A característica principal do Tempo do Advento é a preparação de todos os fiéis para a celebração da solenidade do Natal do Senhor. Esta celebração reflete sobre o Emanuel, o Deus conosco, o Verbo que se fez carne e veio habitar entre nós para o nosso bem e para a salvação de toda a humanidade.
Celebrar o Natal é também celebrar a presença transformadora do Evangelho na vida de todos os cristãos, assim, o Natal está diretamente vinculado à missão evangelizadora da Igreja.
É por isso que a Igreja no Brasil promove, todos os anos, neste tempo litúrgico, a Campanha para a Evangelização.
Neste ano, mais uma vez, todos os cristãos são convocados para a participação ativa na missão evangelizadora da Igreja. Não queremos que esta Campanha seja simplesmente uma campanha que arrecade fundos para o trabalho evangelizador. Queremos também que ela seja na Arquidiocese de Porto Velho, evangelizadora e motivadora para que todos assumam a própria responsabilidade no trabalho pastoral e evangelizador.
A Campanha para a Evangelização deste ano apresenta como tema: “Encarnação e nova criação”, e como lema: “Em Cristo, somos novas criaturas”.
Com o objetivo de despertar nos fiéis a relação entre a fé e a vida, através da conscientização sobre a responsabilidade diante da vida no planeta como elemento essencial para a realização do trabalho evangelizador a fim de que, pela palavra, pela ação e pela doação pessoal e material, todos contribuam de maneira mais efetiva para a ação evangelizadora da Igreja, queremos ainda, mostrar que o anúncio do Evangelho não é algo abstrato ou impessoal.
Não se trata de anunciar uma verdade que simplesmente se coloca na esfera do transcendente ou anunciar um personagem importante que fez parte da nossa história e que apresentou uma proposta diferente, como ensinamos a Independência do Brasil ou a Proclamação da República. Não se trata de anunciar o passado ou ensinar algo que as pessoas precisem simplesmente saber.
Trata-se de despertar para o trabalho evangelizador, o trabalho de levar todas as pessoas ao encontro pessoal com Jesus que possibilite a conversão, o engajamento comunitário, o discipulado e a missionariedade, conforme nos ensina o Projeto Nacional de Evangelização “O Brasil na Missão Continental”.
Trata-se, ainda, de mostrar a força transformadora do Evangelho que se manifesta principalmente na atuação de todos os cristãos que buscam um mundo novo, fundamentado nos valores éticos do Evangelho e que manifestam o Reino de Deus presente na história.
Assim, convidamos a todos para que participem desta Campanha com verdadeiro espírito cristão. Que todos procurem reconhecer-se, a partir do batismo, como participante da missão da Igreja.
Que cada um de nós se sinta responsável pela ação evangelizadora da Igreja; mostremos a importância do Evangelho como critério para a superação dos principais problemas que angustiam a comunidade humana; colaboremos com a missão evangelizadora da Igreja através do aprendizado; da doação de si; da participação na vida da comunidade eclesial; do engajamento em alguma pastoral, movimento ou serviço da Igreja; inclusive, da doação material para a evangelização, através da Coleta Nacional para a Evangelização, que irá acontecer no dia 12 de dezembro.
Às obras evangelizadoras da própria Arquidiocese serão destinados 45% da Coleta Nacional; 20% à manutenção do Regional Noroeste da CNBB e 35% será destinado à manutenção da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e ao financiamento de projetos de evangelização de comunidades carentes;
Advento e Novena do Natal
Estamos nos preparando para a festa solidária do Natal; comunidades e famílias se organizam para a Novena do Natal em Família. As Cartilhas com a Novena já estão disponíveis na Livraria das Irmãs Paulinas e secretarias paroquiais.
A Novena do Natal em Família é um meio eficaz que favorece o fortalecimento da família como "igreja doméstica". Importante é rever como tem sido nossas festas natalinas em família. Podemos torná-las mais fraternas e solidárias?
A celebração do Natal é motivo de esperança, pois Jesus nasceu para fazer de nós membros da mesma família e nos conduzir na santidade e na justiça de modo a chegarmos à paz e à alegria.
A liturgia dominical do Advento fala da promessa da vinda gloriosa do Senhor e da esperança ativa com que a Igreja espera essa vinda; ajuda-nos a preparar a celebração do Natal, com sentimentos renovados de alegria e gratidão.
O Natal que está para chegar marca a presença de Deus em nosso meio; conosco Deus quer construir uma nova criação. A história se reinicia com os pobres. O Natal, que queremos celebrar marca a presença definitiva do Deus pobre que se alia aos pobres para construir com eles a nova sociedade e a nova história.
A solidariedade de Cristo é a grande lição do desígnio divino de salvação do mundo. Ao contemplarmos o presépio de Belém, somos convidados a fazer a mesma experiência de amor gratuito e solidário.
A desigualdade clamorosa entre ricos e pobres, a violência de nossas cidades, inclusive nas favelas do Rio de Janeiro, o descaso pelos necessitados e o abandono dos idosos e das crianças demonstram que falta muito para as lições de Cristo penetrarem nos corações. O Natal de Jesus é ocasião de compreendermos que o Filho de Deus veio nos ensinar o amor solidário pelos irmãos e irmãs.
Que o Deus Menino conceda a todos as mais abundantes bênçãos e graças, a fim de que o Natal seja bem celebrado, trazendo a verdadeira felicidade a todos os corações.
Que nestes dias que antecedem o Natal, contemplemos a cena da gruta de Belém e aprendamos com Maria, Mãe de Deus e nossa, que a vida nos é dada para seguirmos o itinerário de Jesus, aceitando, por amor, as situações humanas como a grande oportunidade de nos ajudarmos uns aos outros.
Seja este Natal motivo de encontro, fortalecimento do afeto mútuo e do diálogo, ajudando-nos a vencer os conflitos e o individualismo. Enfim, que o nascimento do Menino Deus nos leve a defender e promover a vida com qualidade para todas as crianças, a proteger e criar condições para que todos os que nasceram ou que estão para nascer possam viver felizes.
Fonte: Ascom