Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

ALE-RO realiza sessão especial de lançamento da CF 2011


ALE-RO realiza sessão especial de lançamento da CF 2011 - Gente de Opinião
O plenário e as galerias da Assembleia Legislativa foram tomadas na manhã de ontem, quarta-feira (13), por católicos e cristãos de outras denominações, durante a sessão especial de lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, com o tema “Fraternidade e vida no planeta”.

Proposta pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), a sessão especial reuniu lideranças católicas, como o arcebispo da capital, Dom Moacyr Grechi, o bispo emérito de Ji-Paraná, Dom Antonio Possamai, o bispo da diocese de Ji-Paraná, Bruno Pedron, o padre Luiz Ceppi, secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, regional Noroeste (CNBB/NO).

“A Campanha neste ano nos remete a uma reflexão sobre a necessidade do equilíbrio entre crescimento e meio ambiente. E a Assembleia está aberta à discussão do tema, para a construção de um novo modelo que combine progresso e preservação”, destacou Jesualdo.

Na mesma sessão, o arcebispo da capital foi agraciado com a moção de louvor, por seus inúmeros trabalhos prestados ao Estado. De iniciativa do deputado Adelino Follador (DEM), a moção foi aprovada por unanimidade na Casa.

“Somos uma família de irmãos, com um só pai. Mas, é preciso mudarmos a nossa relação, o nosso tratamento com a terra-mãe, valorizando a obra da criação de Deus”, disse Dom Moacyr, agradecendo aos deputados pela honraria.

Para Follador, a moção é um reconhecimento pelo trabalho do arcebispo na capital e na Amazônia. “Em sua trajetória, ele sempre se posicionou a favor dos huALE-RO realiza sessão especial de lançamento da CF 2011 - Gente de Opiniãomildes, do meio ambiente e pregando o diálogo”, frisou.

Para o arcebispo, “tudo o que Deus fez é bom e não podemos destruir. É por isso que a Campanha chama à reflexão sobre o nosso papel, como cristãos, na mobilização por um planeta equilibrado”.

O bispo Possamai observou que “a terra é criatura de Deus e ela sofre. Todos juntos, podemos fazer muito mais e mudarmos esse modelo de crescimento a todo custo”. Os deputados estaduais Epifânia Barbosa (PT), Ana da 8 (PTdoB), Euclides Maciel (PSDB), Marcelino Tenório (PMN), Ribamar Araújo (PT), Zequinha Araújo (PMDB) e Edson Martins (PMDB).

“É tempo de reflexão e de mudança de prioridades. Não somente o crescimento, mas a preservação precisa estar na pauta política, religiosa e social”, afirmou Epifânia.

Para o deputado Euclides Maciel, “um péssimo exemplo são as usinas, que não nos respeitam, não respeitam o meio ambiente e querem lucro a todo o custo”. Já Zequinha Araújo destacou que sempre tem acompanhado e apoiado as campanhas da Fraternidade, “que sempre debatem temas que despertam a consciência cidadã, e cristã, das pessoas”.

Fonte: ALE/RO – DECOM
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)