Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

XVI CONGRESSO EUCARISTICO NACIONAL- 13 a 16 de Maio de 2010


 

Dentre as grandes celebrações e acontecimentos do mês de Maio, mês dedicado a Maria, a grande missionária e discipula perfeita de Deus, está o 16° Congresso Eucarístico Nacional a ser realizado em Brasília entre os dias 13 a 16 de maio com o tema “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários” e o lema “Fica conosco, Senhor” (Lc 24).
 
O Congresso eucarístico tem como objetivo proclamar a todo o Brasil a graça da fé a partir do encontro com Jesus Cristo realmente presente na Eucaristia e de convidar todos os católicos a crescerem na espiritualidade eucaristica e libertadora, na adoração,  devoção e amor a Cristo  Caminho, Verdade e Vida.
 
O tema, inspirado no documento de Aparecida, apresenta a riqueza da existência cristã e “a razão de ser da alegria que experimentamos por sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, chamados e abençoados por Deus desde toda a eternidade”(DGAEI), alimentados pelo Pão eucarístico, para que fortalecidos na fé, esperança e caridade, saibamos superar as dificuldades do caminho. A Eucaristia também gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.
 
O lema bíblico parte do convite dos discípulos de Emaús “Fica conosco, Senhor” (Lc 24), e revela a fome de Deus que se encontra no coração de cada ser humano. Ela nos mostra que sem Cristo não há sentido da vida e nem felicidade autêntica.
 
O texto-base, desenvolvido à luz das Sagradas Escrituras e em comunhão com a 5ª Conferência nos prepara para o evento, e em três capítulos: “Eucaristia, Pão da Unidade”; “Pão da Unidade, Vida dos Discípulos Missionários”; e “Fica conosco, Senhor”, evidencia o quanto “estamos todos comprometidos na construção de um mundo unido, reconhecendo que esta responsabilidade não vem de nós mesmos, mas daquele que nos chamou” (TB).
 
Recomendo a todas as Paróquias, Comunidades, Grupos de Reflexão, Pastorais, Movimentos, Serviços e diversos ministerios que aproveitem este tempo do Congresso para incentivar a participação das pessoas na vivência batismal, principalmente celebrando a Páscoa Semanal e a catequese sobre a Eucaristia. A Cartilha dos Grupos de Reflexão que pode ser adquirida na secretaria paroquial, dedica o 4° Encontro para reflexãoe partilha sobre o tema e lema do Congresso.
 
 
A Arquidiocese de Porto Velho está enviando seus representantes do Regional Ariquemes e Porto Velho para o Congresso e também participando em nivel arquidiocesano do 16° CEN. Em comunhão com toda a Igreja do Brasil, presente no Congresso Eucaristico, para que todos os fiéis possam manifestar o apreço à Eucaristia e testemunhar a sua fé, celebraremos solenemente a Santa Missa no domingo, dia 16 de maio, em todas as Paróquias, destacando a importancia da Eucaristia e do Congresso. Nesse dia ou na noite que antecede, faremos momentos de adoração, vigilia ou hora eucaristica, seguida da Benção do Santíssimo.
 
Nas CEBs onde não é possível a missa neste domingo, mas há a Celebração Dominical da Palavra com grande participação da comunidade, que neste dia alimentem seu espírito missionário tornando presente o Mistério Pascal no amor que congrega (cf. 1 Jo 3,14), na Palavra acolhida (cf. Jo 5,24-25) e na oração comunitária (cf. Mt 18,20) em comunhão com toda a Igreja que participa plenamente na Eucaristia dominical (Dap 253)
 
Neste Domingo da Ascensão do Senhor comemoramos também o 44° Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema “O padre e a pastoral no mundo digital: novos meios de comunicação a serviço da Palavra”. Celebramos ainda em nível mundial a 27ª Vigília pelos mortos de AIDS com o lema “Luzes pela Vida”, lembrando que junto aos novos rostos sofredores se encontram os agentes pastorais da saúde que promovem a educação e a prevenção, e ainda o acompanhamento e a defesa dos direitos das pessoas infectadas (Dap421).
E no dia 17 de maio iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristão com o tema “Vós sois testemunhas destas coisas” (Lc 24,48)
 
Neste Ano Sacerdotal “ajude-nos a companhia sempre próxima, cheia de compreensão e ternura de Maria Santíssima”. Com Maria peçamos: “Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te. ..Tu nos confortas na fração do pão para anunciar aos nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição” (Dap553-554).
 
Rumo à Festa de Pentecostes, animados pelos frutos do 12° Intereclesial das CEBs, pedimos ao Senhor que derrame sobre a Igreja de Porto Velho o seu Espírito renovador. Com o lema “Creio na nova terra onde habita a justiça e a paz.”(2Pd 3,13) abracemos com audácia evangelizadora esta Causa em vista da Missão permanente pois “não é possivel novas estruturas se não houver mulheres e homens novos que mobilizem e façam convergir nos povos ideais e poderosas energias morais e religiosas (Dap 538).
 
 
Dom Moacyr Grechi

Arcebispo de Porto Velho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)