Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lúcio Flávio Pinto

Que Brasil você quer? Por Lúcio Flávio Pinto


Que Brasil você quer? Por Lúcio Flávio Pinto - Gente de Opinião

De manhã, duas moças do interior do Paraná apontavam para uma bela plantação de milho e se queixavam dos que, passando pela estrada, roubam o cereal.

"Quem rouba um milho não pode se queixar de quem rouba um milhão", ironizaram com bom humor, tocando num ponto sensível no qual deveriam se encontrar a moralidade pública e a moral privada. Ao invés de se fundirem, elas colidem e se excluem.

Um cidadão não pode condenar um político corrupto se, além de lhe ter dado o voto de acesso a um cargo de representação popular, o próprio eleitor faz a sua corrupção doméstica. Se corruptos dominam a política brasileira é porque uma maioria corruptos os elegeram.

Agora à noite, duas moças de Itinga do Maranhão, com uma aparência bem distinta das duas paranaenses bem nutridas, se queixam da falta de água potável desde que um poço artesiano foi fechado. No lugar do frondoso milharal, um rio barrento e sujo, no qual estão imersas com sua magreza e seu sofrimento, numa terra que já deu presidente da república (ao contrário do vizinho Pará), continuando a piorar.

São cenas do projeto da TV Globo de depoimentos de brasileiros de todos os quadrantes deste imenso Brasil sobre o país que eles querem - e que não é o país no qual vivem.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Albrás é a maior consumidora de energia elétrica do País

Albrás é a maior consumidora de energia elétrica do País

A Albras, a fábrica de alumínio da multinacional norueguesa Norsk Hydro, instalada em Barcarena, é a maior consumidora de energia do Brasil. Sua carga

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

Lendo o seu artigo Carajás:  enclave no Pará, me veio em mente uma experiência que fiz com a Jari, quando trabalhava como economista, no fim dos anos

Por que não proteger as castanheiras?

Por que não proteger as castanheiras?

A PA-230, rodovia estadual paraense que liga os municípios de Uruará, na Transamazônica, a Santarém, situada no local de convergência do rio Tapajós c

Amazônia na pauta do mundo

Amazônia na pauta do mundo

Publico a seguir a entrevista que Edyr Augusto Proença (foto) concedeu à revista digital Amazônia Latitude, iniciando uma série de entrevistas com esc

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)