Quinta-feira, 15 de abril de 2010 - 06h13
Para a corrida sucessória estadual já restam poucas dúvidas sobre os candidatos, já que PT e PMDB terão seus próprios postulantes e a base aliada caminha para um racha definitivo, que deverá ser sacramentada nas convenções de junho. Uma das dúvidas é no que se refere ao ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS).
Já está claro, mais do que claro que Melki não ficará fora das eleições de outubro: seja como candidato a vice de Expedito, Confúcio ou Cahulla, ou mesmo como uma candidatura ao governo, já que quer deixar seu nome da berlinda. Seu projeto é uma revanche com Zé Rover pelo Palácio dos Parecis daqui há dois anos.
Enquanto o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) começa a se destacar no plenário do Congresso Nacional, a militância do socialismo moreno festeja a confirmação da sua pré-candidatura ao governo do estado. Os pedetistas preparam uma festa para a grande largada na corrida estadual a partir das convenções de junho.
O PSB investe forte agora nos pequenos municípios para atingir a meta de eleger três deputados estaduais. O presidente regional Mauro Nazif e o deputado estadual Jesualdo Pires anunciaram ontem mais dois nomes para a nominata do partido: Geraldo da Vitória (Alvorada do Oeste) e o presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, Adão Teixeira.
Os casos recentes atingindo peemedebistas – a prisão de Pimentel, a inegebilidade de Sueli Aragão e o pedido de cassação de Serraia - não danificaram a trajetória ascendente do pré-candidato do PMDB Confúcio Moura. Na capital, por exemplo, o que se vê é para a concorrência ficar de cabelos em pé: Moura continua subindo como um foguete.
Impressiona a precisão cirúrgica de Cassol ao montar a agenda de encontros da Frente Progressista, para alavancar a candidatura de João Cahulla (PPS) a reeleição. A próxima será em São Miguel, uma região onde Expedito Júnior (PSDB) mantém larga vantagem sobre o seu oponente da base aliada. Parece que Ivo já começa a trabalhar com pesquisa na mão.
As nominatas de pré-candidatos do PT Assembléia Legislativa e a Câmara Federal divulgadas pelo partido mostram a legenda forte na disputa no parlamento estadual, mas com certa fragilidade na peleja das vagas à Câmara Federal. No interior, como se sabe, o Padre Tom deixou a prefeitura de Alto Alegre, para suprir esta carência.
Já, para substituir Eduardo Valverde, que entra na disputa ao governo do estado, o PT lança mão de três nomes: Israel Xavier, e os coadjuvantes Tácito Pereira, e Itamar Ferreira. Os petistas teriam outras duas cartas na manga: José Neumar e Odacir Cordeiro, mas eles preferem ficar nos bastidores.
Interessado em desbancar a indicação de Neodi Carlos a vice do governador João Cahulla – alegando que a capital esta sendo desprezada - o ex-senador Odacir Soares, o raposão, pratica descaradamente fogo amigo contra a chapa governista. Ele lidera uma insurreição envolvendo quatro siglas de aluguel dentro da base aliada.
Por sua vez, a assessoria de Noedi não perdeu tempo sobre a acusação de que o deputado é um “estrangeiro” na capital: explicou que a acusação de Odacir não procede, já que o atual presidente da Assembléia reside em Porto Velho há cinco anos e até forneceu o endereço, onde ele adquiriu residência: no bairro São João Bosco, ao lado o Conjunto Santo Antonio.
*** O presidente da AROM Laerte Gomes espera melhorias na arrecadação dos municípios rondonienses nos próximos meses *** O ex-prefeito Carlos Magno pré-candidato á Câmara Federal ficou aliviado com a desistência de Assis Canuto em disputar uma vaga à Câmara Federal *** Afinal, Canuto foi fundador de Ouro Preto e racharia suas bases na região central.
Fonte: Carlos Sperança.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião no Twitter / YouTube
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri