Sexta-feira, 26 de março de 2010 - 04h07
Demarcando território
Parece incrível, mas é verdade. O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) e o governador de Rondônia Ivo Cassol (PP) andam demarcando território, como onças e esturrando até em Humaitá, no vizinho AM. Foi na vinda da ministra Dilma Roussef, para inauguração da BR 319 e a ordem de serviço para a construção da ponte do Rio Madeira. Onças sabidas e catimbeiras, caro leitor!
Como se sabe, Humaitá é um município que sofre forte influencia rondoniense e lá existem muitos eleitores que votam em Porto Velho. Por isso Sobrinho lembrou em discurso por lá as “dificuldades” que tinha em visitar sua namorada e atual esposa Lena naquela cidade nos idos dos anos 90 com a BR em más condições, enfatizando a importância da restauração. Ivo não deixou por menos, lembrando que foi caminhoneiro transportando bananas e toras pela rodovia, penando muito nos tempos de pioneirismo. Que pobrezinhos, né?
A crise no municipalismo rondoniense, agravada pela redução no rateio dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios –FPM, agora ganha mais tamanho com os cortes no orçamento federal na ordem de R$ 21,805 bilhões. Em pleno ano político os prefeitos terão dificuldades de fechar o caixa e em alguns casos até manter a folha em dia do funcionalismo.
PMDB e PT vivenciam uma guerra de boatos em Rondônia. Petistas espalham que o senador Valdir Raupp (PMDB) busca entendimentos em Brasília junto a Lula, Dilma e cia para que a senadora Fátima Cleide dispute o Palácio Presidente Vargas. Em troca os peemedebistas plantam por aí que a senadora Fáfa prepara o punhal da traição contra Valverde.
Ontem a senadora Fátima Cleide destinou parte do seu tempo às visitações à imprensa em Porto Velho, além de reuniões com correligionários e entidades sindicais. Onde esteve desmentiu qualquer possibilidade do PT alterar seu candidato ao governo, que é Eduardo Valverde, cujo nome será sacramentado nas convenções de junho.
Os tucanos rondonienses se preparam para a grande festa de lançamento a candidatura do governador de São Paulo José Serra á presidência da Republica no próximo dia 10 de abril. O ex-senador Expedito Junior e o presidente regional do PSDB Hamilton Casara comandam a caravana rondoniense na expectativa de um grande vôo da passarada.
Embora com pré-candidaturas distintas em andamento, PMDB, PT e PDT têm discutido um pacto de união nas eleições de 2010. Com certeza, quem seja o candidato a alçar o segundo turno – Acir Gurgacz, Confúcio Moura ou Eduardo Valverde – todos estarão juntos contra a poderosa máquina governista rachada ainda em duas postulações.
O PDS, de João Cahulla lidera a coligação de partidos da base de sustentação ao governo de Rondônia, lançando uma forte nominata a Câmara Federal. Além dos atuais deputados Moreira Mendes (PPS), Lindomar Garçon (PV) e Ernandes Amorim (ou Daniela) do PTB a aliança deve contar com Nilton Capixaba (PTB), Carlos Magno (PP) e Odacir Soares (PSL), entre outros nomes menos votados.
Em alguns partidos a disputa pelas vagas á ALE-RO beira a autofagia. È o caso do PP, com muitos tigres e tigresas no mesmo capão. Lá têm desde o deputado estadual Maurão de Carvalho (Ministro Andreazza), até o ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça. Mas a briga se estende as ex-prefeitas Lucia Tereza (Espigão do Oeste), a Milene Mota (Rolim de Moura), além da irmã do governador Jaqueline Cassol.
Se de um lado a CNBB e as igrejas envolvidas no evento criticam a acumulação de capital e os grandes negócios, por outro lado, também não propõe uma mudança de modelo econômico. A luta se concentra na busca da justiça social e melhor distribuição de renda entre os brasileiros.
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,