Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

PIQUENIQUE, SÓ SE FOR COM ENFERMEIRO A BORDO


Felipe Azzi
 

            TORQUATO JAPIASSU PEDERNEIRAS, estancieiro de invernadas de gado para engorda em CAJAZEIRAS DO FUNDÃO, era cismático e arredio quando ouvia falar de casamento. Viuvão juramentado, já beirando os noventa anos, não abria mão da solteirice de mais de trinta anos. E não era por fidelidade à defunta histórica SINOFÉSIA BEIRANTES PEDERNEIRAS. O que TORQUATO mais defendia era a somitiquice de seu proceder que, para muitos tinha raiz de “Unha de Fome” mas, no seu pensar intimista, era somente autocontrole e bom manejo de seus haveres.

            Candidatas não faltavam para laçar a pessoa antiquária de JAPIASSU, com todos os acréscimos econômicos. Meninas na flor da juventude, de predicados vistosos e convincentes, eram habitualmente recusadas com obtemperada justificativa:

            – Refugo, tanto essa como aquela!... Sou muito respeitoso das leis e regulamentos... Não quero ser acusado de pedofilia.

            Mas, dificuldades mesmo tinha  JAPIASSU para se livrar das investidas  de damas de ilustrada experiência, como foi o caso de ISELDA CALCIDÔNIA FEIJÓ, viúva de sete costados, que convidou JAPIASSU para um bordejo em lugares ermos num piquenique projetado à beira do riacho SOVACO DE COBRA. Com as barbas de molho, desconfiômetro ligado, JAPIASSU logo ponderou sobre o seu sofrimento de “Espinhela Caída”, de seu respirar dificultoso, até mesmo de um calo renitente no dedão mestre do pé direito. Não teve jeito. O convite era franco, bem fornido de qualificativos saborosos e intencionamentos indomáveis. Até que JAPIASSU argumentou que era dado a esquecimentos, de mente muito anuviada, de não lembrar do caminho de casa, e saiu-se com esta:

            – O convite da dama é de muito louvor e de mimosas atenções. Sucede que sou de cabeça fraca... Quando saio a caminhar me perco nas andanças... Não foi uma nem duas vezes que tive que ser rebocado por meus meninos, de lugar que nunca pensei existir. A última vez que ocorreu um disparate desses foi quando saí para comprar tabaco no Bar Lusitano, a dois passos de casa, e só fui encontrado três dias depois, no sítio de certo JUCA TORRESMO, em cercanias desconhecidas de CAJAZEIRAS DO FUNDÃO.

            Para não perder a viagem, CALCIDÔNIA  pediu pequena pecúnia para cobrir os gastos com os preparativos do malfadado convescote, mas levou pelo frontal da cara um NÃO aparentado de ventania, com a força de furacão sem rumo, que jogou longe a sua peruca ruiva encaracolada que fora comprada de um mascate libanês, e curtida nos sonhos do romanesco encontro não concretizado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mercado Cultural: hoje tem Segunda Mix Com Churrascada; e na terça almoço Natalino

Mercado Cultural: hoje tem Segunda Mix Com Churrascada; e na terça almoço Natalino

“Chegamos na última edição de 2024, da nossa tradicional ‘Segunda Mix Com Churrascada’, considerada a melhor noite de segunda-feira da capital rondo

Confira os shows do final de semana no Mercado Cultural

Confira os shows do final de semana no Mercado Cultural

“Neste sábado, dia 21, teremos 12h de shows gratuitos no palco do nosso espaço público, turístico, cultural e da capital rondoniense”, disse o empre

Caravana de Natal Bemol chega a Porto Velho nos dias 20 e 21 de dezembro

Caravana de Natal Bemol chega a Porto Velho nos dias 20 e 21 de dezembro

A Caravana de Natal Bemol vai iluminar a cidade de Porto Velho, em Rondônia, nos dias 20 e 21 de dezembro. Ornamentado com leds, personagens e símbo

Hospital Infantil Cosme e Damião leva pacientes crônicos para ver as luzes de Natal em Porto Velho

Hospital Infantil Cosme e Damião leva pacientes crônicos para ver as luzes de Natal em Porto Velho

Na última segunda-feira, 16, o Hospital Infantil Cosme e Damião promoveu uma emocionante ação de acessibilidade e humanização voltada para pacientes

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)