Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 09/04/10


 
 
Tudo resolvido
 Uma coluna sem papas na língua 09/04/10 - Gente de Opinião

O presidente regional do Partido da República-PR Laerte Gomes, prefeito de Alvorada do Oeste, esclareceu ontem que o comando regional de Rondônia já aparou as arestas com o Diretório Nacional. O partido seguirá a orientação do Diretório Nacional, apoiando a presidenciável petista Dilma Roussef, sendo que em Rondônia a sigla estará liberada para seguir a candidatura do ex-senador Expedito Júnior.

 Troca de comando
Uma coluna sem papas na língua 09/04/10 - Gente de Opinião 

Segundo Laerte, com isso não haverá troca de comando ou dissolução da executiva rondoniense do PR, como foi propalado por linguarudos da imprensa regional (no caso, este que vos fala...). Sobre o ex-deputado federal Miguel de Souza, cotado para assumir a executiva, como nome de consenso, o dirigente asseverou que ele terá todo apoio dos republicanos para se eleger á Câmara Federal.

 
PMDB, de novo?
 Uma coluna sem papas na língua 09/04/10 - Gente de Opinião

O PMDB há muito tempo é visto em Porto Velho com receio, já que as suas administrações levaram Rondônia ao despenhadeiro. Ninguém esqueceu por aqui, os atrasos de pagamentos do funcionalismo – de até quatro meses – e o envolvimento de peemedebistas ilustres nos casos Beron, Ceron, e Companhia de Mineração etc. Agora, mais essa: a prisão de Willians Pimentel, homem de confiança de Valdir Raupp.

 
Melhorando as coisas
 

Aos pouUma coluna sem papas na língua 09/04/10 - Gente de Opiniãocos as coisas foram melhorando para os Democratas. Nos últimos anos, então como PFL, o partido tinha quase se acabado, com tantas defecções. Nos últimos meses, além de Silvernani Santos assumir sua cadeira na Assembléia Legislativa o partido ganhou de lambuja a prefeitura de Ariquemes, terceira maior cidade do estado, com a posse do prefeito Márcio Raposo, que substituiu Confúcio.

 
 Chapa viabilizada
 Uma coluna sem papas na língua 09/04/10 - Gente de Opinião

Outro drama do partido liderado pelo cacique José Bianco era formar uma chapa competitiva á Assembléia Legislativa. A equação também esta sendo solucionada: Silvernani Santos, (Jaru), o ex-prefeito de Cacaulândia Follador e Ted Wilson de Porto velho reforçam a nominata da legenda. Já, o ex-prefeito de Ji-Paraná Assis Canuto, teria desistido da disputa.

 
Festa de cinco anos
 Uma coluna sem papas na língua 09/04/10 - Gente de Opinião

O jornal eletrônico gentedeopiniao acaba de completar cinco anos encampando propostas arrojadas: com o consagrado jornalista Montezuma Cruz, o site de Porto Velho ganhou força na região Norte com o projeto “Amazonias”. No âmbito internacional, com o correspondente Samuel Saraiva - um rondoniense da gema - em Washington, o órgão de comunicação acompanha a situação dos brasileiros na terra do Tio Sam. 

 
Projeto ficha limpa
 Uma coluna sem papas na língua 09/04/10 - Gente de Opinião

Não pode ser considera nenhuma surpresa o adiamento – mais um de tantos - pela Câmara dos Deputados a votação do projeto Ficha Limpa. Ora, a casa é habitada majoritariamente pelos parlamentares fichas sujas, por conseguinte, não vão querer nunca a autopunição, abdicando de disputar as eleições de outubro. As entidades do movimento de combate à corrupção se mobilizam gritando contra a decisão dos líderes partidários, mas é só espernear mesmo.

 
Petistas injuriados
Uma coluna sem papas na língua 09/04/10 - Gente de Opinião 
Os petistas estão injuriados com os boatos espalhados pelo PMDB que Eduardo Valverde pode desistir da sua candidatura ao governo do estado e que Fátima Cleide pode se transformar em vice de Confúcio Moura. O mago petista Odair Cordeiro me disse ontem que esta absolutamente descartada a possibilidade de composição com o PMDB. “Mesmo porque nossa militância já esta nas ruas”, sintetizou.  

 

 
Do Cotidiano
 
A crise e as gripes zoológicas
 
O “departamento das desculpas esfarrapadas” é o que mais funciona nas empresas – e governos – sem um bom planejamento ou vítimas de dados e informações que levaram a cenários ilusórios e positivamente superdimensionados. É o que acontece quando o discurso recheado de mel para acionistas se transforma também em informe crível ao corpo dirigente do negócio.
Diante da vidraça espatifada por uma pedra de atiradeira, o menino com cara inocente diz: “Foi à crise, mãe!” Pois a crise, que é real e furiosa, realmente afetou amplos setores da economia, mas não pode ser acusada de ser a responsável pelos cenários ilusórios ou pelo mau planejamento.
A atual retração industrial do Brasil, por exemplo, tem pouca relação com a crise mundial, na ótica do atual presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann. Isso porque os países latino-americanos representam, hoje, 54% dos parceiros brasileiros e são menos afetados com a crise financeira internacional que os países do hemisfério Norte, atreladíssimos aos EUA.
Esse dado, questionável, mas evidente, sinaliza para a correção da política externa terceiro-mundista do governo brasileiro. Tirando firulas e esquecendo o viés eleitoral de que as conclusões tiradas pelo Ipea servem evidentemente à cúpula dirigente do País, o importante nesse dado é a conclusão de que a retração industrial brasileira teve bem pouco a ver com a crise que grassa ainda muito forte no hemisfério Norte.
A alta patente da indústria nacional, encastelada na poderosa Fiesp, reclama agilidade maior nas decisões econômicas governamentais, enquanto seus lucros diminuem e um murmúrio de insatisfação já se ouve nos principais escritórios empresariais do País. Um dos vilões apontados é a valorização do Real, que traz acumulados prejuízos à economia brasileira.
Mas não se pode negar que entre os demais 46% de parceiros comerciais brasileiros há uma forte participação de países afetados seriamente pela crise. Por isso, a depressão do crédito internacional não deixou de afetar também o Brasil, mesmo porque alguns setores industriais patrícios têm financiadores externos.

Nessa mescla de impacto negativo menor com parcial ataque à economia nacional, o que se tira, passando no filtro, é que o Brasil vai crescer em 2010, mas menos do que o governo anunciou e a sociedade precisava.

Via Direta

 
*** A Associação Rondoniense de Municípios estima que a maioria dos municípios do estado esteja passando dificuldades com a queda dos repasses constitucionais de FPM e ICMS *** Em vista dos apuros, os prefeitos estão priorizando o pagamento da folha dos servidores, sacrificando outras demandas *** A coisa esta esquentando no interior: temos greve de servidores em Cacoal e preparativos em andando em Vilhena para manifestações visando melhorias salariais.    

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)