Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

APLICAR MULTAS PODE RESULTAR EM BILHETE AZUL


                        

                          Felipe Azzi

                ROGACIANO CAÇALHO, muito patriótico e respeitoso dos feriados. Qualquer vermelho de folhinha era motivo para acionar a alça de mira de sua valise taxadora de multas e emolumentos.

                Fiscal Municipal, era enérgico no desempenho do ofício. Não admitia desrespeito aos feriados. Fossem da nação pátria ou mesmo do Município de BURITIS DO BREJO.

                Uma ocasião, bebericando no bar Dois Irmãos, lavrou uma multa, de quilate descomunal, nas costas do carregador TIÃOZINHO BOA SORTE, porque estava fazendo carreto de verduras em pleno “DIA DO FICO”, dando justificativa patriótica, assim emoldurada:

                – Na minhapresença ninguém desabona a História nacional! Espírito público é bom e faz o cidadão ficar responsável.

                Entre garrafas e tira-gostos estava ALARICO BRETÃO DOS SANTOS, senhor de terras que somem no horizonte e de boiada de contagem difícil, que largou no recinto a seguinte inquirição:

                – O cavalheiro é militar ou comete esses dislates puramente por mania?

                CAÇALHO, entupigaitado de autoridade, direcionou o bico de chaleira quente para o funil de onde vinha a pergunta, e respondeu:

                – Sou Alferes, sim senhor, aguardando a patente... Mas nas horas de trabalho duro, sou Fiscal das Rendas Municipais de Buritis. Exijo respeito!

                Então, o Coronel ALARICO, abrindo o paletó branco de linho S-120, mostrou o peitão ostentoso com a estampa de Oficial Superior da Guarda Nacional, para varejar na pessoa de ROGACIANO uma laçada de boi maluco, nestes termos:

                – Aproxime-se, sujeitinho!... Toque os calcanhares para receber incumbência de patente superior: apresente-se ao Prefeito desse “curralinho” e diga que vosmecê  foi destituído do serviço calhorda de rabiscar bloquinho de taxas e correlatos, por despacho militar do Coronel ALARICO BRETÃO DOS SANTOS.

                O Coronel em questão, era tio progenitor do Prefeito além de maior contribuinte de arrecadações de BURITIS DO BREJO.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Daiana Garbin é a nova apresentadora do Biolab Cast

Daiana Garbin é a nova apresentadora do Biolab Cast

Estreando como anfitriã da nova temporada de Biolab Cast, o podcast da Biolab Farmacêutica, a jornalista, escritora e palestrante Daiana Garbin co

Rio Kaiary está de volta ao carnaval de rua de Porto Velho

Rio Kaiary está de volta ao carnaval de rua de Porto Velho

O bloco Rio Kaiary retorna este ano para o carnaval de rua de Porto Velho para reviver as tradições da verdadeira folia que o tornaram tão conhec

Uma História de Superação e Grandes Negócios

Uma História de Superação e Grandes Negócios

Eduardo Custódio,  é um exemplo de ser humano  com uma trajetória de superação, determinação e sucesso no empreendedorismo. Desde muito jovem

Banda do Vai Quem Quer leva alegria à crianças internadas no Hospital Infantil Cosme e Damião

Banda do Vai Quem Quer leva alegria à crianças internadas no Hospital Infantil Cosme e Damião

Alegria e diversão em momento nada fáceis, para crianças que estão internadas, muitas delas há mais de quatro anos, além dos pais e dos próprios fun

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)