Joaquim Cunha da Silva, me refresca a memória, dizendo que esqueci de citar como atração as recentes descobertas na região de Rolim de Moura, que é a Rondônia Inca, os geogrifos com temática Inca e pirâmides na região da Zona da Mata.
Outras atrações
Aproveito para pedir minhas desculpas ao leitor Joaquim e aos caros “ouvintes” (Veja errou!) pelo esquecimento, mesmo porque já citei em colunas anteriores, a partir de matérias da agência Amazônia, as descobertas sobre a civilização Inca no interior de Rondônia, no artigo “Eram Deuses Incas os Ancestrais dos Rolimorenses?”.
Nossos museus
Falar de turismo suscita muita coisa. A leitora Bernadete Maria Ramos, pediu para destacar a reabertura do Museu Rondon, de Ariquemes. Confesso que até agora só conhecia o Museu Rondon de Ji-Paraná e o da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho nestas bandas. Faço questão de uma visita na primeira oportunidade e grato pelas dicas.
Corrida de Jericos
Jericos irracionais, racionais e motorizados se reúnem numa grande festa, em Alto Paraíso, dia 14, para a pomposa Corrida Nacional de Jericos Motorizados. Chama atenção às inscrições para a corrida na bateria das autoridades jericas. Já estão escalados para a competição o prefeito local Romeu Reolon, o governador Ivo Cassol, o vice governador João Cahulla, os deputados Neodi Carlos, Tziu Jidaias e Jair Miotto.
Expedito escanteado?
Na relação dos pilotos da bateria de autoridades não vi o nome do ex-senador Expedito Junior, acostumado a se enlamear todo ano em Alto Paraíso. Expedito não pode ser esquecido nesta competição. Seria uma baita injustiça com o tucano que mesmo correndo melhor que Ivo sempre deixava ser ultrapassado pelo governador, como fazia antigamente Barrichello com Schumacher.
Do Cotidiano
Os reflexos em Rondônia
O PMDB realiza hoje convenção nacional para eleger a direção do partido que vai tratar das composições partidárias com o PT e se não houver zebra, o deputado federal Michel Temer deve seguir na presidência da legenda. Ato contínuo iniciará as conversações com Lula e Dilma Roussef para uma aliança nacional que deve redundar na sua indicação de vice na chapa liderada pela ministra petista.
Nem tudo será fácil nesta convenção nacional do PMDB. Vários estados, como os do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Pernambuco ameaçam boicotar o encontro. Na verdade um indício claro que os defensores de candidatura própria ou de aliança com os tucanos de José Serra não tem contingente de convencionais suficientes para mudar uma situação que já vem sendo configurada desde o início do ano.
A eleição de Michel Temer poderá trazer reflexos ao processo eleitoral em Rondônia. Ocorre que tem preço fixado para o PT receber o apoio do PMDB: além da indicação do vice o partido do falecido Ulysses Guimarães quer contrapartidas nos estados. No caso de Rondônia, o pedido é claro: a primazia do PMDB lançar o candidato ao governo ficando para o PT a indicação do vice. Se depender do presidente regional Valdir Raupp, que disputa a reeleição, até o vice, será também solicitado: trata-se da senadora Fátima Cleide, que também disputa a reeleição e que tem se transformado numa pedrinha no sapato do peemedebista. Sem ela na peleja, o caminho do ex-governador fica aberto para mais um mandato para uma trajetória que brilha e que pode mais adiante redundar na indicação de um Ministério.
O PT rondoniense grita desde já, afirma que a situação não muda, que os petistas nos estados são soberanos etc. No entanto, a própria não decolagem inicial – tenho certeza que decola mais adiante – ajuda como pretexto para Dilma e cia buscar um acordo em nosso estado.
No Diretório Nacional do PT a grande prioridade é ampliar a bancada federal de deputados federais e senadores, já que sendo eleita Dilma pode acabar refém do PMDB e de outros partidos para montar uma base de sustentação segura. Por conseguinte, Fátima Cleide é viável neste jogo também disputando o Senado e o deputado federal Eduardo Valverde voltando a reforçar a frágil nominata de candidatos à Câmara Federal do PT rondoniense.
Via Direta
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)