Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10


 
 
Encontros regionais
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoVisando fortalecer a postulação do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) como pré-candidato ao governo estadual, o PDT esta preparando uma série de encontros estaduais. Na capital, o líder do socialismo moreno vai acampar na semana que vem, quando a legenda terá importante fórum para discutir sua política de alianças e definições de sua nominata de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara Federal.

 
A indicação de vice
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoOs Democratas anunciaram candidatura própria com o prefeito de Ji-Paraná José Bianco, buscando, na verdade, a valorização da legenda em possíveis alianças. No atual contexto, Bianco ficou sem espaço pra a disputa do Palácio Presidente Vargas: tem predadores muito fortes invibializando sua postulação que são Acir na região central e Expedito em outras regiões do estado.

 
Zebra pastando
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoBeneficiado por uma série de fatores – atraso de definições dos adversários, por exemplo - somado a sua competência nas articulações, o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura já desponta como uma grande zebra nas eleições 2010. O caro leitor vai perceber isso – a força do peemedebista - nas próximas semanas quando ele começar a receber bordoadas de todo lado.

 
Novo impulso
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoCom o encontro estadual em Ji-Paraná, no final de semana, o PT abriu oficialmente a jornada 2010, com um certo atraso com relação a Expedito, Cahulla e Confúcio Moura. Com a coordenação do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, o deputado federal Eduardo Valverde deve – finalmente – ganhar impulso. O mago dos petistas Odair Cordeiro, confia muito na força do partido no estado inteiro para levar Valverde ao segundo turno.

 
Cassolistas x petistas
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoConversando com cassolistas e petistas deu para perceber o seguinte:logo, logo vão buscar a polarização entre si. Se odeiam, mas se respeitam. Ouvi cassolistas dizendo que acreditam que o grande inimigo é a máquina petista em condições de levar Valverde ao segundo turno. Do lado dos petistas, a mesma coisa: acreditam que a máquina estadual pode levar Cahulla. 

 
Busca da reeleição
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoO deputado federal Lindomar Garçom (PV-Porto Velho) disse ontem que ampliou suas bases na busca da reeleição e tem expectativa de boa votação - além de Candeias onde foi prefeito três vezes – em Alto Paraíso, Itapuã, Machadinho do Oeste, Alta Floresta e Guajará Mirim. Se ganhar bem ele voltará à disputa da prefeitura da capital em 2012.

 
Debandada aumenta
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoAumenta a debandada na campanha do tucano Expedito Júnior. Depois do ex-prefeito Carlinhos Camurça (PP), e do deputado federal Lindomar Garçom (PV) agora também o deputado estadual Miguel Sena (PSDB) corre trecho pedindo votos para o vice-governador João Cahulla. Agora são doze deputados estaduais fechados com o vice governador.

 
Trocando bicadas
 

Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoO governador Ivo Cassol e o ex-senador Expedito Júnior começam a trocar acusações nos encontros realizados no interior. O rompimento político vai se caracterizando também com a demissão dia 31, na posse de Cahulla, de todos correligionários do tucano da administração estadual. Os ingredientes são de um autêntico rompimento, com baixarias e tudo mais.

 
Oposição simulada? 
 
Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de OpiniãoSe a oposição do tucano ao grupo político de Ivo Cassol será uma mera simulação, são outros quinhentos. O roteiro e a encenação do teatrinho, começa a colar, já que ambos estão falando “mal” um do outro. Expedito também esta deixando de pedir votos ao Senado para Ivo como forma de retaliação a perda dos cargos comissionados no Palácio Presidente Vargas.
 

    

Do Cotidiano

Os malandros à solta
 
A cena se repete, persistentemente, por todo o Brasil, de Norte a Sul, Leste a Oeste. Um sujeito simplório aborda uma senhora de ares domésticos e polidamente pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio de loteria ou outro sorteio. O bilhete premiado é mostrado confiantemente e, com ele, a comprovação do acerto e o valor do prêmio.
A caminho da Caixa Econômica, e depois de muita conversa, o golpista propõe à vítima lhe vender o bilhete premiado por uma fração do seu valor, pois precisa se apressar para socorrer um familiar doente ou coisa parecida, como ter deixado os documentos pessoais “no sítio”. A vítima, achando que vai levar vantagem, dá dinheiro ao golpista e só vai perceber o logro ao tentar receber o suposto prêmio.
Numa sofisticação do golpe, no meio da conversa aparece um comparsa que fingiu ouvir a conversa e se diz pronto a comprar o bilhete. A vítima, acreditando que vai perder um bom negócio, alega preferência. O comparsa checa com o celular se os números supostamente premiados são verdadeiros e a rede se fecha.
Com o advento da informática, as malandragens também assumiram uma expressão cibernética. Há inúmeros golpes no ar, tanto através do temível phishing, que pode se dar com o roubo de senhas das contas bancárias, quanto de supostas ofertas vantajosas envolvendo dinheiro de princesas africanas, carrões e gadgets da moda.
 Um dos golpes que mais funciona é o do uso “grátis” por algum período. A pessoa aceita, preenchendo cadastros, e depois de vencido o período se surpreende com uma cobrança em seu cartão de crédito. Quando vai reclamar, o responsável pelo serviço prestado alega que ao final do período de gratuidade a pessoa deveria cancelar o serviço, pois uma das cláusulas do contrato determinava que o cliente aceitaria o serviço pago ao final do período gratuito.
Por que as pessoas caem tão facilmente nesses golpes, se a própria lógica aconselha a desconfiar de facilidades e ofertas generosas demais? Para o professor Walter Carnielli, do Departamento de Filosofia e do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o malandro realmente aplica o golpe, mas nós caímos traídos por nossa própria maneira de pensar.
 

V
ia Direta
 
Uma coluna sem papas na língua 24/03/10 - Gente de Opinião*** O PSB realizou encontro em Jaru e deixou o partido entusiasmado com suas chances nas eleições de outubro *** O senador Valdir Raupp teria voltado a pedir que a senadora Fátima Cleide renunciasse a disputa ao Senado, e que disputasse o governo *** Como um pedido destes envolve contrapartidas, que Confúcio fique com as barbas de molho com o barbudo queixada, que só pensa no próprio umbigo...

Fonte: Carlos Sperança

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)