Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Dom Moacyr celebra 37 anos de episcopado e se aposenta em 2010


Dom Moacyr celebra 37 anos de episcopado e se aposenta em 2010 - Gente de Opinião
Aos 73 anos de idade, o arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, comemorou esta semana 37 anos de episcopado com dedicação e amor pelo dom ao qual se dedica desde os 13 anos de idade. Nascido na cidade de Turvo, em Santa Catarina, o padre se dedicou à ordem dos Servo de Maria, e depois de ter estudado teologia em Roma, Dom Moacyr foi ordenado padre em 1961.

Assista no OpiniãoTV

21/09/2009
A Igreja viva na Amazônia
 05/06/2009
O meio ambiente é Dom de Deus
05/10/2009
Marina Silva é importante para a Amazônia
Em dez anos trabalhando como padre, dom Moacyr Grechi foi o primeiro Presidente Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), com sede em Goiânia, onde durante oito anos lutou junto aos povos carentes por justiça e igualdade nas questões da habitação e reforma agrária. 
Dom Moacyr ficou durante dois anos como líder provincial da Ordem dos Servos de Maria no Brasil, e veio para o Norte onde trabalhou em Rio Branco, no Acre junto ao arcebispo Jocondo Grotti, que sofreu um acidente aéreo em Sena Madureira no ano de 1971, quando Dom Moacyr foi o indicado para a substituição.
Com um ano de prelado, em 1973, o então padre foi ordenado bispo pelo Papa Paulo VI, e viveu, em tempos de repressão, as lutas dos movimentos sociais que marcaram a região, juntamente com a hoje senadora Marina Silva e o ambientalista Chico Mendes. “Eu diria que não perdendo o real objetivo da Igreja, mas a nossa diocese em Rio Branco foi o útero de todos os movimentos sociais que fizeram história no Estado, no Norte e no país”, conta Dom Moacyr.
Com toda a experiência e conhecimento adquirido em anos de trabalhos sociais realizados e tendo passado por tantas épocas diferentes, dom Moacyr acredita que “apesar de tudo, o governo atual tem feito muito pelo país e a popularidade do presidente é a maior arma de pacificação que tem feito com que o Brasil seja muito mais visado e admirado por outras nações”. Para o Arcebispo, ainda tem muito a ser feito. “A reforma agrária está parada e a problemática das terras indígenas cresceu com tamanha exploração, perderam as rédeas”, diz.
 
CORRUPÇÃO
Segundo dom Moacir a situação caótica de corrupção espalhada no Estado é a pior parte da história. “A corrupção é a praga que atrapalha o desenvolvimento do Estado. Não entendo como um governador que já foi acusado de corrupção e um senador que já foi cassado continuem no poder como se nada tivesse acontecido. Não sei o que está acontecendo com a dignidade e justiça desse país”, lamenta o bispo. E conclui o pensamento com a frase “Espero que com as mais de um milhão de assinaturas que conseguimos, seja aprovada a lei que proíbe quem já foi condenado em primeira instância a ser candidato para algum cargo político desse país”.
Dom Moacir se aposenta em 2010, quando um novo arcebispo deve passar a ser o ministrador dos trabalhos da Diocese na Capital.
Fonte: Vanessa Farias/Jornal Diário da Amazônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)