Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 - 07h05
Pressionando o Planalto
Recém eleito, o novo Diretório Nacional do PMDB, com o senador Valdir Raupp 1º Vice Presidente do deputado federal Michel Temer, começa a pressionar o Palácio do Planalto visando contrapartidas ao apoio a Ministra Dilma Roussef á presidência da República. A medida trará reflexos em Rondônia podendo ocasionar uma reviravolta regional.
As compensações
Conforme informações procedentes de São Saulo e Brasília, o PMDB deve emplacar o presidente eleito do Diretório Nacional Michel Temer na condição de candidato a vice-presidente de Dilma Roussef, na composição com o PT. Mas vai exigir em troca compensações em vários estados, como contrapartidas. Uma delas é a primazia de lançar cabeças de chapas em Minas Gerais, Bahia e Rondônia, com vices do PT.
PT descarta
Naturalmente os petistas rondonienses descartam com veemência um acórdão regional. A senadora Fátima Cleide (PT) que percorreu o estado no final de semana negou qualquer possibilidade de se transformar em vice do pré-candidato Confúcio Moura (PMDB). Mas se Lula e Dilma pedir o especial favor, será que ela vai negar?
Reação à blitz
O ex-senador Expedito Júnior (PSDB) reagiu no último final de semana, a blitz desenvolvida pelo governador Ivo Cassol (PP) em favor do seu ungido, o vice-governador João Cahulla (PPS), dando uma verdadeira demonstração de força política no Médio Guaporé. Naquela região, em alguns municípios, ele chegou a fazer 80 por cento dos votos no pleito passado.
Escolhendo a dedo
Escolhendo a região em que foi mais votado em 2006, Júnior selecionou a dedo os acompanhantes da maratona na roça: o irmão do próprio governador, César Cassol, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios- Aron, Laerte Gomes, a ex-prefeita de Rolim de Moura, Milene Motta, além de outros prefeitos fiéis a sua postulação.
Irmãos traíras!!!!
No final de semana, o que se viu, foram irmãos apunhalando irmãos, como tataranetos de Caim. Na Zona da Mata, César Cassol, irmão de Ivo, correndo trecho com Expedito. No Vale do Jamari, o ex-deputado federal Nobel Moura, irmão de Confúcio, girando a região apoiando o pré-candidato do PHS Melki Donadon, cujos irmãos Natan e Marcos estão fechados com Confúcio.
O rei do rádio
Nenhum governador deste estado usou e tem usado o rádio com tanta competência como Ivo Cassol na esfera política. Ele fez isso nas duas eleições ao Palácio Presidente Vargas e continua fazendo na busca de sua vaga ao Senado. No final de semana ele fez uma verdadeira maratona radiofônica e quando o mandarim pega o microfone para deitar falação, não quer largar mais.
O bote do Clide
O deputado estadual Euclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) prepara-se para um vôo mais alto nas eleições de 2010. Como conseguiu ampliar suas bases em várias regiões, inclusive na capital, ele vai disputar uma vaga à Câmara Federal e já está assustando a concorrência. Maciel aproveita a queda livre de alguns deputados federais para dar o bote e crescer no cenário estadual.
Escolhendo o vice
Alguns pré-candidatos ao governo do estado já começam a selecionar vices na capital. Alguns nomes já foram sondados pelos governadoraveis do interior. O deputado federal Mauro Nazif, o ex-vereador Davi Chiquilito Erse e o professor Fernando Prado foram alguns nomes já consultados. Os entendimentos seguem.
Do Cotidiano
A evolução humana
O netinho traz seu ar de preocupação à vovó jovial, professora universitária recentemente aposentada, e pergunta: “Por que o vovô tem a mesma idade da vovó e está velho, e a vovó está moça?” Preocupada, a vovó decidiu estudar a situação e concluiu que ela acompanhava o desenvolvimento da cultura e da tecnologia e o marido vivia apegado aos hábitos e costumes do passado, sem se atualizar.
Isso talvez explique apenas em parte porque aquele vovô se deixou cair na decrepitude e sua esposa manteve o viço e a paixão pelo novo. Além da atitude e da personalidade, é certo que vários outros fatores incidem na arte de envelhecer com ânimo, energia e saúde, a ponto de levar a uma encruzilhada em que será preciso escolher entre envelhecer, adaptando-se ao ritmo do passar dos anos com qualidade e sabedoria, ou se arruinar, sucumbindo ao que de pior os anos podem trazer.
Ignorar que os anos passam pode ser o maior passo rumo à decrepitude. Reconhecê-los e agir de acordo com as necessidades de cada etapa da vida poderia ser a melhor resposta que a vovó poderia ter dado ao netinho, mostrando alegria e boa disposição que o menino associou à juventude.
A ciência moderna ousa propor que até uma velhice bem disposta possa ser puxada para o patamar da juventude, não apenas compensando mas também freando e retroagindo as marcas do calendário. Em 1910 acreditava-se que seria errôneo pretender estender ainda mais a vida, pois isto seria “ousar enfrentar os desígnios de Deus”. Como na época a humanidade apresentava uma média de 34 anos de vida, Deus não quis isso, pois depois das guerras do século XX a média de anos de vida não parou de aumentar.
Vara curta – Hoje, a preocupação dos cientistas, que instituíram uma nova especialidade na área médica – a geriatria – não é fazer a pessoa parecer mais jovem, pois isso até se consegue com cirurgias, cremes e uma bela maquiagem, mas lidar com o “nó” mais preocupante do envelhecer: evitar as traições mentais causadas pelas doenças degenerativas.
Essa é uma das questões com as quais lida a Nanomedicina, que tem a pretensão de antecipar a evolução humana e trazer para hoje aquilo que só se imaginava possível dentro de muitas décadas. Mais uma vez a ciência vai cutucar com vara curta aqueles que se julgam os patrocinadores e depositários da “vontade de Deus”, pois a intenção, deliberada e confessa, é vencer a morte, rechaçando seus ataques até onde isso for possível – uma espécie de imortalidade “enquanto dure”.
Via Direta
*** Passadas às convenções municipais e estaduais os partidos começam a ajustar suas nominatas para a disputa de cargos eletivos *** A homologação final só acontecerá em junho o que provocará em alguns partidos uma verdadeira guerra *** Os governadoraveis rondonienses não farão pausa nem no carnaval.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri