Sábado, 21 de setembro de 2013 - 07h55
Felipe Azzi
ROGACIANO CAÇALHO, muito patriótico e respeitoso dos feriados. Qualquer vermelho de folhinha era motivo para acionar a alça de mira de sua valise taxadora de multas e emolumentos.
Fiscal Municipal, era enérgico no desempenho do ofício. Não admitia desrespeito aos feriados. Fossem da nação pátria ou mesmo do Município de BURITIS DO BREJO.
Uma ocasião, bebericando no bar Dois Irmãos, lavrou uma multa, de quilate descomunal, nas costas do carregador TIÃOZINHO BOA SORTE, porque estava fazendo carreto de verduras em pleno “DIA DO FICO”, dando justificativa patriótica, assim emoldurada:
– Na minhapresença ninguém desabona a História nacional! Espírito público é bom e faz o cidadão ficar responsável.
Entre garrafas e tira-gostos estava ALARICO BRETÃO DOS SANTOS, senhor de terras que somem no horizonte e de boiada de contagem difícil, que largou no recinto a seguinte inquirição:
– O cavalheiro é militar ou comete esses dislates puramente por mania?
CAÇALHO, entupigaitado de autoridade, direcionou o bico de chaleira quente para o funil de onde vinha a pergunta, e respondeu:
– Sou Alferes, sim senhor, aguardando a patente... Mas nas horas de trabalho duro, sou Fiscal das Rendas Municipais de Buritis. Exijo respeito!
Então, o Coronel ALARICO, abrindo o paletó branco de linho S-120, mostrou o peitão ostentoso com a estampa de Oficial Superior da Guarda Nacional, para varejar na pessoa de ROGACIANO uma laçada de boi maluco, nestes termos:
– Aproxime-se, sujeitinho!... Toque os calcanhares para receber incumbência de patente superior: apresente-se ao Prefeito desse “curralinho” e diga que vosmecê foi destituído do serviço calhorda de rabiscar bloquinho de taxas e correlatos, por despacho militar do Coronel ALARICO BRETÃO DOS SANTOS.
O Coronel em questão, era tio progenitor do Prefeito além de maior contribuinte de arrecadações de BURITIS DO BREJO.
Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró
"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa
Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais, a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co
Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka
"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou
Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A
A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da