Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

A COMUNIDADE DOS OUVINTES PÓSTUMOS



                   Felipe Azzi

                EUFRÁSIO ATENODORICO SANTANA, dono de comércio de espichados em São Simão das Goiabeiras, tinha um forte desejo: FAZER DISCURSOS. Era admirador do Fiscal de Rendas Aduaneiras, BOANERGES ALTAMIRANDO, retoricão famoso que, na força da oratória, já tinha abalado os alicerces do prédio da Associação Comercial, ao saudar a criação do Clube dos Mascates. BOANERGES só falava de improviso, devidamente ensarilhado no Talão de Tributação Portuária.

                EUFRÁSIO procurou BOANERGES e, acionando a “veia” oratória de seu sonho, foi franco:

                – Sou admirador de vossa pessoa e gostaria muito de ser beneficiado com o aprendizado de seus predicativos discursórios. Dou ao amigo, como prenda, um mimoso couro de jaracuçu macho, em troca do ensinamento discursivo.

                BOANERGES, meio espantado, mas curioso, perguntou:

                – O distinto gosta de discursos e quer aprender a arte de falar em público?

                – Sim, é o que aprecio e o que quero!  Respondeu EUFRÁSIO.

                Então, BOANERGES estipulou o ensinamento, dizendo;

                – Faça uma relação de frases de efeito, conexas entre si, e ensaie... Treine bastante, de preferência em lugar ermo, para evitar achincalhes depreciativos.

                EUFRÁSIO tentou ensaiar em casa, mas a mulher e os filhos não suportaram a buzinação fonética descalibrada. Houve reclamações até dos vizinhos, imaginando escapada de hospício. Em razão disso, o treino de EUFRÁRIO foi ancorar no Cemitério Municipal, em horas de final de tarde, quando os visitantes já se ausentaram.

                À boquinha da noite, EUFRÁSIO estacionou o seu intencionismo ruibarbosista entre dois grandes anjos de bronze, um com a espada e o outro com a balança, para sacudir os túmulos, neste estilo:

                – Saúdo os impolutos moradores... Não receiem enfrentar o futuro! O Governo já tomou providências contra a gatunagem imperante no País. Os investimentos estão garantidos contra a fera inflacionária.

                E mais não disse, porque foi interrompido por uma voz, saída sabe-se lá de onde, com uma sentença mal-assombrada, assim:

                – Vá perturbar o sono da mãe, desgraçado!... Aqui é lugar de descanso, gritalhão desnaturado!

                EUFRÁRIO só acordou, devidamente entubado, na tenda de oxigênio do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sob os olhares ansiosos e preocupados da mulher e dos filhos.

                Dias depois, o andarilho e morador de rua ZENÓBIO DAS ANTAS comentou com seus companheiros de andanças:

                – Esta cidade está muito ruim para o ofício de esmoler. O movimento só anda parado... Não se consegue adjutório algum!... E, para complicar, nem no cemitério se tem sossego. Aparece um falastrão maluco perturbando o sono de quem passou o dia na lida de angariar o próprio sustento.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais,  a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)