Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 16/04/10


 
 
Disputa a dentadas
Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião 

Não faz muito tempo os comunistas eram acusados até de comer criancinhas com farofa. Hoje, em Rondônia, o apoio do PC do B é disputado a dentadas por quase todos os governadoráveis, mas, sobretudo pelo peemedebista Confúcio Moura e pelo petista Eduardo Valverde. Quem diria, né Pantera? Como as coisas viram em Rondônia...

 
Noiva cobiçada
 Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião

No centro das negociações entre petistas, peemedebistas e os vermelhinhos esta o filho do falecido prefeito Chiquilito Erse, Davi Chiquilito. Ele é considerado o nome ideal para ser o vice, mas até agora tem recusado as propostas, pois mira uma vaga na Assembléia Legislativa e depois novamente a disputa do Palácio Tancredo Neves em 2012.

 
Encontro Estadual
 Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião

Já em clima de campanha a coalizão de partidos que forma a “Frente Progressista” que vai sustentar as candidaturas do governador João Cahulla a reeleição e de Ivo Cassol e Tziu Jidaias ao Senado, preparou uma agenda de encontros estaduais. Em 2 de maio a aliança se reúne em São Miguel do Guaporé.

 
Fogo amigo
 Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião

Agastado por ter perdido a indicação de vice na chapa de João Cahulla e de candidato ao Senado pra Tziu Jidaias, o presidente regional do PSL, Odacir Soares pratica o fogo amigo com discórdia e cizânia na Frente Progressista. Quer derrubar Neodi da chapa de Cahulla e declara apoio ao adversário do seu ídolo Ivo Cassol, Valdir Raupp ao Senado. È coisa de louco!

 
Com alívio
 Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião

Algumas desistências acabam resultando em alívio para alguns deputados ameaçados de não conseguir a reeleição. Uma delas foi à do prefeito de Alvorada do Oeste Laerte Gomes, que desistiu da candidatura à Assembléia Legislativa. Com isso os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV-Vilhena) e Lebrão (PMN-São Miguel) respiram aliviados. Laerte é o bicho papão naquela região.

 
A zebra em disparada
 Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião

Dos campos de soja de Vilhena, na fronteira com o Mato Grosso, as fazendas de gado em Extrema, na divisa com o Acre, a zebra da temporada vai engordando. Eu falo de Confúcio Moura, pré-candidato ao governo do estado, pelo PMDB. Esta repetindo a trajetória – passo a passo – de Ivo Cassol em 2002, na época menosprezado e que saiu do nada para o topo.

 
Rachas no Sintero
 Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião

Tão forte como um grande partido político, o poderoso Sintero, que congrega os profissionais da educação, também tem os seus rachas. Algumas lideranças se enciumaram com a projeção de Claudir da Mata e Nereu Klosinski (yés, a greve também tem conotação política...) e trataram de continuar a greve por conta própria em Rolim e Cacoal. Como se vê, lá, também, tem “sinteristas” candidatos a deputado...

 
Negócio da China?
 Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião

Aparentemente, para o PT em Rondônia, a aliança com o PMDB, foi um grande negócio em 2008, garantindo vitórias importantes em Porto Velho e Cacoal. Aos poucos, o que se tinha como um negócio da China pode se transformar numa coisa de trouxas: O PMDB entregou uma batata quente para o padre Franco em Cacoal, e em Porto Velho casos como a prisão de Willians Pimente l(Saúde) podem respingar na gestão petista.

 
Pé na estrada
 Uma coluna sem papas na língua 16/04/10 - Gente de Opinião

O ex-deputado federal Miguel de Souza esta no trecho buscando retorno à Câmara Federal depois de um período bastante produtivo frente ao Dnitt onde puxou a brasa para a sardinha de Rondônia. Integrante dos quadros do PR, Miguel, que percorreu ontem s redações, estuda a coligação mais favorável para concretizar seu projeto.

 
Do Cotidiano
 
As civilizações na Amazônia
 
Teria havido uma arquitetura globalizada na antiguidade? É coincidência ou há um fio de integração na existência de pirâmides em locais tão diferentes quanto o Egito e a América Central?
Elas ocorrem, sempre cercadas de mistérios, não só nos monumentos egípcios – as Pirâmides de Gizé são a única das Sete Maravilhas do mundo antigo que ainda permanece – nem nas escassamente conhecidas Pirâmides de Guímar, nas Ilhas Canárias, mas também no México, onde floresceu a civilização asteca, e entre os maias, que habitaram a Guatemala e países vizinhos. 
Igualmente misteriosos são os sinais de que a Amazônia também teve sua antiga civilização desaparecida e, com ela, suas próprias pirâmides. As suposições de que a Amazônia também foi “sucursal” ou parte da Atlântida reforçam as teorias fantasiosas ou “conspiratórias” de que essa arquitetura piramidal globalizada tenha origem na Atlântida, uma hipotética, remotíssima e evoluída civilização humana que, a exemplo de maias, astecas e incas, mais recentemente, teria sucumbido ao egoísmo e à imprevidência da humanidade em uma etapa decisiva de seu desenvolvimento.
As perguntas são formuladas a cada passo. De onde teriam se originado os elementos de contato da civilização inca, na América do Sul, com outras culturas, ao Leste? Vieram das bandas do Oceano Pacífico ou, como se acredita com mais convicção, seus ancestrais transitaram e viveram em toda a extensão da Amazônia, de Leste a Oeste, até se radicar nas regiões das lendas douradas em que seus remanescentes foram liquidados?

Antecedentes −As atenções do mundo foram novamente atraídas pela Amazônia quando a prestigiosa revista científica Science, a rede inglesa BBC e a agência alemã Reuters deram eco a descobertas arqueológicas – aliás, contínuas – documentadas no Alto Xingu: um complexo de habitações antigas nas quais viveram cerca de 50 mil pessoas. Conjuntos de casas e pequenos vilarejos ligados por uma complexa rede de estradas, grandes muralhas e conectados por largas praças centrais, além de represas e lagos artificiais, segundo os cientistas que analisaram as imagens da região tomadas por satélite. A moderníssima tecnologia lançando luzes sobre os mistérios do passado.

 
Via Direta
 
*** Antes que o Odair me crucifique por tê-lo denominado de “Odacir Cordeiro” na coluna de terça, já vou me desculpando: “Veja” errou! *** O ex-ministro Alfredo Nascimento, pré-candidato ao governo do Amazonas sofre desgaste político por não ter concretizado a restauração da BR-319 *** Os peemedebistas garantem aos eleitores de pouca fé: eleger Raupp ao Senado significa Rondônia ganhar um ministro na gestão Dilma *** Será?  

Fonte: Carlos Sperança 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)