Segunda-feira, 30 de abril de 2007 - 17h15
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
"Para quem sabe do que uma pessoa de 16 anos é capaz, a mudança é até conservadora, como tudo neste grande país católico que é o Brasil"Senador Wellington Salgado defendendo a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
Pauta política de 01 a 10
01-CIDADANIA - Educação
Estradas esburacadas, itinerário mal feito, a falta de política nacional para a educação fora das cidades, e o transporte escolar vai de mal a pior. Escolas nas comunidades, poderiam diminuir a demanda pelo transporte, não fosse a qualidade. Escolas ruins provocam o êxodo de alunos para a zona urbana, amontoados em ônibus velhos, carrocerias de caminhões ou de bicicletas, tudo por uma escola melhor. O transporte rouba o tempo de aula, aumenta o gasto, mina energias e diminui o aprendizado. A melhor imagem do transporte escolar é o ônibus quebrado e a molecada fora da escola. É dinheiro jogado fora.
02-Foro privilegiado ou foro de privilégios?
É duro constatar o desvio de conduta de um juiz. É estarrecedor saber que juízes e por extensão o poder, podem ser corrompidos. Como é o procedimento para julgar quem nos julga? Qual a percepção do cidadão sobre a suprema corte? Como julgar o juiz corrompido e seu corruptor. Como aceitar a transferência de foro de criminosos que delinqüiram e depois conseguiram um mandato? Não caberia ao STF fazer justiça quando o direito ou a lei falham ou inexistem. Quantos Malufes viverão impunes até que a justiça retire a venda?
03-A propaganda é a alma do negócio:
Apesar do art 37 da Constituição, da lei 8666 e normas específicas, contratar publicidade pelo governo sempre dá panos pra manga. Tudo começa com a relação que se estabelece entre o marketeiro da campanha e aquele que ganha a eleição. Aqui temos um caso: Cassol e NDA. O TCU meteu o bedelho e mesmo sabendo que não vai resolver o assunto pretende moralizar a zona. Fim do contrato guarda chuva, valendo para estados e municípios. Quanto a distribuição da verba entre veículos, a história é sórdida, o jogo é bruto e sem regras.
04-De dez em dez se constrói outra estrada
O DNIT vai pagar R$ 10 mil a uma motorista por causa de buraco na BR 364, que ocasionou um acidente com graves lesões físicas para a condutora. No popular: uma moto C-100 Biz, caiu numa daquelas crateras da BR-364. Excesso de velocidade a Biz é impossível. O acidente foi em abril 2005, a vítima entrou na justiça e em dois anos, ganhou a causa. Dois anos é tempo suficiente para reparar o buraco. Pela quantidade de buracos e se a moda de pagar indenizações por buraco pegar, vai ser mais barato fazer outra estrada.
05-O Pinto e o galo de macumba:
Não existem limites para a queda de um homem. Gravações da PF mostram o juiz Ernesto Luiz Pinto do TRT de Campinas, pedindo a um pai de santo duas mãozinhas: uma para receber umas propinas e outra para prejudicar seus inimigos. Nada de novo para nós. A Ale de Rondônia tinha um pai de santo que limpou os caminhos. Trabalho caro mas bem feito. Nenhum deputado está na cadeia. Mas lá em Campinas o pai de santo entrou numa fria. "O Pinto num gostô do trabáio e vai virá um galo brabo pra cima de sunsê mizifi" Hum! hehehe.
06-No tempo da azienda:
Os partidos políticos apresentam suas contas que serão analisadas pelo TSE, mas com um detalhe curioso. O Brasil que desenvolveu a tecnologia das urnas eletrônicas, que queria que os partidos prestassem as contas de campanha on-line, via internet, não conseguiu desenvolver um programa específico e cada partido vai entregar seus livros, como se fazia antigamente. Tudo assinado por uma "guarda-livros" ou por um contador?
07-A última do Berzoini:
Bastou arquivar o caso do dossiê Vedoin e Berzoini inventou novidade. Quer o controle da mídia durante as eleições. Deu o pior de si e acha que se não provaram nada, então nada existe. Nem aquela dinheirama que ninguém disse quem é o dono. A imprensa mesmo vendo tudo, não poderia publicar nada, pois o tudo é nada. Nesse rolo da imprensa, sempre ela, Lula foi induzido ao erro e classificou de "aloprados", pessoas que apesar do tudo não tinham nada Berzoini se revelou no tempo. Daria um ótimo censor no tempo da ditadura.
08-Chumbo grosso na CPI do apagão:
Considerando-se traídos e isolados pelo governo, os controladores de vôo preparam um pesado contra-ataque na CPI do Apagão. Assim que a comissão for instalada, tornarão públicos dezenas de documentos, reunidos em todo o país, relatando 'quase acidentes', atribuídos às falhas de gestão cometidas pela Aeronáutica. A idéia é expor a falência do modelo e a necessidade da desmilitarização, que garantem ter sido abandonada.
09-Escolas técnicas federais:
Nada de Cieps, Caics e Céus. Importante é quem ensina. As escolas federais aparecem nos resultados da última avaliação do MEC como o melhor caminho para a educação no Brasil. Como os colégios de Aplicação e o Pedro II, essas escolas ultrapassam em qualidade até as boas escolas privadas. Mas, em vez de serem incentivadas e usadas como exemplo, são uma realidade isolada no país. Seus 93 mil alunos obtiveram média 6,4 no Ideb, padrão de primeiro mundo. É a menina dos olhos do MEC, é ação do governo que nada tem a ver com políticos. Mas você sabe. Filho bonito tem pai sobrando. Já, já aparecem os pais da matéria.
10-Constatando o que todos sabem:
Auditorias do TCU em 21 municípios mostram quadrilhas locais e regionais especializadas em fraudar contratos e licitações. Dinheiro para educação, remédios, vacinas, esgoto, tudo vai parar na conta de pessoas que todos nós conhecemos. Quem não conhece os daqui de Porto Velho e Candeias? Licitações que são "peças de ficção" são montadas para beneficiar empresas, grupos e famílias que fazem parte do esquema. No rolo é claro está o político corrupto fazendo seu caixa de campanha e comprando a camionete nova.
Fonte: leoladeia@hotmail.com
Como cortar a própria carne sem anestesia
A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p
Deu o que o americano escolheu
Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.
A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi
Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?
Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol