Quarta-feira, 30 de maio de 2007 - 12h56
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
"O que interessa à oposição e à imprensa é a relação de uma autoridade pública com a iniciativa privada". - Deputado Chico Alencar do PSol sobre a linha de defesa do Renan Calheiros focado em seu drama pessoal
Pauta política de 01 a 10
01-Bus stop:
O Deputado Federal Anselmo de Jesus fez a denuncia ao MP de que irregularidades estariam acontecendo no transporte escolar das zonas rurais do Estado. E tem de tudo: total ausência dos equipamentos mínimos de segurança exigidos pelo Código de Trânsito, a idade avançada dos veículos utilizados e a falta de manutenção mecânica. O MP já determinou que todas as promotorias envolvidas com a solução adotem as medidas cabíveis. Sobre o assunto fizemos uma série de notas alertando o poder público e o MP agora vai descobrir que os problemas são bem maiores do que se supõe. O que tem de picareta envolvido não está escrito.
02-O nepotismo de sempre:
O deputado Amauri dos Santos apresentou um projeto de lei que na prática acaba com a lei anti-nepotismo. Comissionados, independente do grau de parentesco continuariam exercendo a função e se entendi bem, por pouco se deu um passo para entupir a ALE da parentela. Estranho, muito estranho. No meio do rolo deputados de direita, esquerda entreverados entre deputados novos e velhos. Foi a prova que existe sim um grupo de deputados que quer a ALE como antes. O projeto do Amauri e a saída intempestiva do plenário, dos 14 liderados por Marcos Donadon, é a prova. Do chiqueirinho, a imprensa apenas mostra que a lama teima em voltar, mas que a farra já acabou. Aguardem que vem aí uma bomba sobre nepotismo.
03-Navalha na carne:
O nome da operação Navalha surgiu da necessidade de se cortar na própria carne da PF. A operação era outra, visava oito baianos dentre os quais, Gervásio Oliveira, que foi dono de uma importante instituição de ensino de Rondônia. O vazamento de informações mostrou que haviam policiais federais envolvidos, o que acabou por acontecer. O STF mandou afastar o diretor-executivo Zulmar Pimentel e o superintendente da PF na Bahia, César Nunes, além do delegado Paulo Bezerra, que ocupa o cargo de secretário de Segurança Pública da Bahia e que o governador Jacques Wagner diz que vai manter no cargo. Um vatapá estragado.
04-Problemas com as mulheres:
Renan Calheiros com certeza jogou pedra na cruz. Esposa, amante, filha, a ministra Eliana e de repente o pior dos mundos: Heloisa Helena do PSol resolveu levar o vacilão ao Conselho de Ética. Há indícios de que o senador pode ter incorrido em tráfico de influência, exploração de prestígio, intermediação de interesses privados, e recebimento de vantagens indevidas. Tudo isso é incompatível com decoro parlamentar e pode levar à perda do mandato, disse Heloisa. O consórcio governista já se move para blindar Renan no Conselho de Ética. Heloisa jogando contra é coisa que não desejo nem para inimigo.
05-Problemas com o homem:
Do mundo masculino bastaria para complicar a vida do Renan, alguém como Jefferson Perez. Pois é. Uma idéia brilhante foi proposta por ele: Renan se licencia da presidência do Senado e do Congresso, para defender-se sem as prerrogativas do cargo e pode ganhar corpo, pois ele disse que não tem provas de que fez repasses à mãe da garota antes de reconhecê-la como filha. Convenhamos: cópia de um saque bancário do valor e a confirmação. Mas seu problema atende pelo nome de nome. Desiludido da política, Jefferson vai pular fora e afundar o barco e como se diz no Amazonas, barco pro fundo, bem carregado. E Renan é uma senhora carga.
07-Problemas com a imprensa:
Um cão danado, todos a ele, diz o adágio popular. Não se pode dizer que Renan tivesse um relacionamento ruim com a imprensa. Seus problemas com a imprensa começam com a Veja. Uma denúncia daquelas provoca uma revolução nas redações. Tudo o que foi publicado é analisado e o que não foi, passa a ser vasculhado. Renan que já é tratado como suspeito pela PF, passa a ser monitorado pela imprensa. Por sua ligação com a jornalista que lhe deu uma filha, Renan é um dos poucos políticos que pode com justa razão, se queixar da imprensa.
08-Com licença e desculpas:
Boa notícia: o jornalista Cláudio Humberto divulga hoje, dia 30, na sua coluna nacional o que os ouvintes do programa Sala Vip e os leitores da coluna Política & Murupi já sabem desde o dia 25 de maio, sexta feira passada. Desculpem a imodéstia. Amanhã o governo desentoca a licença ambiental para construção das Usinas de Santo Antonio e Jirau no Rio Madeira. Uma dessas merece água de coco gelada e acarajé com pimenta murupi.
09-É difícil de acreditar:
A cada dia uma nova agonia. Diálogos grampeados pela PF e publicados hoje pelo jornal Folha de S. Paulo indicam que o presidente do Senado, Renan Calheiros, convidou para um almoço e recebeu em seu gabinete Sérgio Sá, lobista da Gautama preso na Operação Navalha. Nas conversas, Sá também comemora a indicação de apadrinhados de Renan e do senador José Sarney para a diretoria da Eletrobrás. Claro que existe explicação também para isso e claro que amanhã aparece uma nova notícia, o que não quer dizer que Renan e Sarney estejam no fio da navalha.
10-Do jeito que o diabo gosta:
A ministra Eliana Calmon do STJ revogou ontem à noite o segredo de justiça do inquérito que apura o esquema de fraude em licitações e obras públicas desbaratado pela Operação Navalha. Para a ministra, como os fatos já são de conhecimento público, não há porque a investigação seguir em segredo. É o pior dos mundos para políticos que ainda não haviam aparecido e ilha da fantasia para a imprensa. Aguardem. O fim de semana será espetacular.
leoladeia@hotmail.com
Laranja madura na beira da estrada...
Vou espremer essa laranjal ideia do bobaião Rui Costa. Para puxar o saco do chefe, pular da frigideira onde está e sem um argumento mais palatável p
Maldade extrema contra as mulheres
Mamografia é um exame de imagem, não invasivo, baixo custo, de R$ 60 e R$180 na rede particular, gratuito pelo SUS e auxiliar para detecção de fibro
Da série, posse do Trump: razões para a negativa
Puro suco de non-sense jurídico. Advogados de Bolsonaro por ausência de outra instância apelaram ao mesmo AMoraes que havia tomado a esmo seu passap
Da série, posse do Trump: o passaporte
Para surpresa de ninguém, o STF, manteve o passaporte do Bolsonaro na gaveta, enquanto AMoraes continua a saga para prender também o dono. O velho C