Quarta-feira, 24 de março de 2010 - 04h09
Visando fortalecer a postulação do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) como pré-candidato ao governo estadual, o PDT esta preparando uma série de encontros estaduais. Na capital, o líder do socialismo moreno vai acampar na semana que vem, quando a legenda terá importante fórum para discutir sua política de alianças e definições de sua nominata de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara Federal.
Os Democratas anunciaram candidatura própria com o prefeito de Ji-Paraná José Bianco, buscando, na verdade, a valorização da legenda em possíveis alianças. No atual contexto, Bianco ficou sem espaço pra a disputa do Palácio Presidente Vargas: tem predadores muito fortes invibializando sua postulação que são Acir na região central e Expedito em outras regiões do estado.
Beneficiado por uma série de fatores – atraso de definições dos adversários, por exemplo - somado a sua competência nas articulações, o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura já desponta como uma grande zebra nas eleições 2010. O caro leitor vai perceber isso – a força do peemedebista - nas próximas semanas quando ele começar a receber bordoadas de todo lado.
Com o encontro estadual em Ji-Paraná, no final de semana, o PT abriu oficialmente a jornada 2010, com um certo atraso com relação a Expedito, Cahulla e Confúcio Moura. Com a coordenação do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, o deputado federal Eduardo Valverde deve – finalmente – ganhar impulso. O mago dos petistas Odair Cordeiro, confia muito na força do partido no estado inteiro para levar Valverde ao segundo turno.
Conversando com cassolistas e petistas deu para perceber o seguinte:logo, logo vão buscar a polarização entre si. Se odeiam, mas se respeitam. Ouvi cassolistas dizendo que acreditam que o grande inimigo é a máquina petista em condições de levar Valverde ao segundo turno. Do lado dos petistas, a mesma coisa: acreditam que a máquina estadual pode levar Cahulla.
O deputado federal Lindomar Garçom (PV-Porto Velho) disse ontem que ampliou suas bases na busca da reeleição e tem expectativa de boa votação - além de Candeias onde foi prefeito três vezes – em Alto Paraíso, Itapuã, Machadinho do Oeste, Alta Floresta e Guajará Mirim. Se ganhar bem ele voltará à disputa da prefeitura da capital em 2012.
Aumenta a debandada na campanha do tucano Expedito Júnior. Depois do ex-prefeito Carlinhos Camurça (PP), e do deputado federal Lindomar Garçom (PV) agora também o deputado estadual Miguel Sena (PSDB) corre trecho pedindo votos para o vice-governador João Cahulla. Agora são doze deputados estaduais fechados com o vice governador.
O governador Ivo Cassol e o ex-senador Expedito Júnior começam a trocar acusações nos encontros realizados no interior. O rompimento político vai se caracterizando também com a demissão dia 31, na posse de Cahulla, de todos correligionários do tucano da administração estadual. Os ingredientes são de um autêntico rompimento, com baixarias e tudo mais.
Do Cotidiano
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri