Sexta-feira, 12 de março de 2010 - 03h57
Acordo desmentido
Os petistas desmentem categoricamente qualquer acordo de composição em primeiro turno com qualquer outro postulante ao governo do estado. A pré-candidatura do deputado federal Eduardo Valverde será mantida e ratificada nas convenções estaduais marcadas para o mês de junho. Para um eventual segundo turno será um outro quadro a ser analisado.
Ajudando a boataria
O problema é que os próprios petistas ajudaram a fomentar a boataria que tomou conta do estado nos últimos dias. Ao invés de acompanhar seu pré-candidato Eduardo Valverde – que já corre trecho no interior – seu coordenador de campanha Roberto Sobrinho e a senadora Fátima Cleide foram prestigiar o pré-candidato do PMDB Confúcio Moura na inauguração do centro administrativo Ariquemes.
É explicável?
A presença dos cardeais petistas em Ariquemes pode ser considerada uma certa dose de ingenuidade (o que eu não acredito já ambos são bem experientes politicamente) ou até mesmo sinalizar desconforto (também não descarto....) de Roberto e Fátima com Valverde. Até agora nenhum deles explicou a atitude, o que poderia ajudar a conter os boatos que enfraqueceram o pré-candidato petista.
Como um foguete
O certo é que um conjunto de circunstâncias ajudou a impulsionar Confúcio como um foguete neste inicio de campanha. Além do PT vacilar, em favor do peemedebista, também o PPS ajudou, com seu presidente regional Moreira Mendes, presente na solenidade com direito a discurso, agindo como coleguinha do prefeito Ariquemes, deixando de lado a postulação do vice João Cahulla, que fazia visitações na região sul do estado. Até Cassol, através de Odacir busca acordo com Confúcio...
Fazendo lambança
O raposão Odacir Soares e o barbudo queixada Valdir Raupp buscam uma aliança entre os grupos políticos do governador Ivo Cassol e o PMDB. É o caminho mais rápido pra Confúcio Moura (PMDB) despencar, já que alianças de antagônicos como esta só tem dado confusão em Rondônia. Lembram de Jacob Atallah com Raquel? De Chiquilito com Raupp, de Carlinhos com Nazif? Estão caçando pra cabeça...
Fórum de Governadores
O governador Ivo Cassol será anfitrião hoje, em Porto Velho, do 7º Fórum de Governadores da Região Norte. O encontro vai acontecer no auditório do Tribunal de Contas do Estado. Ontem os secretários de planejamento estiveram reunidos para discutir problemas comuns da região, sendo recebidos pelo rondoniense João Carlos.
Campanha de prevenção
Foi lançada ontem em Belém um campanha de prevenção de escalpelamento na navegação para a região amazônica. Esse tipo de acidente tem vitimado principalmente mulheres e crianças, quando seus cabelos são arrancados pelos eixos das embarcações que usam motores adaptados para navegação. Nos últimos anos foram 1.500 vitimas na região Norte. Rondônia também entrou na campanha.
Fumo proibido
Enfim a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado aprovou a proposta do senador Tião Viana (PT-AC) que acaba com o fumo em ambientes fechados. O combate ao tabagismo tem o apoio do governo federal e o cerco aos fumantes vai aumentando gradativamente em todo país já que até o funcionamento dos fumódromos serão proibidos com a matéria aprovada em plenário.
Do Cotidiano
Os malandros à solta
A cena se repete, persistentemente, por todo o Brasil, de Norte a Sul, Leste a Oeste. Um sujeito simplório aborda uma senhora de ares domésticos e polidamente pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio de loteria ou outro sorteio. O bilhete premiado é mostrado confiantemente e, com ele, a comprovação do acerto e o valor do prêmio.
A caminho da Caixa Econômica, e depois de muita conversa, o golpista propõe à vítima lhe vender o bilhete premiado por uma fração do seu valor, pois precisa se apressar para socorrer um familiar doente ou coisa parecida, como ter deixado os documentos pessoais “no sítio”. A vítima, achando que vai levar vantagem, dá dinheiro ao golpista e só vai perceber o logro ao tentar receber o suposto prêmio.
Numa sofisticação do golpe, no meio da conversa aparece um comparsa que fingiu ouvir a conversa e se diz pronto a comprar o bilhete. A vítima, acreditando que vai perder um bom negócio, alega preferência. O comparsa checa com o celular se os números supostamente premiados são verdadeiros e a rede se fecha.
Com o advento da informática, as malandragens também assumiram uma expressão cibernética. Há inúmeros golpes no ar, tanto através do temível phishing, que pode se dar com o roubo de senhas das contas bancárias, quanto de supostas ofertas vantajosas envolvendo dinheiro de princesas africanas, carrões e gadgets da moda.
Desconfie do “grátis” − Um dos golpes que mais funciona é o do uso “grátis” por algum período. A pessoa aceita, preenchendo cadastros, e depois de vencido o período se surpreende com uma cobrança em seu cartão de crédito. Quando vai reclamar, o responsável pelo serviço prestado alega que ao final do período de gratuidade a pessoa deveria cancelar o serviço, pois uma das cláusulas do contrato determinava que o cliente aceitaria o serviço pago ao final do período gratuito.
Por que as pessoas caem tão facilmente nesses golpes, se a própria lógica aconselha a desconfiar de facilidades e ofertas generosas demais? Para o professor Walter Carnielli, do Departamento de Filosofia e do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o malandro realmente aplica o golpe, mas nós caímos traídos por nossa própria maneira de pensar.
Via Direta
*** Aumenta o numero de ex-prefeitos dispostos a galgar vagas no Legislativo estadual nas eleições de outubro *** Além de Carlinhos Camurça (Porto Velho), Sueli Aragão (Cacoal), também entram na peleja Dedé de Melo (Guajará Mirim) e Francisco Sales (Ariquemes) *** Pelo volume de cocaína apreendido nos últimos meses, Rondônia voltou a ser uma das principais bases do narcotráfico internacional.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,