Quarta-feira, 24 de março de 2010 - 04h09
Visando fortalecer a postulação do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) como pré-candidato ao governo estadual, o PDT esta preparando uma série de encontros estaduais. Na capital, o líder do socialismo moreno vai acampar na semana que vem, quando a legenda terá importante fórum para discutir sua política de alianças e definições de sua nominata de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara Federal.
Os Democratas anunciaram candidatura própria com o prefeito de Ji-Paraná José Bianco, buscando, na verdade, a valorização da legenda em possíveis alianças. No atual contexto, Bianco ficou sem espaço pra a disputa do Palácio Presidente Vargas: tem predadores muito fortes invibializando sua postulação que são Acir na região central e Expedito em outras regiões do estado.
Beneficiado por uma série de fatores – atraso de definições dos adversários, por exemplo - somado a sua competência nas articulações, o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura já desponta como uma grande zebra nas eleições 2010. O caro leitor vai perceber isso – a força do peemedebista - nas próximas semanas quando ele começar a receber bordoadas de todo lado.
Com o encontro estadual em Ji-Paraná, no final de semana, o PT abriu oficialmente a jornada 2010, com um certo atraso com relação a Expedito, Cahulla e Confúcio Moura. Com a coordenação do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, o deputado federal Eduardo Valverde deve – finalmente – ganhar impulso. O mago dos petistas Odair Cordeiro, confia muito na força do partido no estado inteiro para levar Valverde ao segundo turno.
Conversando com cassolistas e petistas deu para perceber o seguinte:logo, logo vão buscar a polarização entre si. Se odeiam, mas se respeitam. Ouvi cassolistas dizendo que acreditam que o grande inimigo é a máquina petista em condições de levar Valverde ao segundo turno. Do lado dos petistas, a mesma coisa: acreditam que a máquina estadual pode levar Cahulla.
O deputado federal Lindomar Garçom (PV-Porto Velho) disse ontem que ampliou suas bases na busca da reeleição e tem expectativa de boa votação - além de Candeias onde foi prefeito três vezes – em Alto Paraíso, Itapuã, Machadinho do Oeste, Alta Floresta e Guajará Mirim. Se ganhar bem ele voltará à disputa da prefeitura da capital em 2012.
Aumenta a debandada na campanha do tucano Expedito Júnior. Depois do ex-prefeito Carlinhos Camurça (PP), e do deputado federal Lindomar Garçom (PV) agora também o deputado estadual Miguel Sena (PSDB) corre trecho pedindo votos para o vice-governador João Cahulla. Agora são doze deputados estaduais fechados com o vice governador.
O governador Ivo Cassol e o ex-senador Expedito Júnior começam a trocar acusações nos encontros realizados no interior. O rompimento político vai se caracterizando também com a demissão dia 31, na posse de Cahulla, de todos correligionários do tucano da administração estadual. Os ingredientes são de um autêntico rompimento, com baixarias e tudo mais.
Do Cotidiano
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro
Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026
Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par