Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Sinais do Espírito na vida do povo! Por Dom Moacyr Grechi


Sinais do Espírito na vida do povo! Por Dom Moacyr Grechi - Gente de Opinião

Junho, mês do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Catedral; dos migrantes, das festas juninas, dos namorados. Neste mês, celebramos os santos populares: Antônio, João e Pedro, que ocupam lugar de destaque e de profunda devoção nas nossas comunidades.

Junto ao Coração de Cristo, o coração humano aprende a conhecer o autêntico e único sentido da vida e de seu próprio destino, a compreender o valor de uma vida autenticamente cristã, a permanecer afastado de certas perversões do coração, a unir o amor filial a Deus ao amor ao próximo. Deste modo, sobre as ruínas acumuladas pelo ódio e a violência poderá edificar-se a civilização do Coração de Cristo (João Paulo II, Insegnamenti/V.IX/2).

Hoje celebramos a Solenidade de Pentecostes, a Festa da Igreja, a Festa da união na diversidade!

Celebramos os sinais do Espírito na vida do povo: das comunidades indígenas e quilombolas que resistem e são sacrificadas na luta pelo reconhecimento e devolução de suas terras “invadidas pelo agronegócio”; sinais na vida das comunidades migrantes, rurais e ribeirinhas que são expulsas de seu pedacinho de chão, que celebram sua fé juntamente com as comunidades das periferias, dos Sem Terra e sem Teto, na busca pelo “trabalho, teto e terra”, para sobreviverem junto as suas famílias.

Celebramos os sinais de Pentecostes na vida das famílias que foram vítimas na tragédia em Pau d’Arco e unimos nossa voz à Igreja local e ao povo das comunidades pedindo “um novo despertar da consciência para que a paz social possa voltar a se alicerçar sobre uma autêntica justiça” (dom Dominique). 

Pentecostes, além de marcar o nascimento da Igreja e a sua manifestação pública, é a festa da libertação pascal, “libertação que alcança a nossa vida cotidiana com as suas fadigas, as suas quedas, o mal que as aprisiona” (E.Bianchi). Vinde, Pai dos Pobres, em nossas dores e aflições!

O Senhor está no meio de nós! Não estamos sozinhos. Aqui onde estamos aqui se encontra Deus. Cremos que o Espírito Santo é a ação de Deus hoje e dentro da nossa história.

Hoje, o mundo é renovado conforme a obra de Cristo, que nós, no seu Espírito, levamos adiante. Nesse sentido, é a festa da Igreja que nasceu do lado aberto do Salvador e manifestou sua missão no dia de Pentecostes. O Espírito do Senhor exaltado é o laço do amor divino que nos une, que transforma o mundo em nova criação sem mancha nem pecado, na qual todos entendem a voz de Deus (Konings).

Na liturgia, através da leitura dos Atos dos Apóstolos, aparecem os mesmos sinais do vento e do fogo e se inaugura um novo tempo: o tempo da Igreja. As pessoas de diversas nacionalidades são um sinal da união entre os povos: é o Espírito Santo Comunicador que concede o poder de unir todos os presentes e toda a humanidade, em uma mesma linguagem, compreendida por todos e que alcança a todos. Hoje somos chamados a sair e anunciar as maravilhas do Senhor e denunciar as realidades de morte, nas quais o amor não está contemplado (At 2,1-11).

Paulo Apóstolo confirma: o Espírito Santo é o dom do Pai e de Jesus para a humanidade. Recebendo o Espírito de Jesus Ressuscitado, recebemos a mesma missão do Filho, e vivenciamos os dons recebidos em vista do bem comum. O Espírito forma uma só família no amor, a família do povo de Deus (1Cor 12,3b-7.12-13).
No Evangelho de João, Jesus aparece aos seus, identifica-se pelas marcas de sua paixão e morte e comunica-lhes a sua paz, que prometera. O medo impede o anúncio e o testemunho. Jesus liberta do medo, mostrando que o amor doado até à morte é sinal de vitória e alegria (BP).

Depois, convoca seus seguidores para a missão no meio do mundo, infunde neles o Espírito da vida nova e mostra-lhes o objetivo da missão: continuar a atividade dele, provocando o julgamento (Jo 20,19-30).

Junto ao Coração de Jesus, acolhamos Deus no nosso interior; não coloquemos Deus sempre longe e fora de nós; aprendamos a escutá-lo no silêncio do coração, pois “esta experiência interior de Deus, real e concreta, pode transformar a nossa fé” (Pagola).

FESTA DE PENTECOSTES EM PORTO VELHO

A Festa de Pentecostes reúne hoje as paroquias e comunidades eclesiais de Porto Velho no Campo da 17ª Brigada, a partir das 15h30. Movimentos, Pastorais, Paroquias, Comunidades e Grupos de Reflexão, Catequistas e catequizandos, Jovens crismados e crismandos, crianças e famílias, chegarão em caravanas organizadas, a pé, ônibus ou carro, com as bandeirinhas e velas coloridas, com faixas, cartazes e estandartes para a Festa Missionária da Igreja.

Também são convidados os fiéis e cristãos de diversas denominações que participam conosco da Semana de Oração pela Unidade dos cristãos.

“Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e renovai a face da terra” cantaremos, fortalecendo a comunhão da família cristã de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)