Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 14/04/10


 

 
Falta de segurança
Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião 

As entidades representativas da classe médica têm toda razão em reclamar da falta de segurança para os médicos e enfermeiros no atendimento de presidiários nos postos de saúde municipais, hospital de base e pronto socorro João Paulo II. Volta e meia ocorrem tentativas de fugas e desde que o Comando Vermelho se instalou por aqui começaram aparecer os resgates de presos a bala.

 
Situação piora
 Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião

Mesmo com essa situação nas unidades hospitalares – que já vem ocorrendo há algum tempo – as autoridades de segurança não tem tomado as providências adequadas para proteger a população especialmente os pacientes, que quando constatam a chegada de presos nos postos de saúde já ficam de cabelo em pé, como também os médicos e os enfermeiros. É preciso dar um basta nesta situação.

 
A inocência
 Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião

Ao final de tudo – prisão e soltura do seu afilhado - apenas o presidente regional do PMDB Valdir Raupp acabou acreditando na “inocência” do secretário de Saúde Willians Pimentel, preso pela Polícia Federal durante dois dias pelo suposto envolvimento em falcatruas na Funasa. Lembrando que Pimentel foi indicado ao cargo pelo senador...

 
Ivo X Expedito
 Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião

No embate da base aliada, o ex-governador Ivo Cassol e o ex-senador Expedito Júnior, agora em lados opostos, usam estratégias diferentes. Ivo optou por lançar uma dobradinha caipira – Cahulla de Rolim (a reeleição), Neodi Carlos de Machadinho (vice) mais Tziu de Ariquemes, ao Senado. Já, Expedito, pré-candidato tucano, esta procurando vice na capital.

 
Espaço no governo
 Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião

O deputado federal Moreira Mendes, presidente regional do PPS, continua buscando espaço no governo, ou seja, a indicação de seus afilhados para ocupar secretarias importantes da administração do governador João Cahulla. Até agora El Bigodón tem feito ouvidos moucos as pretensões de Moreirão, mas o parlamentar tem cartas na manga para que Cahulla atenda suas exigências.

 
A equação de Cahulla
 Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião

Por falar no governador , ele tem uma difícil equação para alçar um já previsível segundo turno. Para começar, ele tem que fazer o dever de casa, que é bater Expedito Júnior na Zona da Mata e na Região do Café, o que ainda não conseguiu. Além disso, é essencial que melhore sua performance na capital e em Ariquemes, onde vai depender muito do apoio do seu aliado Ivo Cassol.

 
Fogo amigo
 Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião

Como não bastasse tudo isso, Cahulla já é objeto de fogo amigo na capital. O presidente regional do PSL, Odacir Soares, critica abertamente a decisão de Ivo Cassol em indicar um vice para Cahulla do interior, ou seja, Neodi, formando o que se fala na oposição, de uma verdadeira “Frente Antonov”. O raposão afirma em alto e bom que o vice da coalizão deveria ser da capital (no caso, ele?), que esta sendo desprezada.

 
Em ritmo de definições
 

Com pelo menoUma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opiniãos seis pré-candidatos já definidos nesta temporada, só falta agora Melki Donadon do PHS, se decidir se vai de vice de algum candidato de ponta ou sai como candidato ao governo do estado.  Para vice, Melki tem preferência por Expedito, com quem tem percorrido o estado, mas aceita também proposta de Confúcio, caso haja o convite.

 
DEM com Serra
 Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião

Pessoalmente, o ex-governador José Bianco, presidente regional dos Democratas não se posicionou ainda, mas já esta sacramentada em nível nacional a aliança do DEM com os tucanos de José Serra. Por conseguinte, não falta muito, para Bianco anunciar seu apoio ao senador cassado Expedito Júnior na batalha pelo Palácio Presidente Vargas.


 
Do Cotidiano
 
Os analfabetos digitais
 
Mais de um terço da correspondência eletrônica (e-mail) no ciberespaço brasileiro é constituída de spam, mensagens não solicitadas que se distribuem entre anúncios indesejados, boatos e pegadinhas (hoax). Os brasileiros repassam e-mails em pencas, espalhando mensagens falsas, sem checar a procedência ou a veracidade. Esse descuido pode custar caro.
A despreocupação com as fontes das informações contidas na mensagem é transferida a quem enviou – normalmente pessoa conhecida e da própria lista de endereços do destinatário. Ele confia no remetente, mas ignora que seu amigo ou conhecido também repassou o e-mail sem critério. Com isso, os cibercriminosos vão aumentando interminavelmente suas listas de cibervítimas, submetidas aos mais variados processos de sedução para cair em algum truque. Deles, o mais ameaçador é o phishing, processo pelo qual o criminoso invade um computador e se apossa de dados para fins de espionagem industrial, chantagem ou decodificação de senhas de contas bancárias.
Por conta do analfabetismo digital de muitos usuários brasileiros, as caixas postais se tornaram um festival de propagandas não solicitadas e boatos que vão desde pesadas calúnias contra lideranças políticas até ingênuas “provas” da existência de sereias, ETs, fantasmas, “espíritos”, anjos ou demônios.
 Bonzinhos, os analfabetos digitais brasileiros estão sempre prontos a retransmitir chorosas mensagens, invariavelmente falsas, sobre crianças desaparecidas ou com câncer. Essa ingenuidade, que decorre da ignorância sobre os métodos utilizados pelos spammers e outros ciberinimigos, até seria o castigo justo para quem se arrisca a viajar em território desconhecido sem estudar os roteiros e se orientar sobre onde pisa, como alguém que penetra numa selva desconhecida sem bússola ou guia.

No entanto, o brasileiro bonzinho e ingênuo também leva sua generosa rendição ao spam e ao hoax para o trabalho, que exige cada vez mais o concurso de recursos informáticos. Em uma comparação feita entre 14 países, um estudo colocou o Brasil como o país que menos atualiza seus programas de defesa contra hackers e o que mais sofre os chamados ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês).

 
Via Direta
Uma coluna sem papas na língua 14/04/10 - Gente de Opinião 
*** Nas visitas desenvolvidas em Porto Velho antes de viajar para Brasília na última segunda feira, o senador Valdir Raupp foi claro: a candidatura de Confúcio Moura (PMDB) já é irreversível *** Quem quiser acordo a partir de agora será para ser vice *** A capital rondoniense assiste meia dúzia de invasões de terras pelos sem tetos na periferia *** A coisa vai desde a invasão Bonsucesso, no final da avenida Campos Sales, até o Airton sena 2, na região do Mariana/Marcos Freire. 

Fonte: Ascom/Viva Porto Velho. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)