Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

COMÍCIO POLÍTICO COM VÁRIAS VERTENTES


                         
                    Felipe Azzi

              Política corre nas veias do brasileiro. Mesmo afirmando que não vota mais, decepcionado com o desempenho de seu partido ou dos candidatos, a apuração das urnas sempre revela a participação maciça nas eleições.

                MUÇAMBÉ-AÇU, perdida na malha hidrográfica da Amazônia, tinha também a sua vida pública eleitoreira muito agitada. Dois partidos políticos disputavam a hegemonia eleitoral do lugar: os “PÉS-DE-BARRO”, grupo alinhavado entre pessoas simples e de renda abaixo da linha da “boa vida” nacional; e o dos “COLARINHOS DUROS’, que reunia a oligarquia muçambezense, sob o comando do Coronel JASMÊNIO POTENGUI GONÇALVES, todos revestidos de louvável espírito público e social, devidamente cifrados $$.

                Aconteceu, então, o comício dos “Pés-de-Barro”, partidários do Major GENOFÉSIO PIRÃO LUSTOSA, no encerramento da campanha, quando um puxa-saco de algibeira, de nome JUVENSOR PENALVA, abriu a caixa dos peitos para dizer que governo livre de roubalheira era o dos “Colarinho Duro”, acostumados a mexer com dinheiro graúdo. Que “caixa dois” para eles era somente o número de guichê do Banco ou dos Correios.

                Rebatendo a ofensa embutida, ASTUNAL FOGAÇA, pénobarrense por herança, afiançou, para quem quisesse ouvir, que “Colarinho Duro”, como o título já esclarecia, era tido e havido como surrupiador de bens e haveres públicos, de situação doméstica ou de permanência no estrangeiro.

                Os ânimos se exaltaram, com acusações primorosas de parte a parte. O comício virou um campo de guerra. Quem estava presente viu e apanhou; e quem chegava curioso também apanhava. No meio da confusão, dois esmoleiros, cegos de não ver nada, se atracaram e começaram a discutir sobre a propriedade intelectual do “Ponto” das requisições adjutórias, quando um engraçadinho maluco gritou para os dois contendores:

                 – De faca, não, ceguinho!

                Debandou um cego para cada lado, debaixo de muitas e variadas bordoadas, incrementadas por cachações anônimos.

                Ainda dentro das escaramuças, FELISTOSO GONZAGA, capenga desde os cueiros, aproveitou a inesperada cura de seu capengar para, em desabalada carreira, sumir no manto de poeira com algumas bolsas e carteiras recheadas de valores em papel moeda que, implorando “ME PEGA E ME LEVA, POR FAVOR”, sobravam no local.

                Quando a calma voltou ao lugar, entre restos discursórios e projetos e mancebia, foram contadas as sobras do estrago: dois remos de madeira; um motor de popa Archimedes dez/doze; dois samburás cheios de peixes; uma rede de pesca sem chumbos; duas cadeiras de rodas; um leme de avião “Teco-Teco”; um torniquete de bloquear passagem de rua; uma cesta de pães da fornada de final de domingo; uma gaiola com um papagaio “estrela” que não parava de gritar: “ Essa é boa.. Essa é de lascar!” ; e ainda um bilhete romântico de uma certa DAULACÍDIA RAMOS para o seu “Romeu” de conhecimento recente, o coveiro CUPERTINO NOLASCO, com o seguinte conteúdo encastoado: “O MEU SOFRIMENTO FOI TE CONHECER EM TEMPOS TARDIOS DE MEU VIVER, MAS SE NOS APRESSARMOS PODEMOS RECUPERAR TUDO O QUE FICOU PARA TRÁS. DA TUA ‘DAULA’, COM  MUITO B EM-QUERER”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais,  a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)