Quarta-feira, 9 de maio de 2007 - 19h50
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
'Ninguém é a favor do aborto. A pergunta é: A mulher deve ser presa? Deve morrer?' Presidente Lula da Silva pondo uma pedra na discussão sobre o aborto.
Pauta política de 01 a 10
01-CIDADANIA Saúde pública - Samu
Para atendimento a emergências de saúde, a solução é o Samu. Uma equipe supertreinada para o atendimento e com veículo que atua como hospital volante vai chegar rapidamente ao local do chamado. A operação começa com a ligação telefônica e chamos sua atenção para o seguinte. Seja calmo. Ligue o 192. Faça um breve relato do acidente e forneça o endereço com pontos e locais de referência. Importante: o Samu pode salvar sua vida ou de alguém da sua família. Não passe trote. Quem passa trote comete crime e pode ser preso.
02-O eleitor que renovou a Ale está de olho:
Se vai dar rolo ou se vai dar certo, não importa. O recado do Cassol aos deputados foi dado. Foi assim antes, está sendo agora. As carapuças se ainda não caíram vão cair, como cairão as fichas dos desmiolados. Se antes eu dizia que na Ale faltava cabelo branco, serei bem claro: o que falta é juízo. Não vou entrar nessa de dizer que existe um número "x" de suspeitos mas, existe sim a tentativa de alguns deputados em auferir antigas benesses da legislatura passada. Nomes? Nem pensar. Sem provas, sem nomes, mas eles se revelarão.
03-Olha o gás:
Depois de ciscar, ameaçar, dar prazo e falar grosso, a Petrobrás recuou. O Brasil depende do gás da Bolívia e a briga da Petrobrás por suas refinarias pode em última instância antecipar o tal apagão elétrico marcado para 2011, caso as usinas do Madeira continuem no Ibama. O Brasil vai continuar de um lado falando ao vento com um discurso para inglês ver e no particular, agachando-se para o "hermano". Zé de Nana trabalhou na casa de um juiz que falava inglês e claro, se acha o craque em direito internacional. É dele a melhor explicação sobre o imbróglio: "É isso que dá fazer filho na mulher dos outros. O menino é de quem cria"
04-Don't cry Ibama:
Entendo e compartilho do choro dos funcionários do Ibama de Porto Velho, que estão sendo acusados de impedir a construção das usinas, pela não liberação da licença prévia. Justa a chiadeira da turma e sou testemunha do esforço que fizeram os funcionários de Porto Velho para a agilizar o processo. O Ibama porém não é só Porto Velho. A coisa começa no Acre e morre em Brasília. Sobre a divisão do Instituto, entendo ser benéfica, mas é a visão de quem está do lado de fora. É como se o panorama fosse visto da ponte, se existisse ponte.
05-Pegando pesado:
Num país católico, a palavra excomunhão tem um peso bem maior que o próprio significado e o Papa pegou pesado ao defender a excomunhão dos políticos que apóiem o aborto. Vem aí uma lenga-lenga sobre o assunto que desaguar no seguinte: Não haverá plebiscito, as ações de governo vão continuar existindo aquém do necessário, as "fazedoras de anjos" continuarão atendendo a domicílio com as agulhas de tricô, seus comprimidos comprados no mercado negro e a população jovem de baixa renda, a grande clientela desse mercado, continuará à margem do serviço público de saúde, engrossando as estatísticas de "morte por anemia aguda decorrente de hemorragia por aborto espontâneo". Terrível.
06-Quem quer dinheiro?
Incensado por Lula por sua capacidade de agradar a parlamentares de todos os partidos, o ex-ministro do Turismo e atual Ministro das Relações Institucionais mostrou que na área de distribuir recursos, não é tão institucional ou republicano como deveria. Walfrido dos Mares Guia transferiu, supostamente de forma irregular, mais de R$24 milhões à "tchurma" que vive pendurada nas tetas da viúva: entidades privadas sem fins lucrativos, sindicatos rurais e igrejas e tudo num período curto - 2003 e 2006. São 52 convênios com a marca do enrosco.
07-Moto próprio ou motoboy?
Wellinton Salgado chegou ao Senado pilotando uma suplência do PMDB e caiu nas graças do presidente Renan Calheiros. Folclórico, marca suas falas com a explicação de que "está" Senador, mas vai acumulando funções ingratas. Ontem, sob as juras do governo de que ele falava por si, o senador conseguiu torpedear a CPI do Apagão do Senado, ao fazer um questionamento que irá parar na CCJ. Não é lá nenhuma Harley, mas uma biz que pode dar conta do recado. Se der certo, ganha diploma de santo. Igualzinho a São Galvão. Amém.
08-Trucando o Evo:
Lula se invocou. Nenhum "negócio novo" será fechado com a Bolívia e convênios assinados serão congelados até que seja solucionada de forma favorável a questão das refinarias da Petrobras no país. Para o presidente Lula a "lógica" não prevalece nas negociações com o presidente Evo Morales, a quem apoiou nas eleições, e que sua paciência com o colega boliviano chegou "ao limite". Tradução: O Brasil não quer, mas vai partir pro pau. Olha o que diz Zé de Nana que hoje está prolixo: "Se perder para a Bolívia, vai empatar com quem"?
09-Censura nunca mais:
Em manifesto entregue ao ministro da Justiça, Tarso Genro, entidades representativas da imprensa defenderam a liberdade de expressão e criticaram a portaria do governo que impõe horários para a programação de TV. Tarso afinou e disse sem prometer, que o governo pode rediscutir a portaria. Isso está com cara de bode bolchevique. Do outro lado, o ministro Franklin Martins, deu a origem dos recursos para financiar a TV Pública. Aí tem.
10-As trevas do apagão:
Os problemas no setor aéreo ameaçam tirar o Brasil do Grupo 1 da Oaci, o fórum mais importante da aviação civil internacional. Como conseqüência, as empresas poderão até ser impedidas de oferecer vôos para destinos como EUA e Europa. A decisão será tomada em setembro, mas é certo que o Brasil será advertido formalmente. Enquanto isso, o governo deixa de trabalhar com o Congresso para minimizar impactos e gestar soluções
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol