Terça-feira, 13 de abril de 2010 - 05h40
Frente Progressista
No encontro estadual da base aliada, realizada em Ouro Preto do Oeste, no final de semana, foi formada a Frente Progressista que dará sustentação a campanha do governador João Cahulla a reeleição e dos pré-candidatos ao Senado Ivo Cassol e Tziu Jidaias. A coalizão será formada pelo PP, PSDC, PTN, PDS, PV, PRP, PT do B, PMN, PSL e PTB.
Os partidos da Frente Progressista também farão alianças entre si pra disputar as 24 cadeiras à Assembléia Legislativa e oito à Câmara dos Deputados. Para a Câmara dos Deputados, pintam como nomes mais fortes Carlos Magno (PP-Ouro Preto) e Nilton Capixaba (PTB-Cacoal), além dos atuais deputados federais Moreira Mendes (PPS-Ariquemes) e Lindomar Garçon (PV-Porto Velho).
Para quem duvidava, eis a confirmação: no encontro estadual de Ji-Paraná, também neste último final de semana, o senador Acir Gurgacz deixou bem claro: é pré-candidato ao governo do estado e conclamou a militância para ir as ruas para tocar o projeto do socialismo moreno em Rondônia. Resta definir a política de alianças.
A eleição ao governo do estado, como se vê, esta bem regionalizada: Temos o deputado federal Valverde (PT-Porto Velho), o governador João Cahulla (PPS) e o senador cassado Expedito Júnior (PSDB- Rolim de Moura), o senador Acir Gurgacz (PDT-Ji-Paraná), o ex-prefeito Confúcio Moura (PMDB- Ariquemes), Rosângela Cipriano (Vilhena).
Caro leitor: concluo que o ex-senador Odacir Soares, exilado no PSL, não merece mais o título de grande “raposão” da política rondoniense. Imaginem que ele acreditou que seria candidato a vice-governador de João Cahulla ou candidato ao Senado em dobradinha com Ivo Cassol. Como se sabe, para vice foi indicado Neodi, o sanfoneiro, e para o Senado, o pássaro Tiziu.
A grande verdade é que iludiram o raposão. Odacir chegou a conceder entrevista aos jornais locais e as emissoras de rádio e televisão como possível candidato a vice governador de El Bigodon Cahulla ou como dobradinha ao Senado com Ivo. Ao final acabou fora das paradas de sucesso.
Ao indicar Neodi Carlos como vice de João Cahulla e Tziu como seu companheiro de dobradinha ao Senado, o ex-governador Cassol, o grande articulador da base aliada, matou dois coelhos com uma só cajadada: reforça a campanha de Cahulla numa região onde o governador esta mal das pernas e vitamina a sua própria postulação no Vale do Jamari, dominado por Confúcio Moura.
Os petistas desmentem categoricamente qualquer acordo de composição em primeiro turno com qualquer outro postulante ao governo do estado. A pré-candidatura do deputado federal Eduardo Valverde será mantida e ratificada nas convenções estaduais marcadas para o mês de junho. Para um eventual segundo turno será um outro quadro a ser analisado.
Já foram aprovados os plebiscitos para os desmembramentos dos estados de Tapajós e Carajás, que serão desmembrados do Estado do Pará, cujo estado mãe terá a menor superficie territorial dos três. A decisão de dar seqüência ao processo de emancipação foi da Comissão da Amazônia e tem como objetivo a reorganização territorial da região Norte.
Via Direta
*** A caravana rondoniense de tucanos que foi a Brasília acompanhar o lançamento da pré-candidatura de José Serra a presidência da Republica voltou entusiasmada *** Acreditam que desta vez o ex-governador de São Paulo leva a parada *** O município de Guajará Mirim festejou 81 nos de emancipação no final de semana, esperando melhores dias *** A chamada Pérola do Mamoré vivencia uma crise econômica sem fim.
Fonte: Carlos Sperança
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião no Twitter / YouTube
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri