Sexta-feira, 18 de maio de 2007 - 18h01
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
"Chega de muros de Berlin, do México, de Gaza..." Lula recusando a idéia de construir um muro em Ciudad do Leste.
Pauta política de 01 a 10
01-CIDADANIA Emancipação de distritos:
No dia 13 de abril, o Deputado Alex Testoni fez um discurso durante a audiência pública para criação de novos municípios. ...com o apoio da bancada federal, dos senadores de Rondônia, e do governador Ivo Cassol, no prazo de 60 dias, tornaremos este sonho uma realidade, disse o deputado. 30 dias se foram e nada aconteceu. Sou favorável à emancipação mas não vou mentir para o povo de Jaci Paraná que me ouve. Enquanto o Congresso não alterar o parágrafo 4 do art.18 da Constituição, emancipação é só papo de político ou conversa mole pra boi dormir.
02-Contaminação:
O TRE de Rondônia rejeitou na sessão de ontem, por sete a zero, os embargos de declaração do senador Expedito contra sua cassação por compra de votos. Expedito mantém-se no cargo por força de liminar concedida pelo ministro Caputo até a publicação do acórdão pelo TRE de Rondônia. Com a votação de ontem, o ministro deverá analisar se amplia a liminar até que o TSE faça o julgamento principal. Pela segunda vez Expedito é derrotado em votação unânime o que gera expectativa preocupação pelos desdobramentos que possam advir, com a entrada de pessoas denunciadas no processo, entre as quais o governador Ivo Cassol. É complicado.
03-No fio da navalha II:
A PF com 400 policiais começou ontem a Operação Navalha, que acontece simultaneamente em noves estados. 46 pessoas já foram detidas e existem ainda 84 mandados de busca e apreensão. Só pra variar, tem de tudo. De assessor de ministro até as piabinhas passando por prefeitos, ex-governador e uma empresa-arapuca chamada Gautama que pilotou repasses de R$45 milhões diretos da União e estava selecionada para a transposição do São Francisco. A Ministra Eliana Calmon do STJ bem conhecida de Rondônia, determinou que haja o bloqueio de contas e indisponibilidade de bens e que todos sigam para Brasília.
04-Acima de qualquer suspeita:
Por força de um mandado de prisão provisória de New York, o deputado brasileiro, Paulo Maluf, é procurado por 184 países. Aqui não. No Brasil, em lugar de ser procurado o picareta é encontrado sentado numa cadeira do parlamento. Maluf que esteve preso foi solto por um magistrado que teve pena de vê-lo preso junto com o filho numa surreal decisão jurídica. Mas o picareta quer também a anulação da decisão americana e para isso começou uma batalha jurídica e política, usando o Congresso o que faria o Brasil passar pela suprema humilhação.
05-Metamorfose ambulante:
Ele mesmo assim se definiu na coletiva de terça feira e assim se mostrou ontem. Na abertura da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social o presidente Lula defendeu a necessidade de reformas diversas e dentre elas a reforma da Previdência. De acordo com ele, a mudança previdenciária é necessária mas, a solução de seus problemas não está nos dias atuais. Em relação à reforma trabalhista, Lula disse que o mundo do trabalho mudou e exige a reforma. Sobre a reforma política, o presidente disse que ela é sempre adiada porque "todo mundo tem medo dela". Tradução: Choveu no molhado e não tem reforma à vista.
06-Envelopando a pizza:
A CPI do apagão aéreo está sendo tocada pelos governistas da Câmara com todo zelo. Oitiva pela metade, inquirições intermináveis de um só deputado e quando se espreme o conteúdo não sobrta nada. Um coronel e um brigadeiro da Aeronáutica estiveram ontem dando os seus depoimentos. Foram perguntados sobre o acidente com o avião da Gol e o Legacy de forma tão cuidadosa quee por pouco não se ouviu a negativa de que o acidente tivesse mesmo ocorrido. A CPI segue como um avião Búfalo. Lenta e segura, em céu de brigadeiro.
07-Rastilho de pólvora:
Muitos políticos que se preparavam para sair de Brasília ontem deram o famoso meia volta volver em função da Operação Navalha. Brasília em fim de semana é um deserto onde se sabe de tudo, se fala de tudo e se encontra quem precisa, sem riscos de ser descoberto. A atuação da PF deixou muita gente do esquema em polvorosa e com medo do que pode vir a acontecer. A empresa Guatama tinha ligações com muitas outras e com muitos políticos, era financiadora de campanha e já preparava um salto maior. Vem mais coisa podre por aí.
08-Navalha na carne:
O Congresso Nacional e em especial o Senado está numa sinuca de bico. Ou se abafa a Operação Navalha ou todo mundo vai saber o que não é novidade de há muito tempo. A Comissão Mista de Orçamento em nada difere daquela do tempo dos Anões, e o esforço para o abafa será grande pois só a PF tem idéia de onde a coisa toda pode chegar. Agora vamos raciocinar juntos. A corrupção no Brasil passa por dois pontos comuns: o financiamento da campanha de um parlamentar e a atuação desse parlamentar já eleito fazendo emendas. Será que é tão difícil interromper isso. O Brasil da política. não quer que isso acabe.
09-ACM não perdoa. Mata.:
Renan abusou da sorte ao deixar que o seu genro, Zuleido Veras, montasse sua empresa a tal Guatama no quintal de ACM. Em 2001, ACM já havia esfregado isso no nariz do Renan. Amigo do PT de Jacques Wagner, que é desafeto de ACM, Renan vai custear o palmípede, e ACM provará ao povo da Bahia que ainda é forte. Não é o tipo de política da qual alguém possa se orgulhar, mas é eficaz. Não importa o tempo que passe, a hora chega. É o estilo das velhas raposas brasileiras como Sarney e ACM. Um dia a casa cai. Sempre cai.
10-Tudo gente boa e de família:
O advogado Dr. José Antônio Almeida, que representa o ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares do PSB, disse que a prisão dele durante a Operação Navalha foi arbitrária e que seu cliente estava tranqüilo "porque não tinha nada a temer". Olha só a pérola do douto advogado: "A prisão foi arbitrária porque José Reinaldo tem profissão, tem bens, tem família e residência fixa. Ele não deveria ser preso". Constatei perplexo que o Fernandinho Beira Mar preenche os mesmos requisitos listados pelo advogado, para também não estar na cadeia e só então me dei conta do erro a que o advogado me induziu. Esqueci que. José Antonio Almeida e o ex-governador José Reinaldo Tavares são de outro tipo de gente. Tudo gente boa. Tudo de boa família.
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol