Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Dom Moacyr Grechi preside missa na 46ª Assembléia da CNBB



Ao presidir a missa neste sábado durante a 46ª Assembléia da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP), o arcebispo de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi, repetiu aos bispos a palavra do evangelho em que Jesus exorta os discípulos a não terem medo. "Não precisamos ter medo de nada", disse dom Moacyr.

O arcebispo lembrou que a evangelização missionária de Jesus foi o maior motivo do entusiasmo dos discípulos. "Jesus assustou os discípulos nos primeiros momentos de sua missão e foi mal compreendido no milagre da multiplicação dos pães, porém, quando caminhou sobre as águas, Jesus se revelou como o Messias", disse.

Segundo dom Moacyr, a Igreja primitiva só saiu de Jerusalém por causa da perseguição, mas hoje, são outras as motivações que fazem a Igreja sair de si mesma e anunciar o evangelho aos povos.

Assembléia da CNBB debate aquecimento global

Na última sessão de trabalhos deste sábado, 5, os participantes da 46a Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ouviram uma exposição sobre aquecimento global, apresentada pelo professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU, Paulo Artaxo.

O professor defendeu que é preciso mudar o padrão de consumo de bens naturais e de energia para salvar o planeta. "Precisamos mudar as tecnologias dos eletrodomésticos e dos automóveis", considerou. Ele chamou a atenção para as mudanças que serão provocadas pelo aquecimento global. "O aumento da temperatura provocará alteração de incidência de doença como a malária, por exemplo. Também o planeta vai sofrer perdas na sua biodiversidade", advertiu. "Várias dessas alterações já estão ocorrendo, mas nossa capacidade de intervir é muito importante".

Segundo Artaxo, tanto a comunidade científica como a sociedade estão convencidas de que é preciso estancar o uso predatório dos recursos da natureza. "Já é praticamente consenso que estamos exaurindo de maneira predatória os recursos da natureza", afirmou.

Na opinião do professor é preciso repensar a questão da energia. "O quadro mostra que a produção e consumo de energia terão que ser radicalmente alterados". Segundo afirmou, o Brasil tem enormes vantagens estratégicas para desenvolver esse trabalho. "É inevitável implantar um processo de energia solar e heólica no Brasil e já existe recurso técnico para isso", considerou.

Fonte: CNBB

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)