Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 04h51
Deixando o poleiro
O chefe da Casa Civil Odacir Soares anuncia que o governador e aqueles que vão disputar cargos eletivos em outubro, vão se desincompatibilizar 2 de abril, um dia antes do prazo exigido pela justiça eleitoral. Tudo por uma questão de prudência para que não hajam problemas de última hora. Com isso o vice-governador Cahulla, assume em seguida. É um novo quadro.
Novos plebiscitos
Com aprovação da realização de mais dois plebiscitos pela Assembléia Legislativa, com decretos legislativos de autoria do deputado Valter Araújo (PTB-Porto Velho), os distritos de Tarilândia (em Jaru) e Nova Califórnia ( Porto Velho) abrem trincheiras de luta pela autonomia. Como se vê, começa uma nova onda emancipacionista como armas eleitorais na campanha 2010.
Caso de Tarilândia
Mas no caso de Tarilândia se justifica inteiramente a proposta. Trata-se de uma luta de duas décadas, e como o caso de Extrema, aquele Distrito tem população e economia em condições de manter o novo município. Já não é o caso de Nova Califórnia, que entraria no ranking dos menores municípios de Rondônia.
Nova Califórnia
No tocante a iniciativa para transformar Nova Califórnia em município, o que se vê é uma demagogia eleitoral. Com a criação do município de Extrema fica inviabilizada inteiramente o surgimento do município de Nova Califórnia. Para inicio de conversa não teria nenhum distritos em seu território já que Vista Alegre e Fortaleza do Abunã ficarão no território de Extrema.
Regras claras
E de um outro lado, o idealizador da Frente Parlamentar dos Municípios, deputado federal Manoel Júnior (PSB-PB) quer proporcionar condições aos estados de com leis específicas e regras claras criarem municípios de maneira responsável, evitando desta forma a farra de emancipações que ocorreu nos anos 90 que promoveu o surgimento de municípios sem estrutura.
Só com viabilidade
O parlamentar paraibano defende – como a maioria dos deputados e senadores - a tese que só devem ser criados aqueles municípios que tiverem viabilidade econômica, política e social. Só em Rondônia tem meia dúzia de distritos que reúne as exigências na lista de espera incluindo as localidades de Extrema, Tarilândia e Jaci-Paraná. Não é o caso de Nova Califórnia.
Faca na garganta
Depois de pedir, suplicar e implorar espaço político no secretariado do prefeito Roberto Sobrinho (PT), a bancada de quatro vereadores do Partido Verde - PV deixou a base de apoio da coalizão situacionista. Os verdinhos na verdade, se fossem coerentes, seriam da oposição desde o inicio da atual legislatura, já que foram eleitos na chapa de Lindomar Garçon, adversário do petista.
Preço alto
Conforme circulou nos bastidores, o preço do Partido Verde estava alto demais para seguir na base de sustentação do Palácio Tancredo Neves. Seriam duas secretarias municipais. É bem possível que mais adiante o prefeito petista atenda algumas súplicas verdes, caso eles façam barulho, muito barulho, na tribuna do Legislativo...
Baita desafio
Uma das questões centrais do debate em torno da segurança pública no País, na CPI da Violência, tocada pelo Congresso Nacional, é o problema das drogas e isso leva os brasileiros a um desafio: a escolha entre as famílias cuidarem de seus dependentes químicos ou eles serem internados a força, antes que cometam crimes. A que ponto chegamos.
Do Cotidiano
A evolução humana
O netinho traz seu ar de preocupação à vovó jovial, professora universitária recentemente aposentada, e pergunta: “Por que o vovô tem a mesma idade da vovó e está velho, e a vovó está moça?” Preocupada, a vovó decidiu estudar a situação e concluiu que ela acompanhava o desenvolvimento da cultura e da tecnologia e o marido vivia apegado aos hábitos e costumes do passado, sem se atualizar.
Isso talvez explique apenas em parte porque aquele vovô se deixou cair na decrepitude e sua esposa manteve o viço e a paixão pelo novo. Além da atitude e da personalidade, é certo que vários outros fatores incidem na arte de envelhecer com ânimo, energia e saúde, a ponto de levar a uma encruzilhada em que será preciso escolher entre envelhecer, adaptando-se ao ritmo do passar dos anos com qualidade e sabedoria, ou se arruinar, sucumbindo ao que de pior os anos podem trazer.
Ignorar que os anos passam pode ser o maior passo rumo à decrepitude. Reconhecê-los e agir de acordo com as necessidades de cada etapa da vida poderia ser a melhor resposta que a vovó poderia ter dado ao netinho, mostrando alegria e boa disposição que o menino associou à juventude.
A ciência moderna ousa propor que até uma velhice bem disposta possa ser puxada para o patamar da juventude, não apenas compensando mas também freando e retroagindo as marcas do calendário. Em 1910 acreditava-se que seria errôneo pretender estender ainda mais a vida, pois isto seria “ousar enfrentar os desígnios de Deus”. Como na época a humanidade apresentava uma média de 34 anos de vida, Deus não quis isso, pois depois das guerras do século XX a média de anos de vida não parou de aumentar.
Vara curta – Hoje, a preocupação dos cientistas, que instituíram uma nova especialidade na área médica – a geriatria – não é fazer a pessoa parecer mais jovem, pois isso até se consegue com cirurgias, cremes e uma bela maquiagem, mas lidar com o “nó” mais preocupante do envelhecer: evitar as traições mentais causadas pelas doenças degenerativas.
Essa é uma das questões com as quais lida a Nanomedicina, que tem a pretensão de antecipar a evolução humana e trazer para hoje aquilo que só se imaginava possível dentro de muitas décadas. Mais uma vez a ciência vai cutucar com vara curta aqueles que se julgam os patrocinadores e depositários da “vontade de Deus”, pois a intenção, deliberada e confessa, é vencer a morte, rechaçando seus ataques até onde isso for possível – uma espécie de imortalidade “enquanto dure”.
Via Direta
*** O Padre Tom, prefeito de Alto Alegre dos Parecis e Israel Xavier, secretário de planejamento de P. Velho reforçam a chapa de pré-candidatos à Câmara Federal pelo PT *** Depois de tentar ser vice de alguém – tentou com todos os candidatos de ponta – o ex-prefeito Melki Donadon se diz postulante ao governo, de novo *** A coisa esta ficando engraçada: só falta Melki implorar para ser vice...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri