Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

UM AVESTRUZ POR TRÊS LEÕES


 
Felipe Azzi

SARUÍ DO DESCALVADO, cidade pacata e sem modismos, vivia das tetas de muitos rebanhos ganadeiros, bichos de raça e de pés duros. Verbas governamentais nunca que aportaram no progressismo do município, que disso fazia alardes. Seu povo, do miúdo ao mais elevado cidadão, já vira de tudo. Demonstrações esquisitas e inacreditáveis, como da vez em que certo mágico de um circo qualquer, com a engenhoca da mágica descalibrada, tirou da cartola um avestruz dos capetas, que foi logo botando um ovo de quilo e meio no picadeiro, o que assustou a distinta plateia, acostumada com CAMBAXIRRAS, SOCÓS, ANUNS, BACURAIS e QUERO-QUEROS. A ave de maior porte que já tinham visto era o MARRECO DO BREJO, símbolo natural da bandeira da municipalidade.

Mas agora a estória era outra. Chegara à cidade o GRAN CIRCO SICILIANO, trazendo na bagagem a fama do domador de leões GIUGLIANO STROMBOLLI, coisa nunca vista no derredor de cem léguas do lugar. A cidade se vestiu de curiosidade e expectativa incontroláveis. Faltou bilhete de ingresso para tanto espectador interessado. Circo lotado, com gente saindo pelos desvãos das lonas, espetáculo a ponto de começar, quando chega o tratador dos animais informando que o leão, velho e desdentado, se amontoou num canto da jaula, com jeito de doente, aguardando a visita da morte. Não havia cutucão que movesse o bicho.

Impasse dos grandes, com cara de devolução dos ingressos. Prejuízo à vista. Giugliano acalma o proprietário do circo, dizendo:

- Tudo se arranja... Vou falar com três conterrâneos aqui chegados e que estão em maré braba... Matando cachorro a grito!

Resolvida a questão, começa o espetáculo e, como número primeiro, a apresentação das habilidades de GIUGLIANO STROMBOLLI e seus três leões , no picadeiro convenientemente gradeado. O domador estala o látego chicoteando o ar conforme fora combinado. A plateia, ansiosa, estoura com hurras e gritos de incentivo, a ponto de um patrício de Giugliano, sentado na fileira do gargarejo, dar um incentivo maior, gritando eufórico:

– Ecco, Giugliano... Avanti... Estropa questi Leoni!... Destrùggere questi ferozi animali africani!

O Domador, colhendo a malvada sugestão, empolgado, solta o látego nas costas dos três pretensos leões, gritando:

– Toma, disgraziati... Toma, ferozi Leoni africani!...

Os três infelizes corriam de um lado para o outro, procurando escapar das chicotadas malucas, sussurrando para o Domador:

– Acalme... Abrande, signore Domatore... Siami tui fratelli italiani... Siami tutti napolitani...

Falavam para surdo. O domador, alheio aos apelos, despachou nova remessa de chicotadas, reforçadas com cutucão de cadeira, o que resultou no aparte intencional da mulher do Promotor Público, nestes termos:

– ONOCRASTES, desse jeito o Domador vai estuporar os três leões... Se isso acontecer, quero que compres uma das peles... Tenho em mira um lindo sobretudo para enfrentar o inverno!

O final foi bem outro. Os três leões ajoelhados e de mãos postas, suplicaram tedesca clemência, assim enunciada:

– Basta, per favore... Aiúde gente, acode... Nói non siami Leoni... Siami tré engegneri dizocupati!

Látego enrolado e em alça de segurança. O povo deixando as dependências do circo. Um velhote de pequeno porte, trajando calça listrada e paletó preto, com um chapéu tipo coco na cabeça, rolando a bengala, comenta para o neto ao seu lado:

– Já vi de tudo nessa vida... Homem de perna de pau que anda de bicicleta, mulher barbada e até mesmo anão sem pescoço... Mas leões falantes, é demais!... Acho que vou voltar para o Piauí!

E, para não ficar em desacordo com o relatado, voltou mesmo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

Confira os shows da Feijoada do Mercado Cultural; à noite terá shows de grupo de forró

"Neste sábado, dia 22, a partir das 12h, na nossa tradicional 'Feijoada Com Samba e Pagode', diga-se de passagem, a mais barata da cidade, que custa

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Confraternização Solidária - 12ª Festa dos jornalistas é dia 07/12, primeiro sábado de Dezembro, no Clube da OAB

Com uma expectativa da presença de mais 400 profissionais,  a 12ª edição da Festa dos Jornalistas, uma confraternização solidária, regada a bingo co

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

Sábado tem o maior festival de música forró das antigas no O Monarka

"Está chegando o dia para nossa segunda edição, diga-se de passagem, a última de 2024, do maior festival de música de forró das antigas", enfatizou

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

Valorização Cultural: escritora rondoniense encanta alunos com frutas da Amazônia na Escola Classe A

A escritora Helení Velasques visitou os alunos das duas unidades do Colégio Classe A, em Porto Velho, para apresentar sua obra "Deliciosas Frutas da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)