Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10


Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de Opinião


 


O laço da sucuri 

Como uma sucuri bem nutrida, o governador Ivo Cassol prepara mais um laço para provocar a asfixia e a desistência do ex-senador Expedito Junior (PSDB) na disputa ao governo do estado. Teria até um ultimato: se até o dia 31, o tucano não desistir e se transformar em candidato ao Senado, passará a ser tratado como adversário publicamente. Júnior continua resistindo bravamente as pressões.



Música para oposição 

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de OpiniãoO processo e autofagia da base aliada, dividida entre duas candidaturas – João Cahulla e Expedito Júnior – é como uma boa música para os ouvidos da oposição. Nem por encomenda, os oposicionistas esperavam tamanha facilidade. Acreditava-se nos meios oposicionistas que no final de tudo Ivo Cassol, Expedito Júnior e João Cahulla ficassem no mesmo palanque.



Coisas inesperadas

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de OpiniãoMas se a base de apoio governista rachou, também a oposição esta se fracionando entre várias candidaturas. Os cassolistas acreditavam desde o inicio que PT e PMDB estariam no mesmo palanque, já no primeiro turno, o que acabou não acontecendo. Menos mal, então, para Cahulla e Expedito que começam uma batalha encarniçada por uma vaga no segundo turno.



Primeiras pesquisas

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de OpiniãoCom um panorama ainda nublado na corrida sucessória estadual, as primeiras pesquisas rondonienses continuam apontando elevado índice de indecisos. Isso decorre de uma série de indefinições, já que Bianco também anuncia a possibilidade de entrar na jornada 2010. Com as desincompatibilizações definidas até o inicio de abril, então teremos um quadro mais definido.



Clãs regionais

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de OpiniãoOs clãs políticos regionais estão invertendo suas dobradinhas para as eleições de outubro. Em Jaru, o deputado estadual José Amauri entra na peleja por uma vaga à Câmara Federal, enquanto que seu irmão Batista da Muleta trabalha no seu retorno a Assembléia Legislativa. Em Ariquemes, o clã Amorim projeta a deputada Daniela à Câmara Federal, com o deputado federal Ernandes na peleja por uma vaga a ALE.



As motivações

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de OpiniãoNo caso da dinastia dos “Muletas”, de José Amauri a opção foi definida pelo PMDB que estima a eleição de três federais: Marinha, Natan e José Amauri. Já, o clã dos Amorim (PTB) vê mais facilidades para o caudilho da roça se eleger a ALE, onde vai tentar se eleger presidente da Casa na próxima legislatura. Já, o clã Cassol terá Ivo ao Senado, César á deputado federal e Jaqueline a Assembléia Legislativa.



Propaganda eleitoral

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de OpiniãoO Diretório Nacional do PSB apresentou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE sobre a interpretação d lei 9.504/1997 (Lei das Eleições) que estabelece a distribuição do tempo de rádio e televisão entre os candidatos. A sigla sugere uma nova interpretação como forma de coibir distorções e evitar a utilização do espaço destinado ás campanhas como “moeda de troca”.



Siglas de aluguel

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de OpiniãoO PSB sustenta que o tempo na TV não pode ser utilizado como moeda de troca pelos partidos que não tem candidatos, como tem ocorrido muito com as siglas de aluguel, um caso muito comum em Rondônia, também. Segundo os socialistas a lei não foi criada para facilitar um balcão de negócios entre as coligações “sem pé nem cabeça”.



Projeto ficha limpa

O Movimento Contra a Corrupção Eleitoral comemora a decisão do presidente da Câmara Federal Michel Temer em colocar em pauta para votação o projeto ficha limpa em 7 de abril. O único problema é que os líderes dos partidos querem alterar o texto do projeto para salvar a pele de inúmeros parlamentares com culpa em cartório na justiça eleitoral... 

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de Opinião


Do Cotidiano

As pirâmides da Amazônia


Teria havido uma arquitetura globalizada na antiguidade? É coincidência ou há um fio de integração na existência de pirâmides em locais tão diferentes quanto o Egito e a América Central?
Elas ocorrem, sempre cercadas de mistérios, não só nos monumentos egípcios – as Pirâmides de Gizé são a única das Sete Maravilhas do mundo antigo que ainda permanece – nem nas escassamente conhecidas Pirâmides de Guímar, nas Ilhas Canárias, mas também no México, onde floresceu a civilização asteca, e entre os maias, que habitaram a Guatemala e países vizinhos. 
Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de Opinião

Igualmente misteriosos são os sinais de que a Amazônia também teve sua antiga civilização desaparecida e, com ela, suas próprias pirâmides. As suposições de que a Amazônia também foi “sucursal” ou parte da Atlântida reforçam as teorias fantasiosas ou “conspiratórias” de que essa arquitetura piramidal globalizada tenha origem na Atlântida, uma hipotética, remotíssima e evoluída civilização humana que, a exemplo de maias, astecas e incas, mais recentemente, teria sucumbido ao egoísmo e à imprevidência da humanidade em uma etapa decisiva de seu desenvolvimento.
As perguntas são formuladas a cada passo. De onde teriam se originado os elementos de contato da civilização inca, na América do Sul, com outras culturas, ao Leste? Vieram das bandas do Oceano Pacífico ou, como se acredita com mais convicção, seus ancestrais transitaram e viveram em toda a extensão da Amazônia, de Leste a Oeste, até se radicar nas regiões das lendas douradas em que seus remanescentes foram liquidados?
Antecedentes −As atenções do mundo foram novamente atraídas pela Amazônia quando a prestigiosa revista científica Science, a rede inglesa BBC e a agência alemã Reuters deram eco a descobertas arqueológicas – aliás, contínuas – documentadas no Alto Xingu: um complexo de habitações antigas nas quais viveram cerca de 50 mil pessoas. Conjuntos de casas e pequenos vilarejos ligados por uma complexa rede de estradas, grandes muralhas e conectados por largas praças centrais, além de represas e lagos artificiais, segundo os cientistas que analisaram as imagens da região tomadas por satélite. A moderníssima tecnologia lançando luzes sobre os mistérios do passado. 


Via Direta

Uma coluna sem papas na língua 25/03/10 - Gente de Opinião*** Os governadores que vão disputar cargos eletivos em outubro começam a deixar seus cargos no próximo dia 31 *** Casos de Aécio Neves (Minas Gerais), Ivo Cassol (Rondônia) entre outros *** O ex-deputado estadual Nereu Klosinski (PT) tenta voltar a Assembléia Legislativa em Rondônia *** Ele tem bases firmadas em Alta Floresta e Porto Velho *** O PT acredita que emplaca quatro deputados estaduais em 2010. no Estado. 

Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)