Sábado, 20 de outubro de 2007 - 06h33
Aprendiz de feiticeiro
Já citei em colunas anteriores a ascensão política de Lindomar Garçon, um dos pretendentes ao Palácio Tancredo Neves, inclusive o considero um fenômeno regional. Mas tem agido como um autêntico aprendiz de feiticeiro na articulação. Por conta de equívocos, em menos de uma semana já perdeu o apoio do PSDC, o PPS avançou com Amado Rahal e o governador Ivo Cassol já sinaliza para outro lado.
Bola da vez?
Poderemos ter surpresas no pedaço com a perda de mandato do deputado estadual Euclides Maciel por infidelidade partidária. Seu suplente imediato, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira tem impedimentos na justiça para assumir. Os dois suplentes que vem em seguida, Romeu Reolon (Alto Paraíso) e Tião Serraia (Rolim de Moura) também se tornaram infiéis ao pular de galho do PSL para o PMDB.
Canto da sereia
Reolon e Serraia caíram do canto da sereia do raposão Valdir Raupp e se transferiram de mala e cuia para disputar as prefeituras de Alto Paraíso e Rolim de Moura, pelo PMDB. Com isso vão perder a chances de alçar a vaga e o grande beneficiado com toda essa seqüência de equívocos é o radialista Arimar de Sá, representante de Porto Velho.
Com escuderias
A mania de lançar candidatos escudeiros pegou mesmo. Existem vários indícios que petistas e cassolistas usarão da mesma estratégia, projetando candidatos-satélites nas eleições municipais dos principais colégios eleitorais do estado. Na capital Cassol tem três nomes mas só um será o chapa branca oficial e os petistas pelo menos mais dois.
Assembléia I
O presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos e o deputado Jesualdo Pires ficaram plenamente satisfeitos com a audiência para tratar da construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. Bem prestigiado, o encontro foi produtivo e deu um grande impulso na mobilização. O Poder Legislativo está cumprindo seu papel como caixa de ressonância da população, afirmam.
Assembléia II
Tanto o presidente Neodi Carlos como o 1ºsecretári Jesualdo Pires, atuando em conjunto, também desfizeram um clima de perseguição montado pelo deputado Alex Textoni aos servidores da Casa, desautorizando medidas retaliatórias que seriam adotadas pelo parlamentar a partir de segunda-feira. Portando, todos podem ficar calmos. Não haverá perseguidor, nem perseguidos>
Implosão da proposta
Pelo rufar dos tambores, como se diz na aldeia, o projeto do corte de auxílio de moradia para juizes, conselheiros e desembargadores, de autoria do deputado Miguel Sena (PV-Guajará Mirim) acabará rejeitado. Foi designado justamente o desafeto de Sena, José Amauri (PMDB-Jaru) como relator da matéria...
Acertou uma!
Cumprindo um verdadeiro inferno astral, e se indispondo com todo mundo, o vice-presidente da Assembléia Legislativa Alex Textoni, as vezes acerta na mosca. É de sua autoria a audiência pública, do próximo dia 25, para estabelecer o marco regalório de saneamento básico em Rondônia. O problema é grave e como tal deve ser tratado. Comento o assunto em Cotidiano, abaixo.
Bom impulso
A simples especulação dando conta que o médico Amado Rahal (PPS) é o ungido do governador Ivo Cassol para a peleja da prefeitura de Porto Velho fez o pré-candidato socialista saltar nas sondagens de dois institutos de pesquisas. O fato demonstra claramente que o nome escolhido pelo governador seja quem for - vai dar trabalho e se embolar com outros nomes já encaminhados na disputa.
Mais indícios
Aumentam os indícios dando conta que o nome de Amaro Rahal terá o patrocínio do Palácio Presidente Vargas na disputa de 2008: o PSDC, outro partido da base aliada do governador, acaba de romper com o deputado federal Lindomar Garçon. Os cristãos não apoiarão mais, nem Dinho em Candeias do Jamari, tampouco Garçon em Porto Velho. E mais: duas legendas governistas fecharam com Amado na noite de quarta-feira...
Do Cotidiano
Índices terceiromundistas
O presidente Luís Inácio da Lula estabeleceu objetivos ambiciosos para dar cabo da universalização do saneamento básico para a população brasileira e um marco regulatório começa ser discutido nos estados a respeito. No Brasil o quadro nacional de saneamento é deplorável, já que apenas 50 por cento dos esgotos domiciliares são coletados e apenas 20 por cento é tratado.
Em Rondônia, o panorama do saneamento básico é terceiromunista. Em plena Porto Velho, a capital de Rondônia, com quase 350 mil habitantes, apenas a metade da população conta com água encanada nas suas torneiras. Pior mesmo é com as estatísticas sobre esgoto: temos menos de cinco por cento de coleta domiciliar, e o percentual de tratamento se aproxima de zero. Dados realmente estarrecedores.
Por tudo isso, considero mais do que oportuna a discussão programada para o próximo dia 25, sobre a questão do saneamento básico em Rondônia, uma proposta do deputado Alex Textoni (PTN). O parlamentar quer juntar na audiência pública, prefeitos, deputados Crea, associações diversas e órgãos do governo do estado, para debater e encaminhar soluções afetas ao saneamento básico.
No Brasil, a proposta da universalização do saneamento básico tem uma visão de futuro para esse país. Tem como propósito possibilitar um atendimento a toda população. A meta é ambiciosa: serão necessários R$ 180 bilhões para universalizar o saneamento no país nos próximos 20 anos, como revela Textoni.
Com a discussão, o parlamentar de Ouro Preto do Oeste pretende também criar através de projeto de lei a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados ao Estado de Rondônia. Entre outras finalidades, o novo órgão será criado para tratar do assunto e proteger os usuários contra o abuso de poder econômico que vise a dominação dos mercados, a eliminação da concorrência e o aumento arbitrários das tarifas e margens de lucro.
Via Direta
*** Fico imaginado como está ansiedade do suplente Zé Rover que já tinha até festejado sua posse na ALE ***Ocorre que deputado estadual Chico Paraíba adiou mais uma vez sua posse no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas TCE *** Em Jaru, para fomentar sua reeleição o prefeito Ulysses Borges fala até num novo Paço Municipal *** O neotucano Euclides Maciel está em pé-de-guerra com o PSL, seu ex-partido.
Fonte: csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri