Força petista
Para compensar recentes vaciladas e impulsionar a campanha do seu pré-candidato Eduardo Valverde, o PT pretende dar uma demonstração de força no encontro estadual de Ouro Preto programado para acontecer no final da próxima semana. O partido também objetiva a unidade em torno do seu postulante.
Reta de chegada
Para aqueles que criticam os petistas dizendo que Eduardo Valverde não decolou, os petistas lembram que o partido esta acostumado a atropelar na reta de chegada. Lembra o caso da eleição da senadora Fátima Cleide, a mais votada em 2002, e do prefeito Roberto Sobrinho já com duas grandes vitórias na capital.
No rastro
O tucano
Expedito Júnior não pretende dar mole para o rival Confúcio Moura (PMDB). Com se sabe, o peemedebista acampou na capital nas úiltimas semanas e começou a subir. Júnior, monitorando, as coisas, reforçou as paliçadas em Porto Velho com quem ele acredita ser seu grande adversário no pleito deste ano.
Período fértil
Por causa do panorama nublado, a corrida sucessória ao governo do estado proporciona um terreno fértil para os boatos. Nenhum deles, entretanto, se confirmou. Vejam os principais deles na semana: 1 – Que Eduardo Valverde teria desistido de disputar o governo e aceitado ser vice de Confúcio 2 – Que o Palácio Presidente Vargas teria desistido da candidatura Cahulla e iniciado entendimentos com o PMDB para uma aliança.
Vitima de boatos
Na semana anterior o senador Acir Gurgacz (PDT) também tinha sido vitima da central de boatos. Na oportunidade os boateiros espalharam pelo estado que o representante pedetista tinha desistido da sua postulação ao governo estadual, o que foi categoricamente desmentido pelo líder do socialismo moreno nas suas andanças pelo estado.
Pesquisa registrada
Pesquisa do instituo Phoenix e associados para Assembléia Legislativa, já registrada na justiça eleitoral, indica a ponteira do vereador Zequinha Araújo (PMDB) em Porto Velho, de Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná, Daniela Amorim (PTB) em Ariquemes e Glaucioni Nery (PSDC) em Cacoal. Na região de Alvorada, o prefeito Laerte Gomes (PR) já tem o topo.
Baita renovação
O que se vê nas primeiras pesquisas – não me refiro apenas a esta, mas de outras que estão chegando – é uma forte tendência de renovação dos quadros do parlamento estadual. Vejam que nas sondagens iniciais apenas dois deputados estaduais - um deles é Jesualdo Pires de Ji-Paraná – consegue se manter em alta, em posição de ponta, perante o eleitorado.
Algumas surpresas
Assim como nas eleições passadas, algumas surpresas já vão despontando desde as primeiras consultas dos institutos de opinião. Na capital Davi Erse e a petista Claudir da Mata; o empresário Zezinho do Leilão (em Cacoal), Airton Gurgacz (em Ji-Paraná), Saulo e Adelino Follador (Ariquemes) e Eliane da Emater (Vilhena). Teremos uma disputa emocionante nos pólos regionais.
Poder feminino
E já nas primeiras sondagens também é possível sentir que a representação feminina no Parlamento estadual deverá ser ampliada sensivelmente no pleito deste ano. Com Daniela Amorim, Claudir da Matta e Glaucione Nery, Sueli Aragão, Milene Motta, Lucia Tereza, Jauelie Cassol, as Sônias do PT (Jaru e Ouro Preto), Elaine da Emater, Ana da Oito, as mulheres apresentam boas chances de emplacar uma bancada
Do Cotidiano
Cirurgias feitas com robôs
Robôs não são novidades nem no cinema nem na vida real. Desde pelo menos a década de 60 eles têm se multiplicado pelo mundo, poupando o homem de cumprir tarefas difíceis e insalubres, embora também tenham eliminado milhares de postos de trabalho.
A acelerada evolução dos robôs já permite que eles sejam “recrutados” não mais para tarefas grosseiras ou perigosas, mas também para delicadas operações – as cirúrgicas, por exemplo.
Uma evolução dos primeiros robôs a figurar na paisagem industrial brasileira – os braços robóticos utilizados na indústria automobilística desde a década de 60 −, o Brasil também nesse campo mantém seu atraso relativo em relação aos grandes centros de desenvolvimento tecnológico, mas não deixa de acompanhar as mais recentes novidades, recorrendo sempre a um contínuo esforço pessoal dos pesquisadores. O problema, como sempre, não está tanto no pessoal, que é dedicado, mas na produção: já temos em operação os melhores robôs do mundo, mas eles ainda são importados.
O grupo Cientistas Associados, criado em 2003 por pesquisadores brasileiros, que desenvolve produtos tecnológicos baseados em software e hardware, como sistemas interativos e robôs móveis, tem sido uma prova desse esforço.
Obstáculo é o custo − Outra comprovação do crescimento da aplicação da robótica no país acaba de ser dado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que neste ano passa a oferecer cirurgias feitas com o uso de robôs. O primeiro centro a realizar cirurgias robotizadas pelo SUS deverá ser o Hospital de Câncer de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP).
O assunto começou a ser tratado recentemente em Curitiba (PR), com a participação do oncologista Ricardo Abdalla, especialista em robótica e médico do Hospital Albert Einstein (SP), no 18º Congresso Brasileiro de Cancerologia (Concan), que contou com os maiores especialistas do mundo na área.
Foram apresentadas 750 pesquisas científicas durante o evento. Várias dessas pesquisas relacionam o avanço do tratamento do câncer ao surgimento de quimioterápicos de última geração, de equipamentos capazes de fazer o diagnóstico e o tratamento ao mesmo tempo, assim como a disponibilização da radioterapia que trata o tumor e preserva os tecidos sadios.
Os participantes defenderam a incorporação dessas novas tecnologias aos centros médicos, incluindo os avanços nas áreas de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Contudo, o uso disseminado das tecnologias de ponta no combate ao câncer está longe de ser uma unanimidade entre os especialistas.
Via Direta
Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)