Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lúcio Flávio Pinto

2,5 mil milionários deixam o País


2,5 mil milionários deixam o País - Gente de Opinião

O Brasil é um dos países que mais perdeu milionários neste ano. Foram 2,5 mil, que migraram para outros países, colocando o Brasil no 6º lugar no ranking mundial, segundo levantamento da plataforma de descontos CupomValido.com.br, com dados da Statista e Henley Global sobre a imigração de milionários no mundo. O fluxo de migração de milionários entre países, é um excelente barômetro para medir a saúde de uma economia.

“Por possuir extrema mobilidade, os indivíduos com este nível de patrimônio conseguem escolher os melhores países, e imigrar com maior facilidade. O baixo nível de criminalidade, impostos competitivos, oportunidade de atrair negócios e robustez econômica, são alguns dos fatores para a escolha de um país”, observa o estudo.

No entanto, ele não fornece informações sobre o total de milionários no Brasil e nos demais países, o que permitiria medir a dimensão da perda – se é que realmente trata-se de perda; 2,5 mil milionários deixando o país é um número significativo em si mesmo. Relativizado, permitiria medir melhor o grau de desigualdade social e econômica no país. Ainda mais se fosse fornecido o valor do patrimônio que transferiram.

Reproduzo a síntese do estudo.

___________________

Os países que mais ganham milionários

Os Emirados Árabes Unidos, é o país que mais atraí milionários no mundo. Antes da pandemia, o país atraia uma média de 1.000 milionários por ano. Porém, neste ano de 2022, o país atrair aproximadamente 4.000 milionários.

Alguns dos principais fatores que fazem com que os indivíduos se mudam para os Emirados Árabes Unidos, são: forte economia, desconto nos impostos, mercado crescente em vários importantes setores, como o imobiliário, petrolífero e turístico.

Em segundo lugar, está a Austrália, com um aumento de 3.500 milionário no ano. Um fator de destaque que atraí muitos milionários para a Austrália, é o sistema de saúde de primeira classe.

Por fim, Singapura fica em terceiro lugar, com um fluxo positivo de 2.800 milionários, e se destaca como o país da Ásia que mais atrai milionários.

Os que mais perdem

Com o temor das consequências da guerra, a Rússia é o país que perde milionários em 2022. O país tem uma perda de -15.000 milionários, o que representa uma queda de 15% do total de milionários no país.

A China e a Índia ficam em segundo e terceiro lugar, com uma perda de -10.000 e -8.000 milionários, respectivamente. Pelas diversas ondas de protestos, Hong Kong fica em quarto lugar, com uma perda de -3.000 milionários.

A Ucrânia fica em quinto lugar, com uma perda de -2.800 milionário, o que representa uma queda bem significativa de -42% do total de milionários no país.

Logo após a Ucrânia, está o Brasil, com uma perda de -2.500 milionários em 2022. Este valor representa uma queda de -2% do total de milionários no país. Os principais países destinos dos brasileiros milionários são Estados Unidos e a Europa (especialmente Portugal).

Fonte: StatistaCupomValido.com.brHenley Global

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Albrás é a maior consumidora de energia elétrica do País

Albrás é a maior consumidora de energia elétrica do País

A Albras, a fábrica de alumínio da multinacional norueguesa Norsk Hydro, instalada em Barcarena, é a maior consumidora de energia do Brasil. Sua carga

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

Lendo o seu artigo Carajás:  enclave no Pará, me veio em mente uma experiência que fiz com a Jari, quando trabalhava como economista, no fim dos anos

Por que não proteger as castanheiras?

Por que não proteger as castanheiras?

A PA-230, rodovia estadual paraense que liga os municípios de Uruará, na Transamazônica, a Santarém, situada no local de convergência do rio Tapajós c

Amazônia na pauta do mundo

Amazônia na pauta do mundo

Publico a seguir a entrevista que Edyr Augusto Proença (foto) concedeu à revista digital Amazônia Latitude, iniciando uma série de entrevistas com esc

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)